Plano de vacinação contra a Covid-19 tem início em Itabirito

Profissionais da saúde são os primeiros contemplados

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Cláudia, profissional da saúde sendo vacinada pela enfermeira Márcia, na presença do Prefeito Orlando Caldeira - Reprodução/Facebook

Uma boa notícia para a população de Itabirito: nesta terça feira começou a primeira fase da vacinação contra à Covid-19. Na presença do Prefeito Orlando Caldeira, a profissional da saúde Cláudia recebeu a primeira dose da CoronaVac, aplicada pela enfermeira Márcia. A imunização foi realizada na UPA Celso Matos Silva. De acordo com o anuncio feito na audiência pública transmitida na noite desta segunda-feira (18), o plano segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

Foram anunciadas três fases da vacinação, porém, devido à mudança de posicionamento do Ministério da Saúde, as novas etapas serão anunciadas posteriormente. A vacinação foi transmitida pela página da Prefeitura Municipal de Itabirito (PMI), no Facebook.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Entenda o plano

A fase 1 irá contemplar apenas os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, e idosos com 60 anos ou mais, da Casa de Repouso. Todos os profissionais serão vacinados em seus postos de trabalho. Os idosos receberão a imunização na Casa de Repouso, a fim de evitar exposição ao vírus.

Em coletiva, o infectologista do município, Dr. Marcelo Campos, alertou para a manutenção dos protocolos de higienização. “É importante o uso contínuo da máscara, bem como a higienização das mãos pois a vacina não previne a contaminação. Ela minimiza os efeitos da doença, os casos de óbito, mas a contaminação e a transmissão podem acontecer“.

Zona rural, acamados e idosos

Os moradores da Zona Rural do município receberão apoio de equipes volantes para aplicação da vacina. Idosos que estão na casa de repouso serão vacinados no local. Além disso, acamados poderão ser vacinados em suas residências, evitando assim a exposição ao vírus.

Estrutura e profissionais

Para o plano de vacinação, a PMI está contratando diversos profissionais para a realização da campanha, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. Todos estão recebendo a capacitação de forma online. Além disso, tendas serão disponibilizadas em diversos locais, de forma que atenda a todos os bairros da cidade. Para ser vacinado, a pessoa precisa portar o cartão nacional de vacinação ou CPF.

A Prefeitura Municipal de Itabirito alerta para que a população evite aglomeração nos locais de vacinação.

Veja Mais