Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Comerciante bloqueia rua do Centro de Mariana

Veículo atravessado na Rua Frei Durão interrompeu o trânsito por quase 30 minutos no fim da tarde desta segunda-feira (10).

Compartilhe:

Com a rua inundada, veículo da comerciante foi atravessado na rua, impedindo o tráfego - Imagem: Câmera de segurança
Revoltada com represamento de água diante de seu estabelecimento durante a forte chuva da tarde desta segunda-feira (10), Maria de Fátima Pyra Almeida, comerciante estabelecida na Rua Frei Durão atravessou seu veículo na via, interrompendo o trânsito aproximadamente meia hora. Há vários anos, de acordo com Maria de Fátima, os comerciantes vêm reclamando da situação criada no local em decorrência da construção de uma passagem de acessibilidade, o que não permite o adequado escoamento das águas de chuva. Chamada ao local, a Guarda Municipal lavrou boletim de ocorrência, mas não fez notificação formal, orientando a comerciante a procurar a Secretaria de Obras e Gestão Urbana para solicitar as providências necessárias para a solução do problema.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Eu surtei ontem, não aguentei! Há 10 anos que eu venho pedindo ‘pra” eles [Prefeitura] arrumarem esse bueiro, porque eles fizeram aquela rampa para travessia, só que fizeram um ‘piscinão’”, desabafou Maria de Fátima à reportagem da Agência Primaz, acrescentando que o problema se agrava por causa dos carros que, passando em velocidade alta, provocam ondas que invadem seu estabelecimento.

De acordo com a comerciante, os drenos colocados estão sempre entupidos, assim como os poucos bueiros existentes na rua, fazendo com que haja transbordo de esgoto que provoca mau cheiro e até mesmo coloca em risco a sua saúde, de seus funcionários e clientes.

Com aquele ‘pancadão’ à tarde, começou a vir ratos e baratas [para dentro do estabelecimento]. Contra a força da natureza, não tem jeito. A gente sabe que isso acontece, mas já estou cansada de pedir providências, tipo a que fizeram perto do Banco do Brasil, onde abriram as laterais para escoamento de água”, declarou Maria de Fátima.

Na presença de policiais militares e de guardas municipais, a comerciante argumentou que estava defendendo seu patrimônio e que já teve perdas significativas em outras ocasiões, porque se trata de produtos sensíveis à umidade (papelaria).

No boletim de ocorrência nº 632, a GM registrou que “o veículo da autora não foi notificado e a mesma foi orientada a procurar a Secretaria de Obras para providências”, anexando foto do local e solicitando o encaminhamento do registro à Secretaria de Obras e Gestão Urbana.

Em contato com Newton Godoy, Assessor Técnico da Prefeitura de Mariana, nossa reportagem apurou que o setor responsável já foi orientado a realizar uma intervenção paliativa no local, abrindo e desobstruindo os drenos laterais, para minimizar o problema, até que uma solução definitiva seja adotada. “A chuva de ontem foi atípica e, nesse momento, nossas prioridades são para atendimentos de situações que possam resultar em risco de perda de vidas”, salientou Newton Godoy.

Confira abaixo o vídeo feito pela comerciante na tarde desta segunda-feira (10):