Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Gastroenterite adia jogo de futsal entre América e Cruzeiro

Válida pelo campeonato metropolitano, a partida seria realizada no sábado (14)

Depois de empate no 1º turno, o jogo entre América e Cruzeiro foi adiado devido a um surto de gastroenterite
Na partida válida pelo primeiro turno, realizada em Mariana, Cruzeiro e América empataram em 4 a 4 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O Campeonato Metropolitano, promovido pela Federação Mineira de Futsal (FMFs) está chegando ao final de sua fase de classificação, disputada por seis equipes, faltando a realização de apenas três partidas. Uma delas, marcada para o último sábado (14), foi adiada na véspera, devido a um surto de gastroenterite viral que afetou 20 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica do Cruzeiro Futsal.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Surto de gastroenterite viral

Menos de 24h antes da realização da partida, válida pelo segundo turno do Campeonato Metropolitano, a Federação Mineira de Futsal publicou a Nota Oficial nº 37/2024, na qual anunciou o adiamento, com data a definir, da partida entre o América e o Cruzeiro, inicialmente agendada para as 10h do último sábado (14), no Sesc Contagem.

Embora a nota oficial não incluísse nenhum detalhe sobre os motivos do adiamento, em postagem no Instagram, na sexta-feira (13) o América informou ter recebido notificação da Federação Mineira de Futsal a respeito do assunto, manifestando sua solidariedade em função do ocorrido.

Na tarde de hoje, com menos de 24 horas para a realização do jogo, recebemos da FMFs a nota oficial adiando a partida entre América Futsal x Cruzeiro pelo Campeonato Metropolitano. O Cruzeiro Esporte Clube apresentou atestados médicos de 13 atletas com um quadro de virose e solicitou a FMFs o adiamento da partida. O América presta solidariedade aos atletas e deseja plena recuperação diante do quadro apresentado. A nova data da partida será divulgada na próxima semana”, dizia o comunicado do América.

Em nota encaminhada à Agência Primaz, ainda na sexta-feira (13), o Cruzeiro informou o adiamento, afirmando que “um surto de gastroenterite viral afetou 20 atletas e membros da comissão técnica do clube”, o que exigiu que todos os atletas e membros da comissão fossem afastados para receber tratamento médico especializado.

O departamento de saúde do clube está trabalhando diligentemente para fornecer todo o suporte necessário e acelerar o processo de recuperação”, afirmou a nota, acrescentando que a nova data da partida seria anunciada pela Federação Mineira de Futsal.

A Agência Primaz apurou que, nesta segunda-feira, os atletas voltaram aos treinamentos, mas dois deles ainda apresentam alguns sintomas da doença viral, permanecendo em observação.

Ver mais reportagens da Editoria Esportes

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Confrontos anteriores

Cruzeiro e América já se enfrentaram duas vezes este ano, ambas na Arena Mariana. Na abertura do Campeonato Brasileiro de Futsal, a equipe celeste venceu por 2 a 1 e, pelo primeiro turno do Campeonato Metropolitano, a partida foi emocionante e com várias alternativas, terminando em empate por 4 gols.

O surto de gastroenterite impediu provisoriamente o tira-teima entre América e Cruzeiro
No primeiro turno, com mando de campo do Cruzeiro Futsal, a partida foi marcada por tumulto que envolveu jogadores e dirigentes de ambas as equipes – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

No segundo tempo da partida, quando o América vencia por 3 a 2, o jogo foi interrompido devido a um tumulto envolvendo jogadores e dirigentes, o que exigiu a intervenção da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Campeonato Metropolitano de Futsal

Iniciado em abril, o Campeonato Metropolitano de Futsal está chegando ao final da fase de classificação, com seis equipes jogando entre si, em turno e returno. Devido a inúmeros fatores, entre os quais a disputa de outras competições por algumas equipes, há um descompasso entre os jogos disputados pelos times. Assim, tanto o Minas Tênis Clube quanto o Sete de Setembro já fizeram 10 partidas, enquanto Cruzeiro e América jogaram 8 vezes e Barroca e Prefeitura de Congonhas entraram em quadra 9 vezes.

Dessa, além da partida adiada entre América e Cruzeiro, ainda sem data informada pela FMFs, o Barroca vai receber o América nesta quinta-feira (19), e o Cruzeiro joga como mandante, contra a Prefeitura de Congonhas, na Arena Mariana, na próxima quarta-feira (25), às 20h30.

Finalizada esta fase, as quatro primeiras equipes classificadas disputam a semifinal, em jogos de ida e volta, buscando a participação na grande final e a conquista do título de 2024.

Já garantido em primeiro lugar, com 28 pontos ganhos, o Minas Tênis Clube está invicto, com 9 vitórias e um empate, 56 gols a favor e 14 contra. Na outra ponta da tabela, o Sete de Setembro, formado por jogadores sub-23 e totalmente amador, perdeu todos os jogos, sofrendo 99 gols e marcando apenas 6, e já está desclassificado, assim como o Barroca, que só pode chegar aos 12 pontos.

Em agosto, na Arena Mariana, o Cruzeiro futsal venceu o Sete de Setembro por 17 a 0, na maior goleada do Campeonato Metropolitano
Em agosto, na Arena Mariana, o Cruzeiro futsal venceu o Sete de Setembro por 17 a 0, na maior goleada do Campeonato Metropolitano – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Além do Minas, o Cruzeiro, América e Prefeitura de Congonhas já garantiram participação na fase semifinal, faltando apenas definir as posições na tabela de classificação e, consequentemente, os confrontos. Com 5 vitórias, um empate e 2 derrotas, a equipe celeste chegou aos 16 pontos e ocupa a segunda posição, mas pode ser ultrapassado pelo América (16 pontos e 2 jogos) e alcançado pela Prefeitura de Congonhas (13 pontos em 9 jogos). Entretanto, a equipe celeste pode garantir, na pior das hipóteses, o terceiro lugar, em função dos critérios de desempate.