Rodrigo Fontenelle/Agência Primaz
Foram disputadas nesta terça (30) as partidas de xadrez, em uma etapa única, pela microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) na Arena Mariana, em Mariana. Dos 59 inscritos, 43 atletas compareceram para a disputa. A competição foi dividida em 4 módulos: feminino I, feminino II, masculino I e masculino II, sendo que a categoria I se refere aos participantes de 12 a 14 anos e a categoria II aos de 15 a 17 anos.
Às 9h da manhã, após reunião da organização técnica para programar as rodadas, os jogos se iniciaram. Professores acompanharam as equipes de suas escolas, assim como também a apuração dos resultados das partidas em tempo real. A professora de educação física Bárbara Fonseca, das redes municipal e estadual de Itabirito, falou sobre a importância desse esporte na vida dos estudantes: “O xadrez é de suma importância pro desenvolvimento dos meninos né, o intelectual. Ele contribui significativamente pra isso”. A equipe acompanhada por Bárbara foi composta por 5 alunos da rede municipal e 3 alunas da rede estadual de Itabirito. Desse grupo Rafael Yudy Ogawa, da Escola Estadual Ana Amélia Queiroz, conseguiu a classificação para a etapa regional, em 3º lugar no módulo I.
Os alunos e alunas de Itabirito foram os grandes destaques da competição de xadrez. No masculino participaram 12 enxadristas, conseguindo 4 classificações: 3 primeiros lugares no módulo I e um 4º lugar no módulo II. As meninas também conseguiram resultados expressivos, classificando-se nos 3 primeiros lugares do módulo I.
Os 4 primeiros colocados de cada uma das modalidades (masculino I, masculino II, feminino I e feminino II), totalizando 16 atletas, foram classificados para a etapa regional de xadrez do JEMG que acontecerá neste ano, em Pitangui.
A coordenadora de execução Wgislainy Christina, que também é representante da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), comentou sobre as dificuldades, que são gerais e conhecidas nessa etapa do microrregional em Mariana, para que as equipes possam comparecer às competições: “Bom, a gente tá vivendo uma situação difícil que eu acredito que é pra todos os municípios (…) a realidade hoje de transportes nos municípios é bem complicada”. Foram muitas as equipes que não compareceram aos jogos e foram eliminadas. “A gente teve relatos de alguns meninos que não chegaram por causa desse transporte que, às vezes, não conseguiu buscar na zona rural, trazer pra cidade e de lá deslocarem para Mariana”, informou a coordenadora.
Após aproximadamente 3 horas de partidas, a etapa microrregional de xadrez em Mariana foi finalizada às 12h30, seguida de premiação com medalhas para todos os professores e estudantes presentes, independentemente da classificação, como reconhecimento pelo comparecimento e espírito esportivo.
Confira abaixo a lista completa de classificados para a etapa regional:
– Módulo I – Masculino:
1) Bernardo Oliveira L. Mendanha – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins (Itabirito)
2) Cristian de Castro Sanches – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins (Itabirito)
3) Rafael Yudi Ogawa – E.M. Ana Amélia Queiroz (Itabirito)
4) Rafael Yudi Ogawa – E.M. Izaura Mendes (Itabirito)
– Módulo I – Feminino:
1) Beatriz de Sant’Ana Faria – E.E. Prof. Tibúrcio (Itabirito)
2) Marcela Simões Henriques – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins (Itabirito)
3) Vitória Gurgel Baldoíno – E.E. Prof. Tibúrcio (Itabirito)
4) Dejaína Aparecida T. Lima – E.E. Profª Daura Carvalho Neto (Ouro Preto)
– Módulo II – Masculino:
1) Jhean Vitor de Paula – E.E. Prof. Monsenhor Morais (Mariana)
2) Euculei José F. Baru Miranda – E.E. Pedro II (Ouro Preto)
3) Maurílio dos Anjos da Silva – E.E. Prof. Monsenhor Morais (Mariana)
4) Daniel Luiz Malaquias – E.E. Intendente Cãmara (Itabirito)
– Módulo II – Feminino:
1) Liliane dos Anjos Fonseca – E.E. Prof. Monsenhor Morais (Mariana)
2) Jeneffer Raynara A. de Souza – E.E. Profª. Maria do Carmo Almeida (Ouro Preto)
3) Mariana Fátima T. de F. Lopes – E.E. Cel. Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos)
4) Yara Cristina Siqueira Batista – E.E. Profª. Maria do Carmo Almeida (Ouro Preto)