Defesa Civil alerta para fortes chuvas em Ouro Preto

Volume acumulado de chuva provoca risco de deslizamentos na região

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Previsão de chuvas intensas para Ouro Preto no fim de semana - Foto: Leo Homssi/ Converso Comunicação

Uma frente fria já chegou ao município de Ouro Preto e região. A previsão é de muita chuva até a próxima segunda-feira (1º de março), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos no município principalmente devido ao acumulado de chuvas nos últimos dias.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O geólogo Charles Murta descreve as razões da incidência de chuvas em fevereiro, que foi de, aproximadamente, 38% acima da média do que era esperado para o período, com um volume ainda maior nesta última semana do mês. “Nós tivemos entrada da zona de convergência do Atlântico Sul, aquela que provoca chuvas mais intensas, com grandes áreas de instabilidade atmosféricas organizadas que vêm do Norte do País, formando um corredor que passa pela nossa região, trazendo um grande volume de umidade”.

Risco de deslizamento

A grande questão é que nós já estamos com o terreno encharcado, o solo já está muito saturado de água. Isso pode deflagar o que chamamos de movimento de massas, que são os deslizamentos de terra comuns na nossa região”, explica o geólogo Charles Murta.

Segundo ele, Ouro Preto se situa em uma região serrana, que tem condições geológicas muito favoráveis, principalmente na sede, para a ocorrência de deslizamentos de terras. A chamada Serra de Ouro Preto abrange os bairros Veloso [São Cristóvão], São Francisco, Centro, Alto da Cruz, Taquaral, Piedade, Morro Santana, Santa Cruz. “Todas essas regiões sempre chamam a atenção da Defesa Civil, pois são recorrentes deslizamentos e acidentes nesses locais, mostrando a suscetibilidade do terreno quando ele se encontra muito encharcado”.

*** Continua depois da publicidade ***

Aplicativo e alertas

O trabalho da Defesa Civil é preventivo e realizado em parceria com órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e serviços de emergência. Importante acionar a Defesa Civil se houver, por exemplo, trincas nas paredes, em pisos, terreiros e barrancos, etc. A equipe é designada para fazer uma avaliação no local e analisar o risco.

A prefeitura conta com o aplicativo para dispositivos móveis intitulado “Defesa Civil – Ouro Preto”, capaz de emitir alertas em tempo real sobre possíveis alterações geológicas e situações de risco urgentes, além de informações sobre as chuvas na região. O aplicativo é gratuito, disponível para o sistema Android.

Os contatos da Defesa Civil são (31) 3559-3121 e defesacivil@ouropreto.mg.gov.br, com atendimento ao público de 8h às 18h. Já o plantão 24 é feito tanto pelo fixo (31) 3559-3121 como pelo número 199.

Veja Mais