Autoconhecimento: Uma estratégia fundamental e necessária em tempos de crise

“Como seres humanos a nossa grandeza não está em refazermos o mundo, mas em sermos capazes de refazer a nós mesmos”. (Mahatma Gandhi)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Responda com sinceridade: Você se conhece bastante? Consegue enumerar com facilidade quais são suas qualidades e seus pontos fracos?

Façamos, então, se me permitem os meus caros leitores, um pequeno teste. Pegue uma caneta e um papel e, em 05 minutos, faça uma pequena lista de 10 qualidades e 10 pontos fracos que você possui.

E aí, conseguiu? Tendo como base minha longa experiência trabalhando em sala de aula e ministrando cursos comportamentais, posso afirmar que provavelmente você não conseguirá, assim como quase todos que já passaram por essa experiência. Por que será? Falar dos outros é fácil, o difícil e falar de si mesmo! Afinal, quem é você?

Conhecer-se a si mesmo é um grande desafio e pode ser uma excelente estratégia para enfrentar os desafios que nos aparecem no dia a dia, principalmente nesses momentos traumáticos que estamos vivendo! O autoconhecimento é uma das maiores fontes de sabedoria.  Quanto mais o ser humano se conhece, mais possibilidades ele tem de conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos e investir no seu crescimento pessoal e profissional. Existem várias formas de se investir nessa área, uma delas é através de uma filosofia milenar conhecida como Eneagrama.

O Eneagrama é um estudo da personalidade humana, criado há cerca de 4.500 anos que classifica o comportamento humano segundo nove grandes tipos. Sua autoria é desconhecida, mas seu conhecimento aparece na história das tradições iniciáticas ocidentais da humanidade, na raiz dos conhecimentos gnósticos, judaicos, cristãos e islâmicos. Tem sua origem etimológica nos termos gregos “enea”, que significa “nove” e “grama”, que significa desenho, figura. Foi redescoberto no final do século XIX e início do século XX pelo filósofo russo Georges Ivanovich Gurdjieff através do contato com mestres de uma fraternidade secreta chamada Sarmung, num território não bem definido, hoje, entre o Afeganistão e a Turquia e a partir daí ganhou o mundo.

O símbolo do Eneagrama, como não poderia deixar de ser, é um polígono de nove lados, o eneágono. Cada ponta desse eneágono representa um tipo de personalidade. Os estudos milenares afirmam que todos nós seres humanos nos enquadramos em um desses nove tipos, com características marcantes que fazem a diferença de cada um deles. Assim nós temos no Tipo 1, o Perfeccionista, no Tipo 2 o Doador, no Tipo 3 o Vencedor e nos Tipos 4, 5, 6, 7, 8 e 9 os Tipos Romântico, Observador, Controlador, Epicurista, Autoritário e Mediador, respectivamente. Cada um desses Tipos possuem uma série de pontos fortes e de pontos fracos que podem ser identificados através de um Inventário auto avaliativo preenchido com a orientação de um profissional especialista em Enegrama.       

Além da possibilidade de investir no autoconhecimento, o Eneagrama também permite conhecer e entender o comportamento das outras pessoas que fazem parte do nosso convívio, facilitando o relacionamento interpessoal, quer seja no trabalho, quer seja no convívio familiar ou social.

O grande Mahatma Gandhi já dizia em suas pregações em sua luta pela paz: “Como seres humanos a nossa grandeza não está em refazermos o mundo, mas em sermos capazes de refazer a nós mesmos”. É impossível sermos capazes de nos refazermos sem que nos conheçamos a nós mesmos.

Vai aí uma dica para os leitores: a Cesarius Gestão de Pessoas é especialista em Eneagrama, portanto, se você quiser investir no seu autodesenvolvimento, é só fazer contato!

(*) Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas.

Contato: www.caesarius.com.br cesarius@cesarius.com.br (31)99345-0515

Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos