Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

PT, PV, PcdoB e Novo decidem apoiar Juliano Duarte

Convenções realizadas sábado também definiram candidatos e candidatas à Câmara Municipal

A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PcdoB, em conjunto, lançou chapa com 16 nomes concorrendo à Câmara Municipal e aprovou apoio a Juliano Duarte
A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PcdoB, em conjunto, lançou chapa com 16 nomes concorrendo à Câmara Municipal – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A manhã do último sábado (27) foi marcada por convenções que começaram a definir o quadro eleitoral em Mariana. Na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Ferroviário, o Avante e a Federação Brasil da Esperança definiram nomes e números para seus respectivos candidatos e candidatas à Câmara Municipal, enquanto o Novo realizou seu encontro na sede social do Guarany. PT, PV, PCdoB e Avante, que apoiaram a candidatura de Celso Cota em 2020 e integravam a base governista desde agosto do ano passado, receberam a visita do então pré-candidato Juliano Duarte, enquanto o Novo condicionou seu apoio à manutenção da aliança já anunciada do PSB, partido do pré-candidato, com Podemos, PL, Republicanos, Solidariedade e União Brasil.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Avante pode ir de Celso, em 2020, para Juliano Duarte, este ano

O Avante vem com chapa completa de candidatos e candidatas à Câmara Municipal
O Avante vem com chapa completa de candidatos e candidatas à Câmara Municipal – Foto: Divulgação/Avante

Na eleição de 2020, o partido Avante integrou a coligação Avança Mariana!, em apoio à candidatura de Celso Cota, à época filiado ao MDB, juntamente com o PL, PT e PV, conseguindo ocupar duas cadeiras no Legislativo, com Ediraldo Ramos e Maurício da Saúde.

Com o impedimento da posse do candidato eleito, os vereadores do Avante aderiram à candidatura de Juliano Duarte à Presidência da Câmara, atuando como base de apoio ao seu governo interino. Até agosto de 2023, quando Celso Cota conseguiu tomar posse, o partido, de maneira informal, apoiou os prefeitos interinos, chegando a integrar a equipe do governo, com a nomeação de Alessandra Costa para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mariana.

Em abril, os dois vereadores se desvincularam do partido: Ediraldo foi para o PSD e Maurício para o PSDB, atraído para o chamado “chapão”, montado por Celso Cota. O partido permaneceu na base de governo, mas avalia o apoio a Juliano Duarte em função da desistência tomada por Cota, abandonando a possibilidade de concorrer à reeleição e da dificuldade do prefeito em unificar seu grupo político em torno de uma candidatura oficial.

A convenção deixou a ata em aberto, permitindo que a direção do partido defina a situação até o final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Ver mais reportagens da Editoria Política

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Federação pode vir a integrar a chapa de Juliano Duarte

Juliano Duarte ressaltou que nome para vice em sua chapa não seria anunciado na convenção da coligação que o PSD está construindo com mais cinco partidos
Juliano Duarte ressaltou que nome para vice em sua chapa não seria anunciado na convenção da coligação que o PSD está construindo com mais cinco partidos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Quando Celso Cota anunciou sua pré-candidatura, esperava-se que fosse confirmada a dobradinha com o PT, estabelecida na chapa que concorreu em 2020, com a candidatura de Cristiano Vilas Boas a vice-prefeito. Os últimos acontecimentos, como a desistência do atual prefeito e a não indicação de uma candidatura oficial, levaram a Federação Brasil da esperança a se aproximar de Juliano Duarte.

De acordo com o pessebista, essas conversas vêm acontecendo há algum tempo, e é natural que isso aconteça, tanto em termos da eleição, quanto da governabilidade, encerrando o atual ciclo de instabilidade política. Em seu pronunciamento na convenção de sábado, Juliano ressaltou a importância dessas discussões de apoio, informando que a convenção do PSB, em conjunto com o Podemos, PL, Republicanos, Solidariedade e União Brasil, não seria o momento de anúncio do nome do candidato a vice-prefeito, mencionando que nomes de integrantes dos partidos da federação haviam sido levados para sua consideração. De acordo com o pré-candidato, o anúncio vai ser feito mais tarde, já que existe a possibilidade de fazer isso até 05 de agosto.

Com a deliberação da convenção, foi aprovado o apoio à candidatura de Juliano Duarte, e aprovadas as listas de candidatos e candidatas à Câmara pelo PT, PV e PcdoB.

Como trata-se de uma federação, esses partidos podem indicar, em conjunto 16 candidatos e candidatas. Em função disso, foi feita uma divisão, cabendo ao PcdoB a indicação de três nomes, seis ao PV e sete ao PT. Entretanto, foram aprovados oito nomes do PT, em função da eventual escolha de Cristiano Vilas Boas para compor a chapa com Juliano Duarte, abrindo a possibilidade de Cristiano concorrer à vereança, em caso contrário, com a definição da lista final cabendo à direção municipal do partido.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Apoio do Novo a Juliano Duarte é condicional

A expectativa é que o Partido Novo alcance 650 municípios em todo país este ano
A expectativa é que o Partido Novo alcance 650 municípios em todo país este ano - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

No sábado (27) também aconteceu a convenção do Partido Novo, quando foram apresentados 13 nomes de pré-candidatos a vereadores, entre eles, Ricardo Miranda, eleito vereador em 2020. Segundo o vice-presidente do partido, Elyson Godoy Coelho, um dos objetivos é conquistar mais uma cadeira na Câmara para o Novo.

O atual vereador, Ricardo Miranda, falou sobre a necessidade de diálogo no cenário político de Mariana. “Muitas vezes, nós temos que sair do cenário nacional, das ideologias nacionais e olhar para nossa realidade municipal. Porque é muito dinâmico, a gente vê como é a questão de como ocorre tudo muito rápido, muito propositivo e, muitas vezes, de formas individualistas. Nós temos que olhar isso como um todo”, afirmou.

O partido discutiu e aprovou o apoio ao pré-candidato a prefeito e atual vereador, Juliano Duarte, com a ressalva de que ele siga com a coligação atual com os partidos: PSB, Podemos, PL, Republicanos, Solidariedade e União Brasil. Isso porque, de acordo com uma diretriz nacional do Novo, o partido não pode fazer coligação com partidos integrantes da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e da Federação PSOL REDE.

Presente na convenção, Juliano Duarte falou sobre as recentes conversas com outros partidos, entre eles os mencionados na diretriz nacional, destacando que não tem inimigos políticos e está aberto a conversar com todos os partidos:

“Aonde eu for convidado, eu vou estar, porque eu não tenho inimigo político, eu quero deixar isso bem claro. Ainda mais quando você vai disputar uma eleição majoritária como pré-candidato a prefeito. Eu sei da diretriz partidária do Novo, como de outros partidos também, mas as conversões vão ocorrer, né? E é natural que possa acontecer alguma divergência”, declarou.

Juliano Duarte ressaltou que, por não ter inimigos políticos, está aberto a conversar com todos os partidos
Juliano Duarte ressaltou que, por não ter inimigos políticos, está aberto a conversar com todos os partidos – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Wevillyn Libanio, presidente do Novo em Mariana, falou sobre as expectativas com as eleições municipais de 2024. “O trabalho é longo, a gente ‘tá’ iniciando esse trabalho, ao longo do tempo o partido foi tomando corpo. Política não é fácil, não é fácil trabalhar com ela porque você trabalha com pessoas que têm ideias diferentes e a gente tem que buscar o melhor. Eu agradeço a cada um de vocês que está aqui fazendo parte disso e é a mudança, é um Novo que está se apresentando para nossa cidade”.

Banner Anuncie aqui, versão