Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

A sustentabilidade nossa de cada dia

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

A sustentabilidade mostra-se como o modo inteligente e responsável de relacionar-se com as pessoas e a Terra. Produzir sem destruir, pensando no presente e no futuro, sem interferir nosso meio ambiente é a “moda” do momento. A sustentabilidade apenas se torna viável caso todas as pessoas se preocupem e ajam. Práticas sustentáveis são necessárias em nosso dia a dia.

A sustentabilidade não é uma ideologia superficial. Trata-se do único modelo de desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso, politicamente ético, ambientalmente correto e esteticamente equilibrado. Uma visão estratégica que nos permite corrigir erros da humanidade que tanto comprometem a existência de condições básicas para a vida terrestre a médio prazo. A sociedade deve se conscientizar do papel que a mesma tem nesse processo de reversão dos impactos humanos na Terra.

A sustentabilidade tem de ser aplicada de maneira macro (no planeta, no Brasil) e micro (em nossa casa), pois somente será alterado o quadro em que a Terra se encontra com a cooperação de todos. Práticas rápidas e básicas, como reciclar o lixo e substituir sacolas plásticas por recicláveis, são ações micro que nos permitem entender realmente como podemos auxiliar nosso planeta, até porque a falta de conhecimento das pessoas acerca da sua responsabilidade para com o planeta pode ter consequências catastróficas.

Colocar de forma prática a sustentabilidade em nossas vidas é logicamente necessário para que possamos construir um mundo para todos, sem deixar ninguém para trás. Temos um mundo rico e diverso, porém marcado pela violência, desigualdade, preconceito e pobreza. Precisamos de mudanças profundas. Para sair desta crise social, ambiental, econômica e de valores, passa-se pelo diálogo. Somente com pessoas conscientes de seu papel transformador que daremos mais passos em direção a um futuro melhor.

Picture of Sarah Tempesta
Sarah Tempesta é bióloga e mora em São Lourenço (MG)
Veja mais publicações de Sarah Tempesta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *