- Mariana
Aulão da EOTM atrai turistas e moradores
Demonstrações práticas de cantaria, carpintaria, forjaria, pintura e pedreira da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana movimentaram a Praça da Sé.
A manhã do último sábado (29), foi marcada pelo aulão da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (EOTM) na Praça da Sé. O evento teve como objetivo mostrar os diferentes saberes que são ensinados na escola. De maneira participativa, o público pôde aprender mais sobre cantaria, carpintaria, forjaria, pintura e pedreira. O aulão foi uma maneira de divulgar os cinco cursos da EOTM, que estão com inscrições abertas.
*** Continua depois da publicidade ***
Aulão EOTM
Um público significativo já preenchia a Praça da Sé logo na primeira hora do aulão. Adultos, crianças, moradores e turistas passeavam pelos ofícios participando das atividades com curiosidade e atenção. Como a visitante de Contagem-MG, Maria Cristina Alves Fontes, que teve a oportunidade de conhecer a EOTM e se aventurar na pintura:
“Eu achei muito boa [essa ideia] no sentido de dar oportunidade para as pessoas se expressarem, porque é isso que é a arte, né? A expressão do que a gente vê, entende, externaliza e de forma muito organizada, de forma muito construtiva, com os orientadores, professores e mestres. Então, eu acho que iniciativas assim tem que ter com mais frequência”, afirmou a turista.
Ver Mais publicações da Edioria Cultura
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana
Minas lança rotas do Queijo da Canastra e do Serro no Festuris
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
É a primeira vez que a Escola realiza um aulão, porém, segundo a coordenadora operacional da EOTM, Luciana Lamounier, o desejo é antigo:
“A Escola funciona desde 2019 e era um grande sonho da gente levar a escola para a rua, para mostrar para as pessoas o nosso trabalho, para os turistas, para as pessoas da cidade. Hoje, a gente ‘tá’ fazendo uma coisa muito legal que é a primeira vez que a gente ‘tá’ trazendo todos os ofícios para a rua e mostrando para todo mundo, como é feito e como é o nosso trabalho lá na escola”, explica a coordenadora.
Para a professora de carpintaria, Rita Andrade, o aulão é uma oportunidade de demonstrar as habilidades e técnicas ensinadas no curso. Além de poder participar e aprender mais sobre o ofício ativamente, materiais diversos de carpintaria produzidos na EOTM estavam expostos para os interessados.
*** Continua depois da publicidade ***
Além de visitantes e professores, alunos dos cursos também estiveram presentes, auxiliando nas atividades, como foi o caso do Carlos Alberto, morador de Ouro Preto, que está terminando o curso de Forjaria, o seu primeiro na EOTM. “Nós temos muitas peças para serem resgatadas aqui em Ouro Preto e Mariana, que são cidades que só de você olhar você percebe um monte de peças de forjaria. Então, é um curso muito interessante e o metal hoje você já compra praticamente nas medidas, então é só trabalhar”, explicou o aluno de forjaria.
Sobre a EOTM
Os cinco cursos da EOTM – cantaria, carpintaria, forjaria, pintura e pedreira-mulheres na construção – estão com inscrições abertas até o dia 5 de julho. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição para o segundo semestre letivo de 2024. As aulas começam no dia 13 de agosto e vão até 12 de dezembro.
As aulas presenciais acontecem de terça a quinta-feira (com sextas e sábados letivos previamente combinados), das 18h30 às 22h, na Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, situada à Rua Cônego Amando, n° 278, Bairro Chácara, em Mariana. Além das aulas teóricas e práticas de cada ofício, os estudantes matriculados participam também de atividades nas áreas de Educação, Cultura e Sustentabilidade.
Cursos oferecidos neste semestre:
- Cantaria (Escultura em Pedra Sabão) – Módulo I
- Carpintaria – Módulo I
- Forjaria – Módulo II (para quem já fez o Módulo I ou tem experiência em forjar o ferro)
- Pedreira – Mulheres na Construção
- Pintura – Minicursos independentes