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Black Friday: O que é? Quais os cuidados o(a) consumidor(a) deve ter?
Buscando difundir os conteúdos de Direito do Consumidor a partir da resolução das dúvidas dos nossos seguidores, o Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP estabeleceu parceria com a Agência Primaz de Comunicação.
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Consumidor(a), você sabe o que é a Black Friday? 🤔🤑
📌 A Black Friday é um evento comercial que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano, com o intuito de promover preços muito baixos em diversas categorias.
Você sabe como surgiu a Black Friday? 😱
📌 A expressão Black Friday surgiu nos Estados Unidos e representa uma data onde os mais diversos produtos são ofertados com grandes descontos nos preços. Já no Brasil, a expressão chegou de forma definitiva no ano de 2010 e, no início, a promoção só envolvia lojas virtuais, mas depois de um tempo os supermercados também começaram a promover descontos.
Como funciona a Black Friday no Brasil?
No Brasil é muito comum que os produtos ofertados tenham seus preços aumentados antes da Black Friday para receber um desconto posteriormente. O que se observa é que, mesmo sendo baseada no evento que ocorre nos EUA, aqui no Brasil nem sempre o consumidor é respeitado.
Cuidados
⚠️ A chance de se endividar no período da Black Friday é grande. Por isso, trazemos aqui algumas dicas:
📌 Fique atento às suas finanças, o ideal é que suas dívidas não sejam maiores do que 30% do seu orçamento mensal. E, antes de comprar faça a si mesmo as seguintes perguntas:
🤔 “Eu realmente preciso disso?”
🤷🏽♀️ “Posso deixar para comprar em outro momento?”
💵 “Eu consigo pagar à vista?”
💳 “Quantas dívidas parceladas eu tenho até o momento?”
Confiabilidade
⚠️ Algumas dicas para ajudar a identificar se uma loja online é confiável:
🔍 A primeira é realizar uma pesquisa em sites como Reclame Aqui, e olhar a avaliação e os comentários de outros consumidores.
👩🏽💻 Você pode verificar também a “lista negra” dos Procons, onde consta a relação de diversos sites e lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. Lembre-se sempre de olhar a lista mais atual.
🚫 É importante, também, pensar na proteção dos seus dados pessoais. Sites não confiáveis colocam em risco as suas informações que podem ser utilizadas posteriormente por fraudadores.
📌O site deve disponibilizar as seguintes informações: Nome da empresa, número do CNPJ, informações para sua localização e contato, as características principais do produto, os riscos que ele pode causar ao consumidor.
📌 O site também deve diferenciar no preço as despesas adicionais como entrega e seguros, informações completas sobre a oferta como, pagamento, disponibilidade, e prazos referentes ao serviço.
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Mais informações
Mais informações:
Confira, no vídeo, a entrevista concedida à TV UFOP, pelo professor de Direito, Felipe Comarela, com um alerta para quem deseja gastar nesta Black Friday. Além do risco de golpes, o especialista em Direito do Consumidor também destaca que é preciso pesquisar bastante para encontrar bons preços já que os produtos estão mais caros por conta da inflação. Veja na entrevista!
Quer saber mais sobre os direitos dos consumidores?
Acompanhe as publicações do projeto também no Instagram: @consumidorufop.
Somos todos consumidores!
Equipe do NDCon – Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP
Se você tem alguma dúvida sobre seus direitos como consumidor(a) ou se aconteceu alguma situação de consumo com você e quer tirar sua dúvida, manda pra gente!
Sua dúvida pode ser encaminhada pelo WhatsApp da Agência Primaz de Comunicação de Mariana, nossa parceira em receber as dúvidas e divulgar as respostas nas redes sociais e no site da Agência Primaz!