Entrevista Primaz – Luciano Campos e Roberta Froes
Chapa “Reconstruir o diálogo e planejar o futuro” obteve 48,99% dos votos na consulta paritária
Integrando a Chapa 2 – Reconstruir o diálogo e planejar o futuro, os professores Luciano Campos da Silva (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS) e Roberta Eliane Santos Froes (Instituto de Ciências Exatas e Biológicas), foram os vencedores da consulta paritária para o mandato 2025/2029 da Reitoria da UFOP. Em entrevista concedida à Agência Primaz, no dia 17 de outubro, Luciano e Roberta falaram de suas trajetórias, da formação da chapa, de suas ideias em relação à gestão da universidade Federal de Ouro Preto, bem como da situação geral do ensino público no Brasil.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Confira, no link abaixo, a íntegra da entrevista.
Luciano Campos
Sou filho de Anízio Francisco da silva (pedreiro) e de Eva Custódia da Silva (cantineira de escola) que nos anos de 1970 migraram da cidade de Itabirinha de Mantena, interior de Minas Gerais, para Belo Horizonte em busca de uma vida melhor. Sou natural de Belo Horizonte e residente em Amarantina, distrito de Ouro Preto. Pai da Sofia Araújo, cirurgiã dentista, e casado há 24 anos com Cleide Araújo, professora da Educação Infantil no distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto. Cresci na periferia de Belo Horizonte onde estudei a minha vida inteira em escolas públicas. Durante a adolescência e juventude, atuei em diversas atividades profissionais, dentre elas: caixa de supermercado, ajudante de mecânico, servente de pedreiro, locutor de rádio, office boy e animador de festas infantis. Nesse período estive muito ligado a diversas atividades comunitárias: participei de associações de bairro, organizei festas, atividades religiosas e teatros na igreja. Sempre gostei de participar de uma agremiação junina na qual fui dançarino e marcador de um importante e já extinto grupo de quadrilha do Arraiá de Belô. Como professor, comecei a atuar logo aos 18 anos dando aulas de Redação em uma escola pública. Nos meus momentos livres tenho como hobbies principais: ler, assistir filmes, cozinhar, consertar equipamentos estragados e fazer trabalhos manuais de marcenaria e serralheria numa oficina improvisada que tenho em casa.
Sou professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Na graduação leciono principalmente a disciplina “Estudos Sociológicos sobre a Educação” em diversos cursos de licenciatura: Pedagogia, História, Letras, Música, Artes Cênicas, Filosofia, Matemática, Química, Física e Biologia. No mestrado e doutorado leciono as disciplinas “Sociologia da Educação” e “Processos Socializadores Familiares”.
Desde minha tese de doutorado tenho me dedicado a investigar diversos fenômenos que afetam a convivência escolar e seus impactos na vida e no desempenho escolar dos estudantes: autoridade docente, indisciplina escolar, violências escolares e bullying. Dedico-me também às temáticas da gestão da sala e das desigualdades escolares e suas relações com as desigualdades sociais, de gênero, de sexo e de raça.
Formação acadêmica:
1999: Graduação em Pedagogia (UFMG); 2004: Passagem direta ao Doutorado; 2006: Estágio sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal); 2007: Doutorado em Educação (UFMG); 2024: Estágio Pós-Doutoral (UFMG).
Experiência em gestão:
2000-2008: Pedagogo e Coordenador na educação básica; 2008-2012: Coordenador do Curso de Pedagogia; (UFOP) 2011-2012: Coordenador Institucional do Pibid (UFOP); 2013-2016: Pró-reitor Adjunto de Graduação (UFOP); 2018-2022: Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS-UFOP); A partir de 2024: Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de MG, Câmara de Ensino Superior.
*** Continua depois da publicidade ***
Roberta Froes
Filha de Paulo (aposentado operador de painel da Petrobrás) e de Édila (mãe, dona de casa e salgadeira). Sou natural de Contagem e residente em Ouro Preto. Mãe de Humberto (12 anos) e Álvaro (9 anos). Estudei em uma escola particular de Contagem e logo em seguida ingressei no curso técnico em química. Focada sempre nos estudos e carreira, pois, para meus pais, a única herança que poderiam me deixar eram os estudos e minha formação. Como professora, comecei a lecionar aos 21 anos na rede pública de Belo Horizonte, assumindo aulas de química e física. Tenho como hobbies principais: costurar, jogar videogame, ler, escrever textos e livros, assistir filmes e séries. Maternar é para mim a mais desafiadora e divertida vivência, sendo ao mesmo tempo a mãe que rola de rir com as zoeiras e a mãe que pega no pé com seriedade quando se trata de disciplina e respeito. Ser mãe é parte intrínseca e fundamental da mulher que sou hoje.
Sou professora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), do Departamento de Química, do Programa de Pós-graduação em Química da UFOP e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFOP) desde a sua fundação. Na graduação leciono principalmente as disciplinas “Química geral, química analítica e química analítica instrumental” para os cursos de Química, Farmácia, Ciência e tecnologia de alimentos e Engenharias. Já no mestrado leciono as disciplinas “Química analítica avançada e seminários da pós-graduação”.
Desenvolvo projetos de pesquisa voltados para desenvolvimento de metodologias analíticas empregando técnicas espectrométricas aplicadas às diversas áreas como controle e avaliação química de impacto ambiental. Atualmente realizo pesquisa no desenvolvimento de metodologia alternativa e sustentável ao uso do mercúrio na extração artesanal de ouro, além da avaliação da correlação do aumento da incidência da patologia Pênfigo Foleáceo em regiões com uso de mercúrio na extração artesanal de ouro.
Formação acadêmica:
1998: Técnico em Química (UFMG); 2003: Graduação Química (UFMG); 2006: Mestrado em Ciências com ênfase em Química (UFMG); 2009: Doutorado em Ciências com ênfase em Química (UFMG); 2011: Pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFMG).
Experiência em gestão:
2015-2017: Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQUIMUFOP); 2017-2019: Chefe de Departamento de Química (DEQUI-UFOP); 2020-2021: Vice-presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD-UFOP); 2021-2022: Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD-UFOP); A partir de 2021-: Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB-UFOP)