Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Agência Primaz (*)

A Defesa Civil de Minas Gerais normalizou, na noite da última quarta-feira (17), o tráfego no trecho da rodovia federal BR-365 que estava funcionando em operação pare e siga desde o dia 21 de fevereiro. ////

A estrada chegou a ser totalmente interditada no dia 20 de fevereiro, por estar na zona de inundação da barragem Vargem Grande, localizada em Nova Lima. A estrutura, pertencente à Vale, está paralisada devido aos riscos de rompimento.

A suspensão foi acertada mediante a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela mineradora, Ministério Público de Minas Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícia Militar, após apresentação de um estudo técnico elaborado por empresa contratada pela Vale, que demonstrou a viabilidade de uma operação assistida na rodovia. Com a medida o tráfego ficou liberado, nos 2 sentidos, entre os quilômetros 37 e 40, no qual estão situados 4 trechos considerados como passíveis de risco em caso de rompimento da barragem.

Embora não existam ainda dados disponíveis, a incerteza sobre a segurança pode ter influenciado o movimento de turistas em Mariana e Ouro Preto, como foi constatado pela reportagem do Jornal Primaz nas ruas dessas cidades, mesmo com a coincidência das celebrações do feriado de 21 de abril e a Semana Santa.


(*) Com informações da Agência Brasil e Defesa Civil de MG