- Mariana e Ouro Preto
Rádio UFOP Mariana muda frequência e amplia alcance
A emissora passa agora a ser transmitida na sintonia 97,7 MHz FM, sendo ouvida também nas zonas rurais das cidades de Mariana e Ouro Preto.
Nesta quarta-feira (14), às 14h, aconteceu a solenidade oficializando e celebrando a troca de frequência da Rádio UFOP de Mariana. O evento aconteceu na Hemeroteca do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) e marcou a mudança da frequência de 103,5 MHz Fm para 97,7 MHZ Fm, podendo agora ser ouvida nas zonas rurais das cidades de Ouro Preto e Mariana. A rádio já estava operando desde 2020 com a primeira antena instalada no Icsa, em 2021, o local de transmissão mudou para o Pico da Cartuxa para ampliar o sinal e mudar de frequência.
*** Continua depois da publicidade ***
Rádio UFOP Mariana
Chico Daher, diretor de Comunicação Institucional da UFOP, contou que desde a concepção da Rádio Ufop em 2012, até sua instalação, em 2020, o projeto foi fruto de uma ação coletiva: Essa mudança foi estratégica porque nos abre portas para, em menor janela de tempo, buscarmos novos aumentos de potência permitidos para a classe B, ampliando o espaço para que a comunicação público-educativa chegue a um número cada vez maior de pessoas. Ele destacou ambém as parcerias estabelecidas com a Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a finalização dos ajustes técnicos e operacionais desse processo, o que possibilitou a instalação da antena e do novo link.
Ver Mais publicações da Editoria Cidades
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Comunidade de Botafogo pede ajuda contra sete mineradoras
Ouro Preto recebe Congresso Mundial do ICOMOS
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Segundo o coordenador da Central de Comunicação Público-Educativa (CCPE), Marco Antônio do Nascimento, o serviço administrativo contratou pelo menos três empresas para a execução de dois serviços: aumento da potência de transmissores e licenciamento do sistema irradiante. Essa contratação foi necessária pois a Universidade não possui servidores legalmente habilitados para efetuar o serviço. “Todo o procedimento envolveu também o pagamento de diversas taxas emitidas pela ANATEL e pelo ECAD, a fim de regularizar a emissora junto a esses órgãos reguladores”, concluiu.
Além da nova frequência, a rádio pode ser ouvida também nos dispositivos da assistente virtual Alexa e na Eduplay, no Spotify, no site da Rádio e na plataforma de conteúdo audiovisual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Solenelidade Rádio UFOP Mariana
Durante a solenidade realizou-se uma mesa de debate com o tema “Comunicação Pública e Democracia”, organizada pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), com a participação da professora Maíra Bittencourt, diretora geral da EBC, e do assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SPDigi/Secom-PR), Otávio Penna Pieranti. A mesa foi mediada por Luana Viana, chefe da Divisão de Rádio da UFOP e membro do PPGCom.
Luana Viana falou sobre a importãncia dessa conquista para a comunidade acadêmica “Primeiro que, a gente enquanto comunidade acadêmica. consegue ter um alcance das nossas produções. Então, a gente consegue divulgar para mais pessoas, para mais regiões, tudo que é desenvolvido dentro da Universidade e que interessa essas pessoas, como projetos de extensão e resultados de projetos de pesquisa. A emissora serve ainda como um laboratório para os nossos estudantes em que eles conseguem praticar aquelas coisas que vêem em sala de aula. (…) Esse aumento de potência vai permitir que o nosso sinal chegue aos outros distritos de Mariana e Ouro Preto que atualmente não chegam. Então é isso, levar informação de qualidade para pessoas que não têm hoje acesso a esse conteúdo produzido pela Rádio UFOP”
Fonte: UFOP