Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Verba mollia et efficacia

Insira o subtítulo

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Fachada do STF Brasília

Ouça o áudio de "Verba mollia et efficacia, do colunista Alexandre Amorim:

7 de setembro. Onde você estava no dia 7 de setembro? Onde você estava quando ouviu a notícia pela primeira vez?

Alexandre de Moraes e o STF caíram, senhoras e senhores. Nós testemunhamos com nossos próprios olhos o evento mais importante no Brasil em décadas. Hoje, 7 de setembro, foi anunciado que o Supremo Tribunal Federal e seu juiz mais em evidência, sofreram processo de impeachment e foram retirados de seus cargos.

Os meios de comunicação tradicionais, ao defenderem o STF e seu ignominioso juiz, destruíram sua credibilidade e revelaram uma falha gritante do Sistema – Como confiar em uma empresa que lhe diz que o céu não é azul? Não podemos, se é que ainda o fazíamos, confiar nessas grandes empresas.

A queda do STF não é motivo de celebração. Não podemos nos dar ao luxo de nos tornar uma cultura que dança sem o direcionamento legal ordeiro e comprometido com as leis e muito menos podemos dançar sobre tudo o que está sendo destruído, durante toda a sua existência, com a interpretação de leis durante dezenas de anos, ajustando-se à realidade brasileira – mas também existe razão para comemorar o sepultamento de uma série macabra de injustiças, censura, sexismo e prejuízos. Anos de perseguição, violação, prisões e morte em prol de um projeto macabro e perverso de poder.

A todos meus conterrâneos brasileiros que fizeram suas vozes serem ouvidas, em todas as plataformas possíveis, desde a rua nua e crua até as sofisticadas redes sociais, em suas formas mais variadas, eu estou orgulhoso de vocês. Imploro, no entanto, que não se deleitem com o fracasso de toda uma perspectiva ideológica ou política. O caminho para um amanhã melhor não pode ser percorrido derrubando uns aos outros, mas ajudando uns aos outros quando tropeçamos. Seja lá qual a sua perspectiva política ou mesmo ideologia, somos todos brasileiros e partilhamos desta terra suas chagas e seus tesouros.

Aos indivíduos que de qualquer forma possível, fortaleceram a voz do seu povo, seus compatriotas brasileiros, eu estou realmente orgulhoso de vocês. Aos jornalistas com verdadeira integridade, que pesquisaram e trouxeram à tona o comportamento grotesco é inaceitável daqueles que se disfarçaram de democratas e ordeiros, eu estou orgulhoso de vocês.

O STF se tornou um tirano. Um dragão que busca poder a qualquer custo. A todos que, em prejuízo direto à própria vida e à própria liberdade, mantiveram sua posição e fizeram suas vozes serem ouvidas, que se uniram de todas as partes do mundo, vocês se tornaram a legítima e poderosa Lança de São Jorge. Todos que trouxeram à luz a verdade sobre a situação à medida que ela se desenrolava, vocês se tornaram a lâmina da poderosa lança que perfurou incuravelmente o coração do Dragão.

Existe uma filosofia que qualquer um pode perceber ao observar o mundo ao seu redor:

Não há nada que as pessoas amam mais do que ver um tirano cair.

POR ANOS políticos e jornalistas, criadores de conteúdo e pessoas ordinárias, talentosas, habilidosas e merecedoras foram discriminados, perseguidos, presos, censurados, TRAÍDOS e até mortos.

Em vez das suas vozes serem ouvidas com base em suas habilidades ou qualificações, com base em sua perspectiva ou sofrimento, elas foram caladas e as vozes suaves que predicam sobre tolerância, paciência e DEMOCRACIA se mostraram falsas e pecaminosamente tendenciosas – se mostraram parciais e corruptas, no silêncio da omissão das casas parlamentares, foram sepultados, por alguns milhares de reais, os direitos legais de MILHÕES de brasileiros. Sem contar as dezenas de estrangeiros que sofreram todo o tipo de perseguição possível.

Sem contar com o Sr. Elon Musk, o ímpar bilionário, cuja fortuna pode ser mensurada por volta de 241,7 bilhões, que sofreu sequestros arbitrários de recursos de suas empresas no Brasil, sem qualquer embasamento legal. Graças à coragem e também ao simples entendimento que Musk NÃO PRECISA se preocupar com a maldade que emana do poder jurídico brasileiro de forma alguma, o problema extrapolou enormemente qualquer capacidade existente no planeta inteiro em esconder a terrível realidade brasileira atual: a de que é, ipsis literis, uma ditadura.

O governo como um todo se curvou a uma ideologia nefasta, sendo infestada de pessoas que não se importam de forma alguma em fazer um bom governo, que nem mesmo ENTENDEM o que é um bom governo e que NÃO SE IMPORTAM com o que realmente importa: O POVO.

Diversidade, Inclusão, Equidade.

E é importante dizer: essas coisas importam.

São extremamente importantes para que tenham sido colocadas nas mãos de pessoas que carecem de maturidade, autoconsciência e o entendimento de responsabilidade social para fazer acontecer ganhos profundos e reais corretamente. E o mesmo pode ser dito absolutamente sobre a Democracia Brasileira, suas leis e seu compromisso com a liberdade de seu povo.

Esses extremistas radicalizados que estão focados em seus próprios interesses e egos não percebem a extensão do dano que causaram à nossa cultura e à nossa sociedade.

Nunca antes, nas últimas décadas houve um ódio, medo e ressentimento tão grandes, tão obviamente perceptíveis e evidentes em relação aos poderes brasileiros estabelecidos e que foram solapados de seu respaldo e respeito, aos quais tais grupos extremistas radicalizados (e que se encontram nas mais variadas posições de poder) acreditam piamente estarem auxiliando ou melhorando, assim como utilizam das bandeiras de grupos minoritários, que eles também acreditam estar empoderando para realizarem uma inescrupulosa perseguição a grupos imensos e colocando-os inteiramente na marginalidade como vilões e colocando um ALVO em suas costas.

E isso aconteceu por causa da implementação incompetente da suposta diversidade na mídia tradicional.

Não podemos, de forma alguma, permitir uma involução para a época em que o ódio e o medo governaram nossos corações e mentes. Somos livres brasileiros! Nenhum tirano, interno ou externo mudará isto.

Estaremos sendo desafiados, brasileiros, a mostrar nosso apreço pela liberdade que nosso hino entoa tão corajosamente? Ou seremos a razão pela qual nossos antepassados olharam com vergonha imperecível pelas mortes desperdiçadas durante os anos de existência de nossa pátria?

NÃO! Não mais.

Aos aproveitadores ladinos e covardes que recebem milhões de dólares para produzir este caos, ao custo do sofrimento, sangue e liberdade de meus irmãos e irmãs, pais e filhos, para vilipendiar a gigante ideia deste país e da imortalidade deste povo, para massagear seus egos patéticos, ao invés de servir ao povo, eu digo sem medo:

NÃO MAIS.

Aos tiranos envergando suas capas pretas, escondendo esqueletos frágeis e mentes corruptas e vis e que financiam com ações absurdas este movimento radicalizado, transformando nossa una nação em um emaranhado caótico de brigas e disputas, deixando nossa nação cada vez mais vulnerável a ser cooptada por poderes ocultos e internacionais perversos que só desejam o sofrimento de nosso povo e a violação de nossa terra e nação:

NÃO MAIS. NUNCA MAIS.

Aos canalhas que ousam a chamar os patriotas corajosos e abnegados de seu próprio bem-estar e condição para bradar os abusos que acontecem aqui de aberrações, de gado, de “fascistas” eu digo:

NÃO MAIS.

Regozijam-se e celebrem, meus compatriotas, pois hoje nós todos fizemos história.

Hoje, jaz aos vossos pés, um tirano.

E que isto seja um aviso para todos os poderes covardes que se escondem nas sombras, confiando na corrupção da lisura de nosso povo e de nossa incansável paixão pela liberdade: o equilíbrio do poder mudou.

NÃO EXISTE nenhuma quantia de dinheiro que vocês possam gastar para cooptar nossa força imparável e coragem resoluta. Seu propósito errado, suas igualmente erradas ações e suas intenções terríveis e lamentavelmente equivocadas irão bater como ondas em nossa audácia pétrea, causando nenhum dos efeitos esperados, senão o de nos tornar mais fortes, mais corajosos e mais audazes do que jamais fomos.

O equilíbrio do poder mudou de uma forma que vocês não podem controlar.

Nosso povo tem VOZ. Tem PODER. E somos LIVRES de vocês e de sua vontade abjeta.

7 de setembro.

Lembrem-se disto para todo o sempre. Escutem seu brado retumbar por todo mundo:

HOJE é o dia em que retomamos nosso BRASIL.

Hoje é o dia em que dizemos BASTA para a impunidade.

A qualquer tirano ou criminoso que ouse chamar meu povo de fraco ou covarde, faça isto por sua própria conta e risco, pois jamais novamente meu povo ficará paralisado ou dormindo enquanto os canalhas e corruptos subtraem nossa nação do que existe de melhor em nós:

nossa CORAGEM e nossa UNIÃO.

Nenhum brasileiro jamais ficará calado enquanto qualquer um de vocês ousar a diminuir o meu povo.

NUNCA MAIS.

Por último, ao Senado Brasileiro: um POUCO de respeito foi ganho. Um pouco de respeito e confiança foi restaurado ao ofertar suas vozes pelo fim desta covardia sem precedentes aos seus iguais – esta foi a melhor das ações que vocês poderiam ter tomado, sob o risco de ter sob vossas cabeças, o preço do sangue que teria que ser pago para que, pela justa força das armas, nossa liberdade fosse restaurada e não se enganem, isto estava perigosamente próximo de ocorrer.

Este texto foi escrito no dia 5 de setembro de 2024 e, pode ou não acontecer.

Pode ser ou não, somente uma obra de ficção, pois pode me provar errado e absolutamente equivocado, quando aposto temerosamente minha confiança no povo brasileiro e sua reação face a tamanha injustiça e corrupção dos poderes instaurados no Brasil.

Talvez eu esteja tomando uma estrada que seja ameaçadora para mim e minha família. Talvez eu seja prejudicado por pensar e falar.

E quem imaginaria isso no Brasil? E quem iria imaginar que expor este receio é a comprovação mais ululantemente estridente de que tudo que escrevi tem o seu porquê de ser?

Este é, felizmente, um caminho ao qual sou impelido a tomar. Graças à educação e valores que recebi de meus pais, dos valores e ensinamentos que devo honrar para minha filha, ensinando a ela que um Homem precisa saber se comprometer com as causas que lhe são verdadeiramente justas e legitimamente grandes e decisivas. De que um homem precisa saber, antes de mais nada, que ter coragem em um momento de fraqueza e vacilação de seus pares é uma decisão crítica e que precisa ser tomada por quem tem força e garra. E são esses os valores que ela precisa buscar quando finalmente desejar ter para si, uma família.

É, felizmente, o caminho que cresci para tomar e o faço desnudo de medo ou receio. Faço-o legitimamente e completamente.

Se tal caminho leva aos louros de uma boa luta vencida, que seja.

Se tal caminho apresentará seus espinhos, espadas, porretes e lanças, pouco ao meu mundo muda, sempre lutei e sei que sempre irei lutar. Ao menos agora, eu SEI quem é meu inimigo transparentemente. E sei de suas fraquezas, falta de moral e absoluta perversidade. Eu JAMAIS estaria ao seu lado, de qualquer forma.

Então, que seja feita a vontade do Altíssimo e que ele uma vez mais, volte sua face pacífica e sua mão justa, para que possamos todos nós, sairmos fortalecidos e comprometidos com um país melhor e mais justo, para nossos filhos e netos, enquanto passamos finalmente esta página cheia de vergonha, para nossa história de tal forma esclarecida, investigada e exposta para que nada da sorte volte a acontecer em nossas belas e pacíficas terras.

NUNCA MAIS.

Picture of Alexandre Amorim
Alexandre Amorim é mineiro, pai e defensor da utilização de novas tecnologias em prol da liberdade, educação e desenvolvimento cultural da comunidade de Mariana. Estudante perpétuo, é orgulhosamente um bibliotecário e acredita no impacto positivo da leitura para o futuro.
***

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Banner Anuncie aqui, versão 2
Veja mais publicações de Alexandre Amorim