Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Turismo cultural: Como atrair mais turistas com a nossa cultura

O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade dos autores

Compartilhe:

Quando falamos sobre economia criativa, falamos sobre um segmento que é responsável, de acordo com a UNESCO, por 6,1% da economia mundial — e isso não é pouca coisa. Mas você já pensou como tudo isso pode impactar no turismo?

Pois vamos lá: somente em 2019 (ou seja, antes da pandemia), cerca de 13% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil, chegaram aqui para desfrutar de algum tipo de turismo cultural.

Com um universo de possibilidades tão grande, nos perguntamos: como está o segmento de turismo cultural em Mariana? Será que toda a nossa cultura realmente tem atraído visitantes e enchendo a nossa cidade?

Venha descobrir as respostas para essas e outras perguntas.

O que é, afinal, o turismo cultural?

Antes de mais nada, vamos entender o que é, afinal, esse tal de turismo cultural.

Segundo a cartilha de 2010 do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, o “turismo cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”.

O cenário do turismo cultural em Mariana

Seguindo a definição dada pelo Ministério do Turismo, podemos dizer que, em Mariana, temos diversos elementos e eventos que fomentam o turismo cultural na cidade.

Dentre alguns exemplos, podemos citar a Festa da Panela de Pedra, de Cachoeira do Brumado, o Festival de Cuscuz de Sumidouro, de Padre Viegas, o desfile do Zé Pereira, que acontece no carnaval, o nosso conhecido Museu da Música, nossas bandas centenárias e, claro, o Encontro Internacional de Palhaços, promovido pela turma do Circo Volante, e que é hoje o evento cultural da cidade que mais atrai turistas e visitantes para o município.

Como a ADAPRO pode ajudar a impulsionar o turismo cultural na cidade

Em uma conversa que a ADAPRO teve em um de seus videocasts com nomes ligados ao turismo em Mariana, foi percebido que, hoje, Mariana já conta com um bom “cardápio” de opções de turismo cultural, no entanto, podemos impulsionar este segmento para que ele se torne ainda mais atrativo.

Através da busca de incentivos com parceiros da iniciativa privada, a Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de turismo de Mariana poderá trazer mais recursos para que estes eventos já conhecidos da cidade se tornem ainda mais amplos e com um maior poder de comunicação.

Além disso, faremos a conexão com o poder público para que a infraestrutura da cidade esteja preparada para receber um grande fluxo de pessoas em seus eventos culturais e artísticos, além de criar soluções para que a nossa economia criativa se torne mais competitiva.

A pessoa que busca por uma boa opção de turismo cultural em Minas tem muito o que ver e experimentar em Mariana. E dá um grande orgulho saber que na ADAPRO, boa parte de seus integrantes, hoje, é especializado neste segmento e entende de verdade quais são as dores e oportunidades para a nossa cidade.

Quer saber mais sobre a ADAPRO? Então acesse https://adapro.com.br/