Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Ouro Preto recebe Congresso Mundial do ICOMOS 

Evento é o maior encontro mundial sobre conservação patrimonial

Ouro Preto segue sendo destaque mundial em valorização patrimonial
Ouro Preto segue sendo destaque mundial em valorização patrimonial - M & G Therin Weise/ Unesco

Entre os dias 10 a 15 de novembro, Ouro Preto recebe a Assembleia Geral Anual e o Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS).  O evento reúne centenas de especialistas e pesquisadores de cerca de 30 países para debater a preservação e valorização do patrimônio histórico. Neste ano, o encontro propõe o tema “Revisitando a Carta de Veneza: perspectivas críticas e desafios contemporâneos”, celebrando os 60 anos da Carta de Veneza, marco da conservação do patrimônio no mundo. 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Ouro Preto é a pPrimeira cidade mineira a receber o ICOMOS

Impondo-se mais uma vez como uma referência mundial no cenário de preservação patrimonial, Ouro Preto é a primeira cidade mineira a receber a Assembleia Geral Anual e o Simpósio Científico do ICOMOS. O evento acontece com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com atividades ocorrendo, primordialmente, no Centro de Convenções da UFOP. 

“É um evento de magna importância; vem gente do mundo inteiro, o que reforça a referência a Ouro Preto no campo internacional e amplia as dimensões do nosso turismo e da importância das discussões sobre patrimônio cultural, sítios naturais e monumentos históricos. Tudo isso será realizado em Ouro Preto por cinco dias com uma repercussão muito grande”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. 

Ver Mais publicações da Editoria Cidades

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Durante a abertura, realizada no Palácio da Liberdade no último sábado (9), o Governo de Minas Gerais celebrou a parceria com a instituição internacional:

“A presença do ICOMOS em Minas Gerais contribui para fortalecer laços e compartilhar práticas globais que ajudam a valorizar e proteger a riqueza histórica de nossos monumentos e sítios. Esse encontro é uma oportunidade única de integrar o estado ainda mais na agenda global de conservação cultural”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Ouro Preto também é a  primeira cidade brasileira a ser reconhecida pela UNESCO, tornando a presença das discussões de 2024 da ICOMOS na cidade ainda mais simbólica. A expectativa é que a troca de experiências fortaleça o compromisso internacional com o patrimônio cultural

ICOMOS

O ICOMOS, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, é uma organização não governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. Participa no desenvolvimento da doutrina, evolução e divulgação de ideias, e realiza ações de sensibilização e defesa. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Banner Anuncie Aqui versão 5