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Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Black Friday: O que é? Quais os cuidados o(a) consumidor(a) deve ter?

Buscando difundir os conteúdos de Direito do Consumidor a partir da resolução das dúvidas dos nossos seguidores, o Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP estabeleceu parceria com a Agência Primaz de Comunicação.

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Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz
Seção dedicada a assuntos relacionados aos Direitos do Consumidor, parceria da Agência Primaz com o Núcleo do Direito do Consumidor (NDCon/UFOP)

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Consumidor(a), você sabe o que é a Black Friday? 🤔🤑

📌 A Black Friday é um evento comercial que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano, com o intuito de promover preços muito baixos em diversas categorias.
Você sabe como surgiu a Black Friday? 😱
📌 A expressão Black Friday surgiu nos Estados Unidos e representa uma data onde os mais diversos produtos são ofertados com grandes descontos nos preços. Já no Brasil, a expressão chegou de forma definitiva no ano de 2010 e, no início, a promoção só envolvia lojas virtuais, mas depois de um tempo os supermercados também começaram a promover descontos.
Como funciona a Black Friday no Brasil?
No Brasil é muito comum que os produtos ofertados tenham seus preços aumentados antes da Black Friday para receber um desconto posteriormente. O que se observa é que, mesmo sendo baseada no evento que ocorre nos EUA, aqui no Brasil nem sempre o consumidor é respeitado.

Cuidados

⚠️ A chance de se endividar no período da Black Friday é grande. Por isso, trazemos aqui algumas dicas:
📌 Fique atento às suas finanças, o ideal é que suas dívidas não sejam maiores do que 30% do seu orçamento mensal. E, antes de comprar faça a si mesmo as seguintes perguntas:
🤔 “Eu realmente preciso disso?”
🤷🏽‍♀️ “Posso deixar para comprar em outro momento?”
💵 “Eu consigo pagar à vista?”
💳 “Quantas dívidas parceladas eu tenho até o momento?”
Confiabilidade
⚠️ Algumas dicas para ajudar a identificar se uma loja online é confiável: 
🔍 A primeira é realizar uma pesquisa em sites como Reclame Aqui, e olhar a avaliação e os comentários de outros consumidores. 
👩🏽‍💻 Você pode verificar também a “lista negra” dos Procons, onde consta a relação de diversos sites e lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. Lembre-se sempre de olhar a lista mais atual.
🚫 É importante, também,  pensar na proteção dos seus dados pessoais. Sites não confiáveis colocam em risco as suas informações que podem ser utilizadas posteriormente por fraudadores.
📌O site deve disponibilizar as seguintes informações: Nome da empresa, número do CNPJ, informações para sua localização e contato, as características principais do produto, os riscos que ele pode causar ao consumidor.
📌 O site também deve diferenciar no preço as despesas adicionais como entrega e seguros, informações completas sobre a oferta como, pagamento, disponibilidade, e prazos referentes ao serviço.

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Mais informações

Mais informações:
Confira, no vídeo, a entrevista concedida à TV UFOP, pelo professor de Direito, Felipe Comarela, com um alerta para quem deseja gastar nesta Black Friday. Além do risco de golpes, o especialista em Direito do Consumidor também destaca que é preciso pesquisar bastante para encontrar bons preços já que os produtos estão mais caros por conta da inflação. Veja na entrevista!

📚 Quer saber mais sobre os direitos dos consumidores?

Acompanhe as publicações do projeto também no Instagram: @consumidorufop.

Somos todos consumidores!

Equipe do NDCon – Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP

Se você tem alguma dúvida sobre seus direitos como consumidor(a) ou se aconteceu alguma situação de consumo com você e quer tirar sua dúvida, manda pra gente!

Sua dúvida pode ser encaminhada pelo WhatsApp da Agência Primaz de Comunicação de Mariana, nossa parceira em receber as dúvidas e divulgar as respostas nas redes sociais e no site da Agência Primaz!

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