- Mariana
Atenção básica à saúde chega ao bairro São José (Chácara) em Mariana
Equipamento inaugurado nesta sexta-feira (22) pretende oferecer cobertura primária a uma população estimada em 11 mil pessoas
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Planejada há aproximadamente um ano, como descentralização da atenção primária à saúde, a nova UBS tem como referência a população dos bairros Chácara, Dom Oscar e parte do São Pedro e Centro Histórico, totalizando aproximadamente 11 mil pessoas que, anteriormente, precisavam se deslocar até o Barro Preto para acessar serviços de atendimento médico básico. “A gente tinha em torno de 25 mil pessoas referenciadas no Centro I e II [Barro Preto] e tiramos de lá 11 mil, sendo que já tínhamos tirado quase 6 mil com a inauguração da Casa Rosa. Com isso a gente consegue ofertar mais [serviços de atendimento], com mais condições aqui de gabinetes e de estrutura w também estamos próximos do centro administrativo da saúde, onde nós temos toda a estrutura de transporte, já que mandamos, diariamente, em torno de 140 pessoas para exames e consultas”, informou o Secretário de Saúde, Danilo Brito.
Instalada nas dependências do antigo Palácio dos Bispos, a UBS foi instalada a partir de intervenções de pequeno porte, principalmente em relação a divisórias e instalações elétrica e de dados, além de pintura interna. Segundo Danilo Brito, tudo isso foi feito em aproximadamente 40 dias, ao custo de R$60 mil. O atendimento será feito por duas equipes compostas, cada uma por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além de contar com atendimentos de pediatria e ginecologia, compondo o elenco de atividades denominadas de estratégia avançada de saúde da família.
Com essa descentralização, além da UPA São Pedro e das UBS Arena e Rosário, o atendimento básico estará bem mapeado, ou seja, com a oferta de serviços adequadamente instalada na sede do município, assim como já ocorre nos distritos, inclusive com integração quase completa, via prontuário eletrônico. “Eu quero destacar que os distritos estão mapeados e cobertos 100%, mas com a inauguração das duas UBS’s [Arena e Rosário] e a UPA São Pedro, nós vamos conseguir mapear bem a nossa cidade, assim como vamos ampliar a oferta na Barroca e padre Viegas, assim como pretendemos ampliar de 4 para pelo menos 6 equipes, para o atendimento no complexo de bairros nas Cabanas”, declarou.
Confira, nas fotos abaixo, alguns dos espaços que compõem a UBS inaugurada nesta sexta-feira:
Homenagem
Marisa Quintão Teixeira e Silva Marchetti, falecida repentinamente em 2020, nasceu em Barbacena e mudou-se para Belo Horizonte aos 15 anos. Formada em Odontologia, casou-se com Altair Marchetti Júnior em 1984 e estabeleceu-se em Mariana no mesmo ano, onde iniciou seus atendimentos na Prefeitura Municipal e em sua clínica, além de prestar serviços na Escola Estadual Dom Silvério, como cirurgiã dentista concursada do Estado de Minas Gerais. Especializou-se em Saúde Pública, Periodontia, Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia. Em 2010 foi agraciada com o título de Cidadã Marianense.
*** Continua depois da publicidade ***
Setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde
Em rápida entrevista concedida à reportagem da Agência Primaz, após o término da cerimônia de inauguração da UBS, Danilo Brito falou sobre a importância da mudança do setor administrativo da secretaria para o novo local. “Há um ano nós vimos a necessidade de ampliar os nossos locais de atendimento dos PSF’s [Programa de Saúde da Família]. E nessa ampliação e descentralização do PSF do Centro, surgiu também a ideia de transferir o administrativo, que ficava no andar superior do centro de especialidades [Previne], afirmou Danilo, ressaltando que agora o setor está mais integrado e poderá operar com mais conforto, não só para os funcionários, mas principalmente para os usuários.
Abaixo, algumas fotografias da fachada e dos ambientes internos do setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.