Itabirito inicia vacinação de idosos de 75 a 79 anos

Seguindo o Plano Nacional de Vacinação (PNI), Itabirito iniciou nesta terça-feira (24), a imunização de mais um grupo de idosos contra a Covid-19.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Foto: Anadolu Agency/Colaborador Getty Images

Desde o dia 20 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Itabirito (PMI), vem realizando a imunização de profissionais de saúde da rede pública e privada, pessoas do grupo de risco e idosos. E hoje (24), foi a vez dos idosos de 75 a 79 anos.  A ordem de vacinação segue os critérios estabelecidos de acordo com o Plano Nacional e, segundo a PMI, as pessoas  vacinadas recebem previamente a convocação, por meio de ligação ou contato dos agentes comunitários de saúde.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Foi o caso de Maria José Gomes, de 77 anos, que recebeu a convocação no dia 23/03, pela agente de saúde, com o horário e local estabelecido para a imunização. De acordo com a idosa, agora ela se sente aliviada e pronta para receber a segunda dose (que será aplicada em abril). Ela também reforçou para que os devidos cuidados sejam respeitados: “Espero que todo mundo fique em casa, use máscara e aguarde ser chamado para vacinar também!”, recomendou Maria.

            Para esta fase, Itabirito recebeu 940 doses para os idosos e a vacinação acontece, principalmente, em sistema drive-thru (sem que eles precisem sair do carro). Outras 140 doses recebidas pelo município serão destinadas aos profissionais da saúde.

            Em Mariana, a imunização desta faixa etária também foi iniciada hoje. Na cidade de Ouro Preto, os idosos de 75 a 79 anos serão vacinados a partir de amanhã (25/03).

Aumento do número de adeptos à vacina

Com o agravamento da pandemia, é possível notar o recrudescimento dos protocolos sanitários – na tentativa de amenizar os impactos do vírus. Em Minas Gerais, por exemplo, todos os municípios do estado encontram-se sob o decreto da Onda Roxa: medida restritiva que deve ser prorrogada até o dia 04 de abril.

Nesse sentido, a vacinação tem ganhado ainda mais destaque e mobilizado muitos debates entre as massas que, segundo pesquisa recente, estão cada vez mais adeptas à possibilidade de vacinação. De acordo com dados da PoderData/Band, o percentual de pessoas que querem ser imunizadas aumentou de 78% para 85%.

Segundo Dhayara Ferreira, agente comunitária de saúde em Itabirito, nesta terça-feira a alta adesão também foi demonstrada em seu ambiente de trabalho. de acordo com a profissional, a UBS São José – onde ela exerce função – recebeu 150 doses de vacina e até às 13h cerca de 140 pessoas já haviam comparecido no local de vacinação.

*** Continua depois da publicidade ***

Apesar da vacina, a pandemia ainda não acabou!

            Vale ressaltar que, apesar da imunização dos grupos mencionados, o número de casos e óbitos na região – e em todo país – ainda apresentam grande crescimento, sobretudo entre os que não foram vacinados. Desta forma, é fundamental que os protocolos de biossegurança sejam mantidos; e que todas e todos sigam utilizando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações.

Veja Mais