“Os desafios serão ainda maiores”, afirma reitora da Ufop

Cláudia Marliére é reconduzida oficialmente ao cargo à frente da Universidade

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Eleita em consulta paritária no ano passado, Cláudia Marliére é reconduzida ao cargo de reitora para mais um mandato de quatro anos - Foto: Arquivo/Agência Primaz

Primeira reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, a professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima administrará a instituição novamente pelos próximos quatro anos, dando continuidade ao trabalho estabelecido ao lado de seu vice, o professor Hermínio Nalini Junior. O decreto sobre a recondução ao cargo foi publicado, nessa quinta-feira, 18/02, no Diário Oficial da União.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Marliére celebra a nomeação e garante estar “consciente de que os desafios serão ainda maiores” e completa estar “preparada para esta nova jornada”. Ela é professora titular da Escola de Nutrição da Ufop, tendo se graduado na mesma instituição em 1989.

Segundo a Ufop, ainda não há data prevista para a cerimônia de posse da reitora no Ministério da Educação. Já a recondução do professor Hermínio é feita internamente e ainda será marcada.

Pesquisa paritária

Apesar de as instituições federais de ensino promoverem pesquisas paritárias internas para escolha dos seus gestores, os reitores e reitoras são nomeados diretamente pelo presidente. As eleições são feitas por meio de uma consulta à comunidade acadêmica, com votos de docentes, estudantes e técnicos. O nome do vencedor é indicado ao Ministério da Educação, não sendo obrigatória a sua nomeação.

 

Em 2020, a chapa composta por Cláudia e Hermínio foi a vencedora da pesquisa paritária. O resultado foi referendado pelo Colégio Eleitoral Universitário, colocando-a no primeiro lugar da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação; agora, acatado pela Presidência da República.

Veja Mais