- Mariana
Celebração dos 313 anos da Câmara Municipal de Mariana
A data foi comemorada com a entrega do Título de Cidadania Honorária, Diploma de Honra ao Mérito Legislativo e a Menção Honrosa Capitão Mor-Pedro Frazão de Brito.
A Casa Legislativa mais antiga do Estado de Minas Gerais completou 313 anos na última quinta-feira (4). Para a celebração, a Câmara Municipal de Mariana realizou a entrega do Título de Cidadania Honorária, Diploma de Honra ao Mérito Legislativo e a Menção Honrosa Capitão Mor-Pedro Frazão de Brito. Vereadores, membros do Executivo Municipal, homenageados e familiares estiveram presentes no clube Marianense, onde as festividades ocorreram.
*** Continua depois da publicidade ***
Entrega dos títulos
O título de Cidadania Honorária é concedido àqueles que contribuem para o desenvolvimento de Mariana, mas não são nascidos no município. Entre os agraciados, Izabel Azevedo comemorou a honraria pelo seu trabalho nas relações governamentais pela Vale e pela condução da celebração da primeira parceria institucional entre a mineradora e a Câmara que resultou no lançamento do livro Restauro e História do Prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana.
“Sinto-me imensamente honrada e feliz por estar aqui junto aos homenageados desta noite, recebendo o título de cidadania honorária especial de Mariana. Foi grande a surpresa e alegria que nos acometeu ao sermos contemplados por tal honraria”, declarouu a homenageada.
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ver Mais publicações da Editoria Política
Novos vereadores: conheça Ítalo de Majelinha
Candidatas recebem só 12% dos votos para a Câmara de Mariana
Por que Mariana não elegeu nenhuma mulher como vereadora?
O Diploma do Mérito Legislativo é uma outra modalidade de reconhecimento a personalidades que se destacaram pelo seu trabalho em nome da cidade. Entre eles, Geraldo Venâncio da Trindade, marianense do distrito de Passagem, falou em nome dos agraciados e relembrou sua trajetória de luta e trabalho profissional, destacando a família como sua maior conquista. Casado com Maria do Rosário e com seis filhos, Geraldo contou a história da formação da sua família e os segredos para um matrimônio feliz e duradouro no livro “O amor existe? Depende”.
“Eu estou muito feliz em fazer parte deste grupo, porque a nossa história de vida deve ter muita semelhança, muita luta, muita batalha vencida e outras perdidas. Mas, sempre com muita dignidade. Por isso, pelo nosso trabalho profissional, estamos aqui sendo agraciados com esta magnífica homenagem, neste dia tão especial”, comemorou Geraldo.
*** Continua depois da publicidade ***
A Menção Honrosa Capitão Mor-Pedro Frazão de Brito que contemplou o ex-vereador Paulo Roberto Gonçalves, refere-se ao nome do primeiro presidente eleito da Câmara da então Vila Nossa Senhora do Carmo, após a elevação da categoria de Arraial à Vila, em 8 de abril de 1711.
313 anos
Coube ao vereador Ronaldo Bento a distinção de discursar em nome da edilidade marianense, em comemoração aos 313 anos da Primaz de Minas: “Hoje, neste evento dos 313 anos da Câmara Municipal de Mariana, destacamos a relevância da nossa história e de todos nós aqui presentes, que fazemos parte dessa história, e temos a responsabilidade de continuá-la com responsabilidade e sabedoria”, destacou o vereador do PSDB.