Aulas começam dia 1º de março em Mariana, diz secretária de Educação

Carlene Almeida aposta na experiência das escolas municipais para compor equipe e dá detalhes de contratação de aprovados em processo seletivo de 2018.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Carlene Almeida diz que equipe está trabalhando com muita dedicação e pretende ampliar diálogo com escolas e famílias. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Carlene Almeida diz que equipe está trabalhando com muita dedicação e pretende ampliar diálogo com escolas e famílias. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

17 dias à frente da pasta e com mais de 20 anos de experiência na educação pública, a nova secretária municipal de Educação, Carlene Almeida, concedeu, na última quinta-feira (21), uma entrevista exclusiva à Agência Primaz. Na oportunidade, Carlene esclareceu aspectos do processo de rematrícula na rede pública municipal, adiantou informações sobre o calendário de 2021, além de pontuar as principais características de sua gestão. A secretária também avaliou a aplicação do ENEM na cidade e deu informações sobre o chamamento recente de aprovados em processo seletivo simplificado de 2018.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Apesar da situação de interinidade na Prefeitura de Mariana, Carlene Almeida diz que está elaborando políticas públicas duradouras para a Educação no município. A secretária municipal pontua que os primeiros passos são a organização da pasta e a composição de uma equipe técnica no auxílio da gestão educacional. “Eu trabalho na rede pública de educação há 21 anos. Na rede municipal, eu já fui pedagoga, professora, diretora de escola do CEMPA, na Escola Municipal Sinhô Machado, já estive aqui na secretaria de educação como [secretária] adjunta do Tempo Integral, na parte pedagógica. Então eu tenho uma experiência, conheço toda a rede. A Educação é processual. Tudo o que estamos construindo é pensando em uma organização que tenha continuidade. A gente focou em uma equipe técnica, a pedido do atual prefeito. Ele me convidou com essa intenção. Quando eu montei uma equipe, eu pensei muito nesse processo contínuo, mesmo sendo um governo interino. Nós focamos na contratação de servidores de carreira, funcionários efetivos, que já estão trabalhando nas escolas há bastante tempo, até para dar sequência a todo esse processo, porque o ano passado foi um ano muito atípico. Mas estamos com uma equipe bem animada”.

Entre os desafios à frente da gestão educacional de Mariana, a nova secretária precisa organizar o retorno às aulas em 2021, ainda em meio à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, Carlene informou a prorrogação do período de pré-matrículas na rede pública municipal da educação infantil para até a próxima segunda-feira (25), diante da alta procura de novos alunos. “Nós tivemos muita procura por alunos de escolas particulares para ingressarem na rede pública. Essa era uma demanda que nós não esperávamos”. A secretária anunciou que o calendário letivo foi discutido com os diretores das escolas e enviado à Superintendência Regional de Ensino (SRE). 

Assim, as aulas têm previsão de retorno (remoto) em 1º de março, mas os professores já serão convocados em fevereiro, para capacitação pedagógica, tecnológica e preparação do ano letivo. A princípio, está prevista a troca de todo o mobiliário escolar da rede pública municipal de Mariana e uma adaptação do material utilizado pelo Programa de Educação Tutorada (PET) do governo de Minas Gerais. “No ano passado, nós fomos até o módulo 4 do PET, então estamos fazendo uma adaptação para começarmos o ano com o módulo 5. O estado nos informou que ainda não tem os PETs de 2021, pois ainda estão finalizando o ano letivo anterior. Deve sair em fevereiro.“ A secretária de Educação informou que não pretende produzir novos cadernos, nem utilizar os cadernos elaborados pela gestão anterior da Secretaria Municipal de Educação. Carlene Almeida prevê, ainda, uma adaptação do Portal do Aluno lançado em 2020, com o objetivo de deixá-lo mais “pedagógico e menos institucional”. 

Sobre o ENEM, Carlene vê “com preocupação” a realização do exame em Mariana, mas disse que, assim como no domingo passado, seguirá obedecendo a decisão judicial e confirma a aplicação da prova neste domingo. “Até porque nós não temos a confirmação de que esse exame será aplicado depois. Então, muitos alunos que irão fazer poderiam sair prejudicados. Mas solicitamos ao comitê [municipal de enfrentamento e combate à Covid-19] que reforce a fiscalização nos locais de prova para evitar aglomerações, como foi feito no último domingo”.

A secretária municipal de Mariana anunciou ainda a contratação de 84 professores e 10 pedagogos, aprovados em processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de Mariana em 2018. Carlene explicou que, caso necessário, também será aberto o processo de contratação de profissionais por meio de designações, para ocuparem eventuais vagas remanescentes do processo seletivo.

Veja Mais