Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

É possível refinanciar minha dívida?

Buscando difundir os conteúdos de Direito do Consumidor a partir da resolução das dúvidas dos nossos seguidores, o Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP estabeleceu parceria com a Agência Primaz de Comunicação.

Compartilhe:

Arte: Karla Rezende/Agência Primaz
Seção dedicada a assuntos relacionados aos Direitos do Consumidor, parceria da Agência Primaz com o Núcleo do Direito do Consumidor (NDCon/UFOP)

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

📌 Sim! O refinanciamento de uma dívida ocorre quando as partes em comum acordo definem por realizar alterações, por exemplo, nos valores e nos prazos envolvidos no contrato original.

📌 Muitas vezes esse refinanciamento ocorre a pedido do consumidor devido a uma mudança econômica em sua vida, o que pode ocorrer, por exemplo, por causa da perda do emprego.

📌 Vale ressaltar que a renegociação pode ser vantajosa para ambas as partes. Entretanto, a instituição financeira não é obrigada a renegociar a dívida.

📌 O que se deve ficar atento neste caso é que o consumidor pode realizar a transferência de muitos financiamentos e também da dívida do cartão de crédito para outro banco por meio da portabilidade de crédito.

⚠️ DICA
É importante que o consumidor realize suas compras de maneira consciente e planejada, a fim de evitar o endividamento. E, para quitar sua dívida, fique atento às condições, às taxas e juros que as instituições financeiras oferecem para encontrar um serviço de crédito que ofereça as melhores condições.

*** Continua depois da publicidade ***

📚 Quer saber mais sobre os direitos dos consumidores?

Acompanhe as publicações do projeto também no Instagram: @consumidorufop.

Somos todos consumidores!

Equipe do NDCon – Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP

Se você tem alguma dúvida sobre seus direitos como consumidor(a) ou se aconteceu alguma situação de consumo com você e quer tirar sua dúvida, manda pra gente!

Sua dúvida pode ser encaminhada pelo WhatsApp da Agência Primaz de Comunicação de Mariana, nossa parceira em receber as dúvidas e divulgar as respostas nas redes sociais e no site da agência!

***