Prefeitura de Mariana dá algumas respostas para Constantino, mas nem tudo tem solução
Secretarias municipais respondem sobre saúde, educação e obras. Transporte público e lazer não são mencionados
- Lui Pereira
- Marcelo Sena
- 05/02/2021
- 16:39
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Depois de matéria publicada pela Agência Primaz sobre a situação de isolamento extremo vivenciada pelos moradores de Constantino, a Prefeitura de Mariana contestou parte das denúncias apresentadas pelos habitantes do subdistrito. Foram enviadas respostas sobre alguns dos assuntos abordados, nas áreas de saúde, educação, água e restauração de estradas e pontes. Outras demandas, como instalação de torre de celular, transporte público, lazer e acesso à internet, por exemplo, ainda não foram abordadas pela prefeitura.
Os moradores de Constantino reclamaram da falta de medicamentos e de ambulância no subdistrito, além de afirmarem que as visitas (quinzenais) de um médico ao local não são suficientes para atender à população. Também foi relatada à Agência Primaz, a necessidade de atendimento fisioterapêutico em Constantino. Em resposta, a secretaria de saúde informou que não há demanda para a presença semanal de um médico no subdistrito. De acordo com a secretaria de saúde, a necessidade média é de “6 consultas por ida do médico”, para atender uma “média de 25 a 30 famílias”. Ainda segundo a secretaria, a renovação de receitas é a maior demanda dos moradores de Constantino e costuma ser atendida no mesmo dia de visita do médico.
Na parte de educação, a população lamenta o fechamento da única escola existente no local e afirma contar com um “favor” do município vizinho de Diogo de Vasconcelos para conseguir estudar. Os moradores também reivindicam acesso à internet e sinal de celular para que os alunos consigam realizar as atividades remotas durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a secretaria de educação, há um convênio entre Mariana e Diogo de Vasconcelos, desde 10 de agosto de 2011, “com cessão de funcionários e serviços” para que os alunos de Constantino sejam atendidos pelo município vizinho. A prefeitura não informou, no entanto, os valores, prazos e características desse acordo.
Sobre o acesso à internet pelos alunos durante a pandemia, a prefeitura argumenta que “a rede municipal de Mariana também está neste período de pandemia COVID19 ofertando estudo remoto e oferecendo atividades impressas considerando que há um número significativo de alunos que também não tem acesso a internet”. A secretaria de educação informa ainda que as escolas de Mariana “retornarão dia 01 de março de 2021 com ensino remoto e atividades impressas” e que “está de portas abertas para receber representantes da comunidade para maiores esclarecimentos”.
Quanto ao problema da intermitência no fornecimento de água no povoado pelo não uso do reservatório instalado no local, o SAAE informa que “atualmente em caráter provisório, para estudos, interligamos o poço artesiano direto na rede de distribuição disponibilizando água no período do dia, sendo desligada a bomba a noite. Sendo assim o reservatório está desativado. Em pesquisa feita em nosso call center não localizamos durante os dois últimos meses, reclamações no abastecimento do referido subdistrito”. Entretanto, vale lembrar que os moradores do subdistrito não têm acesso à telefonia fixa ou móvel.
Em relação à qualidade da estrada de acesso ao povoado, foi informado que está sendo realizada uma “pavimentação com Rejeito, uma nova tecnologia que irá garantir que as estradas permaneçam em bom estado mesmo em períodos de chuva”. Sobre as pontes, a prefeitura informa que tanto aquela presente na estrada de acesso, quanto a localizada dentro do subdistrito serão reformadas e “estamos em fase de elaboração dos projetos dessas pontes, visando uma solução definitiva para atender a comunidade de forma permanente”.
Como dito ao longo da matéria, os habitantes de Constantino não têm acesso ao telefone (para ligar para o SAAE) ou internet (para que os alunos realizem o ensino remoto). Sobre esses problemas, a prefeitura informou que “a equipe responsável ainda está estudando a melhor forma de atender a localidade”. Quanto aos problemas de transporte público e lazer, ainda não recebemos respostas da Prefeitura de Mariana. Vale ressaltar que os questionamentos a todos os problemas relatados pelos moradores de Constantino foram enviados, por e-mail, à comunicação da prefeitura em 28 de janeiro de 2021.
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