Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

FIES vai ter mais de 112 mil vagas novas em 2025

Total inclui as “sobras” do ano anterior, com metade reservada para baixa renda

Mais de 56 mil vagas do FIES são destinadas a candidatos inscritos no CadÚnico
Mais de 56 mil vagas são destinadas a candidatos inscritos no CadÚnico – Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou, na última quinta-feira (02), que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ao longo de 2025, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre. Metade dessas vagas são reservadas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita até meio salário-mínimo.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Reserva de vagas do FIES

“A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada em 31 de dezembro pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”, destacou MEC, em nota. A resolução, de acordo com o ministério, também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no plano trienal.

Em 2024, a pasta lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

Ver mais reportagens da Editoria Educação

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Histórico do FIES

Menos de 40% das vagas, disponibilizadas pelo Fies em 2024, foram preenchidas
Menos de 40% das vagas disponibilizadas em 2024 foram preenchidas – Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O FIES foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, segundo o MEC, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Dados do ministério mostram que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram dpara o FIES Social.

Mesmo tendo oferecido idêntico número de vagas, em 2024, o MEC preencheu menos de 40% das vagas, com desempenho inferior ao do ano anterior. Além da sobra de vagas, um grande problema do programa é a inadimplência, com parcelas atrasadas que totalizam mais de R$17 bilhões, mesmo com renegociação da dívida oferecida pelo governo, por meio do programa Desenrola FIES, que permite negociar as dívidas e teve a adesão de mais de 383 mil estudantes em 2024, recuperando quase R$ 800 milhões.

Mesmo com a baixa ocupação, de acordo com o MEC, os dados indicam que a demanda pelo programa ainda é relevante, estando em desenvolvimento estudos das áreas técnicas para estabelecer estratégias visando o enfrentamento dos desafios relacionados a questões como acesso às informações, bem como condições de oferta e elegibilidade, de modo a aumentar o percentual de ocupação.

Fonte: Agência Brasil

Picture of Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.
Banner Anuncie aqui, versão 2