- Região dos Inconfidentes
Municípios iniciam campanha de vacinação contra a gripe
A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, o H3N2 e o vírus Influenza B.
- Gustavo Batista
- Supervisão: Lui Pereira

Em abril, os municípios de Mariana, Ouro Preto e Itabirito iniciam a campanha de vacinação contra a gripe. Em Itabirito, a campanha começou na última segunda (01) e os atendimentos estão ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Já em Mariana e Ouro Preto, a vacinação começa a partir da próxima segunda (07). Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de uma lista de outras categorias que serão divulgadas pelas redes das prefeituras.
*** Continua depois da publicidade ***

Como se vacinar?
Em Itabirito, a campanha começou na última segunda (01) e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. No ato da vacinação, é necessário apresentar cartão de vacina e documento com foto.
Em Ouro Preto, a campanha de vacinação começa a partir da próxima segunda (07). Para realizar a vacina, deve ser procurada a UBS do seu bairro e levar Cartão de Vacina. Além disso, trabalhadores que fazem parte dos grupos listados como prioritários, como trabalhadores de saúde e professores, devem apresentar um documento que comprove o exercício efetivo da função.
Já em Mariana, a campanha também começa a partir da próxima segunda (07), e é necessário levar Cartão de Vacina e documento de identidade ou cartão do SUS. Para casos que haja alguma comorbidade, é necessário ainda levar laudo médico. No município, haverá semanas específicas para atender a cada grupo prioritário, que serão informadas através das redes sociais da Prefeitura de Mariana e as vacinas estarão disponíveis na Central de Imunização, rua Santa Cruz, 368. Barro Preto.
Ver Mais

Cinema mineiro é destaque em festival na França

Justiça determina suspensão imediata de mineração em Botafogo

Mês de março marcado por casos de violência contra a mulher
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Quem pode se vacinar?
Segundo o Ministério da Saúde, para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo para vacinação esse ano também inclui:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
*** Continua depois da publicidade ***

Campanha de vacinação contra a gripe
Com eficácia que garante evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbito, a vacina oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, o H3N2 e o vírus Influenza B. Para a campanha de vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses, com um valor total de investimento em R$1,3 bilhões. O público alvo é de 81,6 milhões de pessoas. A meta do Ministério é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação.
A Secretária Municipal de Saúde de Itabirito, Cleusa de Lourdes Claudino, destaca que a campanha desempenha um papel importante ao “evitar a sobrecarga nos serviços de saúde do município”. Ela também reforça que a vacina contra a gripe colabora para a redução de sintomas nos grupos prioritários e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença.
