Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Luiz Loureiro/Agência Primaz (*)

Foi divulgado na última quarta-feira o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. Para consultar o resultado, é necessário que o estudante informe o CPF e a senha criada na hora de fazer a solicitação. A taxa de inscrição deste ano é oitenta e cinco reais.

Também foi disponibilizado o resultado das justificativas dos estudantes isentos da inscrição no ENEM do ano passado e que, por algum motivo, faltaram às provas. Para pedir isenção novamente este ano, esses estudantes tiveram que apresentar uma justificativa da ausência.

Os interessados em fazer o ENEM e que tiveram solicitação de isenção e/ou justificativa de ausência reprovadas poderão apresentar recurso de hoje até as 23:59, dia 26, na página do Sistema ENEM. O resultado do recurso será divulgado no mesmo endereço, a partir de 2 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do ENEM este ano, cujo prazo foi encerrado no último dia 10.

Tem direito a isenção quem está cursando a última série do ensino médio este ano em escola da rede pública declarada ao censo escolar e quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda igual ou menor que um salário mínimo por pessoa. A isenção também é voltada para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda.

As provas do ENEM serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As notas do exame podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo fundo de financiamento estudantil (Fies).


(*) Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP