Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Movimentos sociais gritam “Fora, Bolsonaro” na Praça Tiradentes

Grito dos Excluídos 2021 teve apoio do acampamento Fora, Saneouro

Compartilhe:

Grito dos Excluídos 2021 teve participação do acampamento Fora, Saneouro. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Créditos
O Grito dos Excluídos, evento que simboliza um contraponto à ideia de proclamação da Independência do Brasil de 1822, teve como pauta principal neste 7 de setembro de 2021 o pedido de saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República. Em Ouro Preto, os manifestantes se reuniram na Praça Tiradentes e tiveram o apoio do Acampamento Fora, Saneouro, instalado há mais de 40 dias no principal ponto turístico da cidade.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Para Rodrigo Fernandes, professor da UFOP, o flerte com movimentos autoritários, aliado às dificuldades enfrentadas pela população são os principais motivos do pedido de “Fora, Bolsonaro”. “Além da situação política que a gente está vivendo, com um governo abertamente facista e autoritário, tem também como péssimas condições de vida da população. Desemprego alto, fome, carestia e também um processo de contra reformas que estão tirando direitos ”.

Em Ouro Preto, o Grito dos Excluídos 2021 teve o apoio do acampamento Fora, Saneouro, instalado há mais de 40 dias na Praça Tiradentes. Sobre isso, o professor Rodrigo defendeu que água é um direito, que não deve ser privatizado. “Aqui a gente tem vários trabalhadores defendendo o direito à água, contra a privatização da Saneouro, mas tem também trabalhadores do setor público, contra a reforma administrativa e também contra outras medidas que os governos têm empreendido.”

Entre os movimentos sociais organizadores do ato em 2021, está a União Brasileira de Mulheres, presidida em Ouro Preto por Débora Queiroz. Débora explicou que a crise enfrentada no país faz com que as pessoas saiam às ruas para protestar contra o governo, mas ressalta a essência aguerrida do Grito dos Excluídos. “O 7 de setembro sempre foi dia de ocupar as ruas e de colocar que, embora essa independência seja tão propagada e alardeada, a gente ainda tem muito a conquistar no nosso país, que é feito de muitos excluídos. Especialmente nesse momento peculiar de nossa história, onde estamos vivendo uma crise socioeconômica e também sanitária ”.

Condução do governo na compra de vacinas foi criticada pelos manifestantes. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Condução do governo na compra de vacinas foi criticada pelos manifestantes. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

A presidente da UBM ressalta a importância de se realizar o ato na Praça Tiradentes. “Nós estamos aqui para dizer que somos contra esse governo genocida, contra essa política de preços que eleva a gasolina a R $ 7,00, o gás a R $ 110,00, a carne que saiu do prato do brasileiro. Então a gente convocou todos os movimentos sociais da cidade para estarem aqui conosco, ocupando esse espaço simbólico que é a Praça Tiradentes.” 

Por causa das manifestações, a Prefeitura de Ouro Preto alterou o local das solenidades em alusão aos 199 anos da Independência do Brasil. Tradicionalmente realizado na Praça Tiradentes, em 2021 o evento da prefeitura foi realizado em frente à Casa de Gonzaga. O policiamento em Ouro Preto foi reforçado, mas não foram registrados conflitos entre os manifestantes contrários e favoráveis ao governo Jair Bolsonaro.

***