Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Mariana terá CEP por logradouros a partir de hoje

Todas as ruas da sede e do distrito de Passagem de Mariana terão numeração própria

Compartilhe:

A mudança dos CEP's são importantes para evitar eventuais atrasos nas entregas de cartas e encomendas - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Os correios de Mariana anunciaram que a partir desta terça (01), começará a valer o cepeamento por logradouro na sede do município e também no distrito de Passagem de Mariana. Segundo os Correios, a atualização será automática e os novos códigos postais poderão ser consultados por meio de seu site oficial.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Com a atualização, todas as ruas, avenidas, praças e espaços públicos da cidade terão um CEP específico. A atualização por logradouro, no entanto, será apenas para a sede e para Passagem de Mariana, maior distrito do município. Com isso, os CEP ‘s dos demais distritos também passarão por atualizações, mas continuarão apenas com um código por localidade.

A nova numeração, de acordo com a estatal, será uma forma de ampliar o uso da tecnologia no processo de entrega. Isso será feito por meio da utilização de máquinas e equipamentos que automatizam o tratamento e o encaminhamento dos objetos postais, reduzindo o tempo de entrega.

Segundo a empresa, haverá ampla divulgação da troca dos CEP ‘s no município e a atualização do endereço deve ser realizada para evitar eventual atraso na entrega dos objetos postais, o que pode ocorrer caso seja utilizado o código antigo, válido para todo município. “Os prazos de entrega oferecidos pela empresa somente são garantidos se, dentre outros fatores, o endereçamento, incluído o CEP, estiver correto”, afirma Julio Cesar, Gerente da Agência dos Correios em Mariana.

Os Correios afirmam que no caso de concessionárias de serviços públicos como por exemplo a CEMIG, além de empresas de telefonia, instituições bancárias e órgãos públicos não é necessária nenhuma atualização por parte do cidadão. As empresas são automaticamente informadas pela estatal.

Locais sem entrega

Em alguns bairros de Mariana, não há o serviço de entrega porta a porta realizado por carteiros, os moradores destes locais precisam realizar a retirada dos objetos na agência dos correios mais próxima.

A mudança da numeração não significa que os locais passarão a receber as entregas, mas de acordo com o gerente Julio César, “ já estamos bem adiantados para tentar regularizar essa situação”.

*** Continua depois da publicidade ***

Passagem de Mariana

Julio Cesar explica que em Passagem de Mariana as encomendas continuarão disponíveis para retirada no Posto de Correio mantido pela prefeitura, cartas simples e registradas serão entregues nas casas.

Marcelo Ceceu, da Associação Comunitária Passagense, vê a iniciativa como algo positivo para a comunidade, mas para ele, o posto de correio do distrito deveria se informatizar e melhorar a entrega de encomendas: “Temos muitos idosos na nossa comunidade, o que dificulta bastante o deslocamentos dos mesmos até o posto dos correios, outra situação é quando ao prazo de recebimento, às vezes os boletos já chegam vencidos”, alega.

Confira abaixo a lista dos novos CEP’s dos distritos (exceto Passagem de Mariana)

Santa Rita Durão – 35428-000

Bento Rodrigues – 35428-100

Camargos – 35428-200

Novo Bento Rodrigues – 35428-300

Alvorada – 35428-400

Campo Grande Vila Rica – 35428-500

Bandeirantes – 35428-600

Padre Viegas – 35428-700

Cláudio Manuel – 35429-000

Águas Claras – 35429-100

Furquim – 35429-200

Monsenhor Horta – 35429-300

Cachoeira do Brumado – 35429-400

Barro Branco – 35429-500

Barroca – 35429-600

Área Rural – 35427-899

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Ver Mais