- Mariana
Projeto de extensão promove exposição e lança revistas no ICSA
Projeto Cultura Fotográfica, do curso de jornalismo da UFOP, realizou o lançamento de duas revistas e uma exposição fotográfica produzida em conjunto com alunos de escolas públicas da região.
- Gustavo Batista
- Supervisão: Lui Pereira

Na última segunda-feira(17), o projeto de extensão Cultura Fotográfica, do curso de Jornalismo da UFOP, realizou um lançamento de produções fotográficas. Elas foram realizadas por estudantes do curso em conjunto com alunos da Escola Estadual João Ramos Filho, de Mariana, e da Escola Desembargador Horácio Andrade, de Ouro Preto. Na ocasião, aconteceu a abertura da Exposição “Olhares Comunitários”, e o lançamento de duas revistas: a segunda edição da Re.latos e primeira edição da Foto-jor-nada. O evento ocorreu no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). As revistas foram distribuídas gratuitamente e também ficarão disponíveis no Museu de Mariana, na Biblioteca Municipal e na biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
*** Continua depois da publicidade ***

O lançamento
O evento começou às 17h00 e contou com a presença dos professores que supervisionaram as produções, dos estudantes que atuaram como editores-chefes e do diretor do instituto. Na ocasião, foram distribuídos os novos exemplares das duas revistas, além da redistribuição da primeira edição da revista Re.lato, lançada em janeiro do ano passado.
Durante a abertura, Harrison Bachion, diretor do ICSA e professor do curso de administração, parabenizou a iniciativa e destacou a importância dessas produções para o diálogo com a comunidade. “Nossa galeria de fotos é um equipamento cultural belíssimo, é excelente para nossa comunidade e também é uma ponte entre o ICSA com as escolas e a comunidade externa. Isso é importantíssimo”, destacou.

Ver Mais

Audiência na ALMG expõe insatisfação com concessão da BR-356

Câmara aprova reajuste sob protesto de servidores municipais

Carnaval de Itabirito terá shows, desfiles e concurso de fantasias
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Exposição fotográfica
A exposição fotográfica “Olhares Comunitários” é fruto de oficinas fotográficas ministradas com alunos do ensino médio da Escola Estadual João Ramos Filho, de Mariana, e da Escola Desembargador Horácio Andrade, de Ouro Preto. As oficinas aconteceram de forma voluntária e proporcionaram aos estudantes acesso a equipamentos e alfabetização fotográfica. A exposição está aberta à visitação no ICSA, o instituto costuma promover diversas exposições temáticas.
Flávio Pinto Valle, Professor Adjunto do Curso de jornalismo e Coordenador dos projetos Cultura Fotográfica e Olhares Comunitários, destacou. “A gente tinha um desejo de ter o projeto em escolas de periferia, para não só conhecer, mas mostrar esse lugar de Mariana e Ouro Preto que não é mostrado. Se você olhar aqui na exposição, não vai ver fotos do Centro Histórico”, apontou o professor.
Revista Re.latos
A publicação foi produzida por iniciativa de duas disciplinas eletivas do curso e coordenada pelos professores Daniel Macedo e Flávio Valle. Os locais retratados foram construídos a partir de memórias afetivas e vivências do bairro Cabanas trazidas por estudantes da Escola Estadual João Ramos Filho. Os exemplares da revista vão ser distribuídos gratuitamente pela região, pensando na democratização do acesso à informação e na circulação de narrativas locais.
Segundo Daniel Macedo, professor substituto do ICSA e Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. “Nossa adesão foi no Cabanas, a escola João Ramos Filho abraçou a proposta e nisso, tomamos o Cabanas como esse lugar de referência para poder construir a revista. É menos um falar sobre o Cabanas, e mais falar sobre o Cabanas, com essas pessoas do Cabanas que topam se envolver conosco ao longo do processo. São as pessoas do bairro que partilham suas histórias e se envolvem no processo de construir uma representação sobre o bairro”, destaca.
*** Continua depois da publicidade ***

Niara Xavier tem 22 anos, é estudante do 6º período de jornalismo e foi uma das editoras-chefes da revista Re,latos e destaca que para além da cultura, a educação e outras questões, a revista também retrata a união do bairro. “A gente mostrou muito a união do bairro em querer solucionar os seus problemas. Em estarem juntos. Eles se unem mesmo em prol das questões”, comenta a estudante.

Fo-to-jornada
A revista traz uma variada seleção de fotorreportagens e ensaios artísticos produzidos pelos estudantes durante a disciplina de Fotojornalismo. As fotografias trazem a cultura regional dos Inconfidentes como destaque, com cidades como Mariana, Ouro Preto e seus distritos em foco.
Paulo César tem 20 anos, é estudante do 6º período de jornalismo, e atuou como editor-chefe da Foto-jor-nada enquanto monitor da disciplina de Fotojornalismo. Ele destaca a importância de pautar os assuntos locais. “Nós temos por exemplo uma fotorreportagem que trata dos ofícios tradicionais como tecelagem e produção das panelas de pedra sabão, do distrito de Cachoeira do Brumado, daqui de Mariana. Esse é o diferencial. Trazer a cultura local”, afirma.
