Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Luiz Loureiro/Agência Primaz

test alt text

“A Pereira da Tia Miséria” é o nome do espetáculo teatral apresentado na Praça Gomes Freire (Jardim), na manhã desta terça-feira (4), pelo Núcleo Ás de Paus (Londrina, PR), com patrocínio da Petrobrás Distribuidora, no âmbito do projeto “Circulação Teatral pelo Interior de Minas Gerais”.

Montado ao ar livre, o espetáculo foi apresentado para crianças e adolescentes de escolas da cidade, atraindo ainda vários adultos e idosos, que se divertiram e se emocionaram com a história da “Tia Miséria”, que busca por seu filho “Fome” e engana a “Morte”.

O texto de Luan Valero é baseado em em um conto espanhol, com todas as falas rimadas, proporcionando risadas, pequenos sustos e uma aceitação muito grande do público, inclusive dos menores, alunos e alunas de uma creche, que mesmo eventualmente não conseguindo penetrar no lirismo e analogias do texto, mostrava-se extasiado pelos figurinos, músicas e destreza de atores e atrizes, apresentando-se em pernas de pau, representando inclusive um cachorro.

*** Continua depois da publicidade ***

Arte inclusiva

A produção do grupo londrinense, na estada desde 2010, que foi escolhida para apresentações em Tiradentes (25/5), Varginha (29/5) e Mariana, tem a preocupação de atingir a totalidade de seu público, promovendo a inclusão por intermédio de tradução em Libras e descrição para deficientes visuais, incluindo ainda um trabalho de experimentação tátil.

Um dos grupos beneficiados por esta política de inclusão foram os assistidos da Comunidade da Figueira, portadores de necessidades especiais decorrentes de deficiências auditivas e visuais, que demonstraram imensa satisfação por presenciarem um espetáculo que permitia a sua inclusão e percepção máxima da arte teatral.

Sinopse

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.

Oficina e intercâmbio

Na segunda-feira (3) os integrantes do Núcleo Ás de Paus ofereceram a oficina “O Corpo Coletivo”, direcionada a estudantes e professores da rede pública de ensino, com dinâmicas teatrais presentes na pesquisa da companhia, como cantos populares e danças circulares, objetivando estimular a capacidade criativa de cada participante, de modo a propiciar a conquista de autonomia quando inseridos em um contexto de construção coletiva. No projeto de circulação, o Núcleo Ás de Paus também faz intercâmbios artísticos com grupos locais. No caso de Mariana, o intercâmbio foi feito com o Circovolante, na sede situada no distrito de Passagem de Mariana.

*** Continua depois da publicidade***

Ficha Técnica

Concepção e Direção Musical: Eric D’Ávila

Figurinos: Alex Lima

Cenografia e Bonecos: Rogério Francisco Costa e Alex Lima

Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Camila Feoli, Luan Valero, Luana Rodrigues e Thunay Tartari