Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 4 de abril de 2025

Cinema mineiro é destaque em festival na França

A cidade de Contagem se destaca no festival “Regards Satellites" com dois filmes: Dois do cineasta André Novais Oliveira e um de Affonso Uchôa.

Foto para a matéria "Cinema mineiro é destaque em festival na França".
Cena de Juninho em “A Vizinhança do Tigre”, um dos filmes que vão ser exibidos em Paris - Foto: Reprodução

A Mostra de Cinema de Tiradentes, o mais importante evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo, ganha programação especial em Paris, que começa hoje (3) e vai até segunda-feira (7). A capital da França vai receber uma seleção de 12 filmes que representam a diversidade cultural, a experimentação e a ousadia da produção brasileira. A iniciativa integra a programação do festival francês “Regards Satellites” (olhares satélites em tradução livre), que ainda vai promover debates com cineastas e críticos do Brasil. 

*** Continua depois da publicidade ***

De Contagem para França

O “Regards Satellites” é um evento de cinema independente, que em sua terceira edição destaca o cinema periférico brasileiro com uma programação especial em parceria com a Mostra de Cinema de Tiradentes. Dos 12 filmes exibidos no evento, três são de Contagem, que se consolida como um pólo emergente do cinema brasileiro com o seu protagonismo na Mostra.

As sessões acontecem em espaços icônicos de Paris, como o Cinéma L’Ecran, o Cinéma Le Méliès, a Cinemateca Francesa e a Salle Langevin

Os cineastas que vão representar a cidade como potência criativa no cenário audiovisual são André Novais Oliveira e Affonso Uchôa. André é sócio na produtora Filmes de Plástico, que em seus 16 anos de trajetória já teve produções selecionadas para mais de 200 festivais no Brasil e no Mundo. Além de levar a força do cinema periférico e independente para Paris com Fantasmas e Quando Aqui, seu filme O Dia que Te Conheci concorreu em cinco categorias no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), André Novais levou o prêmio de melhor diretor.

O roteirista Affonso Uchôa, co-diretor do aclamado Arábia (2017) juntamente com João Dumans, também teve seus filmes exibidos em diversos festivais pelo mundo, dentre eles os Festivais de Roterdã (Holanda), Viennale (Áustria), Festival de Toronto (Canadá), Visions du réel (Suíça), Festival de Mar del Plata (Argentina) e, agora, tem sua produção A Vizinhança do Tigre exibida no Regards Satellites (França).

Os filmes não apenas vão representar Contagem, como também dar visibilidade a temas sociais relevantes e a um estilo cinematográfico que desafia convenções narrativas e estéticas.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

“Fantasmas” e “Quando Aqui”

“Fantasmas” (2010) conta, em 11 minutos, a história de uma vizinha de Gabriel, que teria visto sua ex-namorada de anos passar por uma esquina. Ele dá zoom na câmera ligada e aguarda uma confirmação, porque era necessário ver para depois esquecer. 

O curta é desenvolvido em um único plano, a partir do olhar de uma câmera em cima de uma laje, apontada para uma esquina onde se vê um posto de gasolina. Fora do quadro, é possível escutar uma conversa entre dois amigos.

Pode ser simples em questões técnicas, mas é forte em questões poéticas. “Fantasmas” será exibido hoje, às 20h (horário local) no Cinéma L’Ecran.

Foto para a matéria "Cinema mineiro é destaque em festival na França".
Cena de “Fantasmas” - Foto: Reprodução

André combina fatos, memórias, dados e especulações em “Quando Aqui” (2024), que parte da volta do cineasta à casa de sua família. Ele aposta na sobreposição de imagens, com os registros de sua infância, filmando o tempo que passa e interligando passado e presente. 

Ao longo de quase 40 minutos, também acompanhamos projeções de novas famílias habitando a mesma casa, a grande protagonista do média-metragem que será exibido na tarde de sábado (5), também no Cinéma L’Ecran.

Foto para a matéria "Cinema mineiro é destaque em festival na França".
Cena de “Quando Aqui” - Foto: Reprodução

“Fantasmas” e “Quando Aqui” reafirmam o compromisso de Novais com narrativas sensíveis e humanas, já característico de seu cinema.

*** Continua depois da publicidade ***

“A Vizinhança do Tigre”

A Vizinhança do Tigre” (2014), que explora a realidade dos jovens da periferia de Contagem, será exibido no domingo (6), às 14h(horário local) no Cinéma L’Ecran. Após a sessão, Affonso vai participar de um debate sobre o longa.

O filme acompanha Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo, moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Foto para a matéria "Cinema mineiro é destaque em festival na França".
Cena de “A Vizinhança do Tigre” - Foto: Reprodução

A câmera segue os cinco jovens e adentra suas intimidades, corpos e ações a partir de um olhar humano sobre os modos de ser, mesclando estratégias do cinema de ficção e documental. 

Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes é o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Em edições anuais, exibe e debate o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual do país. 

A cada edição, são exibidos mais de 120 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas. Além disso, o evento promove seminários, debates, oficinas, mostrinha de cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. 

O evento também presta homenagem a personalidades do audiovisual, nesse ano, em sua 28ª edição, a homenageada foi a atriz Bruna Linzmeyer.

Foto para a matéria "Cinema mineiro é destaque em festival na França".
Cena de “O Quadrado de Joana”, outro filme que vai ser exibido em Paris - Foto: Reprodução

A convite do Festival Regards Satellites, a Mostra de Cinema de Tiradentes vai apresentar uma retrospectiva de filmes que representam a essência e os talentos do cinema brasileiro contemporâneo entre os dias 3 e 7 de abril. 

Com uma curadoria especial, essa parceria reflete o compromisso de ambos os festivais em exibir filmes que questionam a história do cinema sob uma nova perspectiva. Nesse sentido, é um marco histórico para o audiovisual, por fortalecer o diálogo cultural entre as duas nações e destacar o cinema brasileiro no cenário internacional. 

Foto de Maria Eduarda Marques
Maria Eduarda Marques, nascida em João Monlevade (MG) é aluna do 6º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto