Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana

A obra “Cidades Históricas de Minas Gerais” abrange aspectos de 33 municípios mineiros

Autoridades de Mariana e região estiveram presentes no lançamento do livro sobre as cidades históricas
Autoridades de Mariana e região estiveram presentes no lançamento do livro. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Na tarde desta quinta-feira (14), a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, em parceria com a Lucca Cultura, lançou o livro “Cidades Históricas de Minas Gerais”, no Museu de Mariana. A obra celebra as riquezas culturais, gastronômicas e históricas de 33 municípios mineiros. Na ocasião, a autora Cristiane Magalhães, compartilhou um pouco sobre o que faz cada um dos municípios presentes no livro uma riqueza para o Brasil e para o mundo.  

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Lançamento do livro "Cidades Históricas de Minas Gerais"

O livro estará disponível a partir de R$95 em breve.

O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (Têko), esteve presente no Museu de Mariana para celebrar o lançamento do livro. Para ele, o projeto fortalece o patrimônio, o turismo e a cultura das cidades históricas de Minas Gerais.

“Que o projeto possa trazer desenvolvimento, divulgar as nossas cidades, fortalecendo o patrimônio histórico, artístico e cultural, o turismo e a cultura. Esta é a finalidade da Associação, promover as cidades e divulgá-las para que possamos ter atrativos turísticos através do desenvolvimento econômico”, destacou Têko.

O prefeito de Itapecerica também agradeceu o patrocínio das empresas mineradoras MR e Cedro e anunciou a possibilidade de outros livros que enfatizem a gastronomia, religiosidade e a história das cidades mineiras.

Ver Mais publicações da Editoria Cultura

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

O vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, também marcou presença e salientou os esforços de Mariana para incluir os saberes e paisagens dos distritos nas rotas de turismo da região. 

“Esperamos que o livro possa circular bastante pelo nosso estado, pelo nosso país, para divulgar as nossas cidades históricas de Minas que é onde nasceu aí toda a cultura do Estado de Minas Gerais, né? E Minas Gerais é o coração do Brasil, então as cidades históricas de Minas são, além de uma síntese de Minas, uma síntese também do Brasil. Então, a gente espera que possamos colher os bons frutos aí com o livro”, afirmou Cristiano. 

A autora Cristiane Magalhães explicou que a ideia do livro não é recontar a história desses lugares, mas fazer uma viagem pelas riquezas de cada um desses municípios históricos que formaram Minas Gerais e o Brasil, passando pelo período colonial e chegando ao presente.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

A ideia foi pensar essa Minas de forma muito diversa, então, Minas é a sua história, é esse é passado Colonial que tem ali em comum com com essas entradas de mineração, mas também Minas é pulsante, Minas é viva, Minas não ficou parada no passado”, declarou Cristiane 

Em sua palestra, a autora separou os 33 municípios históricos em 6 categorias diferentes para facilitar a apresentação, ressaltando que todas as cidades participam de mais de uma divisão.  São elas:

Núcelos mineradores: Caeté, Sabará, Itabira, Mariana e Itabirito

Cidades patrimônio: Ouro Preto, Serro, Diamantina, Congonhas, Paracatu e Cataguases

Sabores e tradição: Itapecerica, Diogo de Vasconcelos, Nova Lima, Pintagui e Nova Era

Festas e celebrações: Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Santa Luzia, Prados, Campanha, São João del-Rei

Patrimônio paisagistico: Tiradentes. São Tomé das Letras, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Brumadinho e Baependi

Patrimônio arqueológico: Barão de Cocais, Januária, Lagoa Santa e Ouro Branco 

Também marcaram presença no evento o secretário de Cultura e Turismo, Gustavo Leite; o futuro prefeito de Mariana, Juliano Duarte, o representante da Cedro Mineração, Marcos Mariano; a coordenadora operacional do museu de Mariana, Luciana Lamounier, o padre Geraldo Buziani, a presidente da Academia Marianense de Bordados, Raimunda Maria dos Anjos Castro, além de professores e intelectuais da região. 

Banner Anuncie aqui, versão 3