Luiz Loureiro/Agência Primaz
Na manhã de domingo (21), a tradição foi mantida em Mariana com a confecção de tapetes nas ruas Direita e Josafá Macedo. A movimentação começou por volta das 7 horas e nossa reportagem foi conferir o trabalho, ouvindo o artista plástico Rinaldo Urzedo, que explicou como é feito o planejamento.
“É um trabalho feito com bastante antecedência, porque a gente faz o planejamento da equipe, da aquisição do material, da pintura da serragem e da divulgação”, comenta Rinaldo, esclarecendo que a confecção dos tapetes é uma manifestação artística, sob responsabilidade dos integrantes da Associação Marianense de Artistas Plásticos (AMAP), que naõ só produzem os desenhos como também orientam os colaboradores no trabalho de espalhar a serragem para executar os tapetes.
Rinaldo destaca ainda que um dos motivos desse trabalho é buscar o envolvimento das pessoas, principalmente as crianças. “todo mundo gosta, todo mundo participa, cada um faz um pouquinho”.
Rinaldo falou também da união dos artistas e da participação de turistas e pessoas da cidade, inclusive crianças. No momento em que nossa reportagem acompanhou a confecção dos tapetes não foi verificada a participação de turistas, mas falamos com Desirée e Gláucia, esta última acompanhada da filha Joana, de onze anos, que faz questão de participar.
Para Desirée, que reside em Mariana há apenas 9 meses, “viver em uma cidade histórica tem sido super motivador”, acrescentando que pretende colaborar todos os anos.
Gláucia diz ter sido surpreendida pelo desejo de participar, manifestado por sua filha Joana, à época com apenas 5 anos, durante uma caminhada. Desde então ela e a filha assumem esse compromisso, sem faltar um ano sequer. “E este ano a gente está trazendo a família, os priminhos, porque eles sempre ficavam com vontade de ajudar quando viam as fotos”, finalizou.
No final do dia, terminadas as celebrações da Semana Santa, uma equipe de limpeza coloca-se imediatamente a postos, varrendo e recolhendo todo o material utilizado.