Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Cruzeiro e América disputam fase semifinal do metropolitano

Primeira partida acontece na Arena Mariana, com entrada gratuita

Boi (à esquerda) e Rafael (88) foram os destaques do jogo entre Cruzeiro e América, na última rodada da fase de classificação do campeonato metropolitano
Boi (à esquerda) e Rafael (88) foram os destaques da goleada do América sobre o Cruzeiro Futsal – Fotos: Lucas Pousa

O Campeonato Metropolitano de Futsal chega à semifinal, com o Cruzeiro enfrentando o América e a equipe da Congonhas tendo a difícil missão de encarar o Minas Tênis Clube. A primeira partida de Cruzeiro e América vai ser disputada na Arena Mariana, na próxima terça-feira (15), às 20h30, com entrada franca, enquanto a partida de volta está marcada para o domingo seguinte (20), no Clube Recreativo. A vantagem de jogar a segunda partida com mando de campo foi conquistada pelo América no último jogo da fase de classificação, quando derrotou o rival por 6 a 2 (três gols de Boi; dois de Rafael, e um de Webster), ficando com a segunda posição geral. O jogo, mais uma vez, foi marcado por confusão, com expulsões e invasão de quadra, sendo encerrado pela arbitragem faltando dois minutos para o término. Apesar do ocorrido, a Federação Mineira de Futsal (FMFS) agendou, com anuência dos clubes, as partidas da semifinal, determinando o mando de quadra do Cruzeiro na partida inicial.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Rivalidade acirrada entre Cruzeiro e América

A partida do primeiro turno entre Cruzeiro e América foi marcada por confusão envolvendo dirigentes e atletas das duas equipes
A partida do primeiro turno foi marcada por confusão envolvendo dirigentes e atletas das duas equipes – Foto: João B. N. Gonçalves/Jornal O Espeto

Depois de abrir o Campeonato Brasileiro de Futsal, na Arena Mariana, sem maiores incidentes, Cruzeiro e América fizeram, também em Mariana, uma partida carregada de tensão, válida pelo primeiro turno da fase de classificação do Campeonato Metropolitano, promovido pela FMFS.

O América abriu o placar com um gol de Gaba, mas sofreu a virada com gols de Tanque e Raime, conseguindo o empate com Baiano.

Na segunda etapa, Cruzeiro e América continuaram a apresentar um futebol nervoso, com muitas faltas, com mais um gol de Gaba restabelecendo provisoriamente a vantagem do América.

Foi quando houve a confusão que resultou na expulsão de PK (Cruzeiro) e Webster (América), seguida por mais um gol do América e a recuperação do Cruzeiro, conseguindo finalizar a partida com o placar em 4 a 4.

Ver mais reportagens da Editoria Esportes

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Nova confusão entre Cruzeiro e América

Depois de um adiamento por questões médicas, uma vez que atletas e integrantes da comissão técnica do Cruzeiro contraíram gastroenterite, a partida do segundo turno, com mando de campo do América, foi marcada para o dia 28 de setembro. Fazendo valer sua condição de mandante, o América exigiu torcida única e não permitiu a transmissão da partida, segundo informações colhidas pela reportagem da Agência Primaz.

Neto (91), foi um dos protagonistas da confusão que encerrou prematuramente a partida entre Cruzeiro e América pelo segundo turno do Campeonato Metropolitano de Futsal
Neto (91), foi um dos protagonistas da confusão que encerrou prematuramente a partida entre Cruzeiro e América pelo segundo turno do Campeonato Metropolitano de Futsal – Foto: MGX Press/Cruzeiro Futsal

Precisando apenas de um empate para garantir a segunda colocação para disputar a segunda partida da semifinal como mandante, o Cruzeiro foi surpreendido pelo América, que conseguiu impor forte marcação e contar com excelentes atuações individuais, especialmente de Boi, autor de três gols, e do estreante Rafael, que marcou duas vezes. Com um gol de Webster, o América vencia por 6 a 2 quando, após uma falta cometida por Neto (91) do Cruzeiro, começou uma confusão que resultou na expulsão do atleta e de Gabriel, do América, com invasão de quadra e relatos diferentes, dependendo de qual lado está informando.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Com a não realização da transmissão e a inexplicável ausência da súmula do jogo no site da FMFS, a Agência Primaz procurou dirigentes de Cruzeiro e América para buscar informações e esclarecimentos. Do lado do Cruzeiro, o relato é que depois de sofrer uma falta de Neto, Gabriel teria agredido o atleta do Cruzeiro que revidou. Com isso a torcida teria invadido a quadra e estabelecido a confusão que determinou o fim da partida. “Neto foi agredido e expulso com segundo amarelo pela falta cometida. Se não tivéssemos equipe de segurança presente, teria sido pior”, declarou Lucas Motta.

Da parte do América, a informação repassada à Agência Primaz por João Victor, dirigente do América, “faltando um minuto para acabar a partida, um atleta do Cruzeiro Futsal agrediu um atleta do América, que acabou revidando a agressão sofrida, o que desencadeou uma confusão em quadra. Após invasão de ambos os lados, o Cruzeiro optou por não voltar para a quadra, finalizando assim o jogo”.

A única informação coincidente, nas declarações dos dirigentes do Cruzeiro e do América, é que ambas as equipes registraram boletim de ocorrência e que estão aguardando as deliberações do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), embora continuem, paralelamente, se preparando para a partida da próxima terça-feira (15).

De acordo com o regulamento do Campeonato Metropolitano Adulto da FMFS, a igualdade em número de pontos na fase semifinal, será disputada uma prorrogação e, persistindo o empate, estará classificada para a final a equipe com melhor índice técnico na fase de classificação. O problema, nesse caso, é que Cruzeiro e América terminaram a fase inicial com 19 pontos em 10 partidas, resultando no mesmo índice técnico de 1,9 (divisão do número de pontos pelo número de partidas). A Agência Primaz encaminhou pedido de esclarecimento à FMFS, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta reportagem.

Banner Anuncie aqui, versão