Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Turismo rural: Um mercado (ainda) pouco explorado em Mariana

O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade dos autores

Compartilhe:

Não é fácil falar sobre o turismo rural em Mariana. Na verdade, não é fácil falar sobre o turismo rural como um todo.

Apesar de ser um dos segmentos de turismo mais procurados para o pós-pandemia, ainda não existe um consenso sobre o que é, de fato, o turismo rural. E por isso mesmo é tão complicado encontrar números oficiais e ações que diferem esse tipo de turismo para outros, que também operam em áreas distantes dos centros urbanos.

Por isso, para entender melhor como transformar a nossa (extensa) área rural em potencial área turística, vamos buscar compreender o que pode ser enquadrado como turismo rural, como este segmento conversa com outros segmentos, como o ecoturismo, e qual o cenário do turismo rural em Mariana.

O que, afinal, é o turismo rural?

De acordo com uma cartilha de 2010 do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, “todas as atividades praticadas no meio não urbano, que consiste de atividades de lazer no meio rural” podem ser divididas em várias modalidades, como: Turismo Ecológico ou Ecoturismo, Turismo de Aventura” e até mesmo “Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Esportivo”, além é claro, do turismo rural.

Por isso é tão complicado definir o que seria o turismo rural.

No entanto, a própria cartilha nos dá um norte ao dizer que esse tipo de turismo pode ser entendido como sendo “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Como anda o turismo rural em Mariana?

Com essa definição em mente, podemos imaginar que vários eventos que exemplificamos no post sobre Turismo Cultural em Mariana poderiam se enquadrar também no turismo rural. No entanto, temos também as festas de padroeiros e padroeiras dos distritos, além da oferta de hospedagens em hotéis fazenda das zonas rurais, responsável por atrair diversos turistas para o interior da Primaz de Minas.

Ou seja: o turismo rural em Mariana se confunde bastante com o turismo cultural, religioso e até o ecoturismo, ainda que, sim, existam opções específicas para esse tipo no município.

Como a ADAPRO pode ajudar a impulsionar o turismo rural na cidade

Em um dos episódios do videocast da ADAPRO, houve uma conversa com Maria de Fátima, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mariana, onde foram apontados diversos problemas que impedem o crescimento do turismo rural na cidade, como a falta de priorização do turismo rural por parte do poder público, a má qualificação profissionalização por parte daquelas pessoas que poderiam atuar como operadoras do turismo rural, além de um comodismo causado pelo alto retorno financeiro de quem trabalha ou recebe investimentos da mineração, e tem esse retorno dado como garantido há muitos anos.

Para a ADAPRO, a Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de turismo de Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de turismo de, é extremamente necessário fomentar o turismo como um todo na cidade, mas fomentar o turismo rural, com todas as claras oportunidades do segmento, é ainda mais importante e urgente.

Impulsionar o turismo rural em Mariana é um movimento que envolve não apenas criar novas e lucrativas oportunidades para as famílias do campo, como também uma maneira de ampliar o leque de opções turísticas da cidade e colocar em pauta a necessidade de pensar em políticas de defesa do meio ambiente, algo necessário para o desempenho das áreas rurais, seja no âmbito do turismo, da produção de alimentos, mas também da conservação da vida na Terra.

Quer saber mais sobre a ADAPRO? Então acesse o nosso site adapro.com.br para saber mais a respeito da primeira Agência de Desenvolvimento com foco no turismo do Brasil.