- Mariana
Preto do Mercado: “O papel principal do político é ouvir as demandas da população”
Em sua primeira campanha, vereador foi eleito com 487 votos e representará o PV na Câmara de Mariana
- Marcelo Sena
- 11/12/20
- 18:19
Na sequência da série de reportagens sobre os vereadores eleitos de Mariana, a Agência Primaz entrevistou Preto do Mercado, vereador eleito pelo Partido Verde (PV). Na conversa, o vereador comentou sua base eleitoral, avaliou a possibilidade de se candidatar à presidência da Câmara já em 2021 e a situação jurídica do prefeito eleito Celso Cota (MDB) com o apoio de PV, Avante e parte do PT. Preto também revelou quais serão as prioridades do seu mandato.
Preto do Mercado, único vereador eleito pelo PV de Mariana em 2020, revelou que mais de 70% de seus 487 votos vieram dos bairros Cabanas e Santa Rita de Cássia. Comerciante e morador da região há 17 anos, ele conseguiu se eleger em sua primeira candidatura à Câmara de Mariana. Eu não conhecia o presidente do PV até um ano atrás. “Eu era totalmente fora desse meio político. Sempre fazia as coisas para a comunidade mas nunca quis me envolver com política, não. desde que eu cheguei eu trabalho na área comercial. Comerciante tem essa coisa de sempre estar no meio do povo.”
O vereador eleito também contou à nossa reportagem como conheceu o PV e de que forma contribuiu para que o partido alcançasse a vaga no Poder Legislativo. “A estratégia do PV foi juntar bons nomes para tentar atingir o quociente e garantir pelo menos um representante [na Câmara de Mariana]. Há um ano eu conheci o PV pelo Mário Henrique Caixa. Vendo a necessidade, eu devo ter trazido uns 7 nomes para o partido, por articulação minha. Também para fortalecer, porque não adianta nada ir pro partido e não ter um grupo para conseguir chegar.”
“Uma análise que eu faço é que os quase 500 votos que eu tirei foram de confiança mesmo, porque a gente não comprou ninguém e nem boca de urna fez. Nunca tive um trabalho junto à máquina da prefeitura” (Preto do Mercado)
O vereador eleito pelo PV também criticou uma suposta utilização da máquina pública nas eleições municipais de 2020. “Eu vi como isso funciona aqui em Mariana, vi como a política aqui é meio complicada. A máquina pública aqui faz grande diferença e ela pesa mesmo na reta final. Tanto é que o PV fez a estratégia de lançar bons nomes e nenhum deles teve mais de 500 votos. No meu colégio eleitoral que é o Cabanas, na reta final o pessoal achava que a gente ia ter uma votação até maior pelo trabalho que estava sendo feito. Mas nos últimos dias eu vi como a máquina atuou aqui”.
Preto também confirmou que a aliança formada pelos partidos PV, PT e Avante firmada nas eleições permanece. “A gente continua firme, a mesma união Avante, PV e PT, que foi a aliança que ajudou muito na chegada do Celso, que com certeza tem a força política, mas eu acho também que a aliança favoreceu muito”. Sobre essa aliança, o vereador também revelou que se reuniu com Maurício da Saúde, vereador eleito pelo Avante, para a criação de uma frente em defesa da região do Cabanas.
Diante da aproximação da posse e, consequentemente, da votação para a mesa diretora da Câmara, Preto disse que as articulações continuam e não descarta a possibilidade de se candidatar à presidência da Casa já em janeiro de 2021. “Em relação à presidência da Câmara, a gente vem conversando, buscando uma melhor alternativa. Continua essa união, mas a gente não tem nenhuma vaidade, que tem que ser um ou outro. A gente está analisando o melhor caminho para o grupo, mas a gente vem conversando porque também não descarta. Eu estou no 4º período de Direito, eu sou formado em Administração. Então a gente tem uma facilidade, só não tem experiência na Câmara”.
Sobre a situação jurídica do prefeito eleito apoiado por ele, Preto disse que acredita que Celso conseguirá assumir o cargo em janeiro de 2021. “Desde quando o Celso iniciou as conversas, se ele não tivesse a confiança de uma possibilidade ampla de ele assumir, eu acho que ele não faria todo o trabalho que ele fez. É lógico que tem essa queda de braço aí, mas ele sempre disse que está muito confiante. Eu acredito que ele assumirá, mas no meio jurídico uns acreditam que sim outros que não, os próprios aí formados nessa área, ainda tem essa dúvida. Certeza eu não tenho, mas eu acredito que ele deve estar amparado aí e ele sempre falou que a tese de defesa dele é muito consistente.”
Entre as prioridades de seu mandato, o vereador eleito citou o fortalecimento da participação popular e a criação de oportunidades junto ao comércio local. “Eu acho que o papel principal do político é ouvir as demandas da população. Então a gente vai levar as ideias que tem e buscar as ideias que o povo defende. E trabalhar forte para a classe mais baixa, para a classe que mais precisa de acesso à prefeitura. Eu sou da área comercial, então eu vou trabalhar muito forte na questão do primeiro emprego, criando oportunidades e isso é uma forma também de alavancar a economia do nosso município”.
Preto também disse que levará para a Câmara algumas pautas defendidas pelo Partido Verde. “Uma pauta importante do partido é lutar por uma abertura do Parque Estadual do Itacolomi pela Serrinha, já que 85% do parque está aqui no nosso município. Também criar o Parque Ecológico do Cruzeiro e viabilizar o ecoturismo.” Por fim, o vereador eleito pelo PV garantiu atenção especial à saúde, com foco na atenção primária, e à educação, sobretudo ao ensino de tempo integral.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Quem é Preto do Mercado
Manoel Douglas Soares de Oliveira tem 36 anos, é natural de Sete Lagoas/MG e mora há 17 anos no bairro Cabanas, em Mariana. Comerciante, é a primeira vez que Preto do Mercado se candidata, sendo eleito com 487 votos.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES