Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Turismo religioso: As muitas expressões religiosas de Mariana

O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade dos autores

Compartilhe:

Com dezenas de igrejas do período colonial em seu espaço urbano e até rural, é difícil falar do turismo religioso de Mariana sem falar da religião católica. Porém, apesar de extremamente importante (e presente) no turismo religioso da cidade, essa não é a única expressão de fé da Primaz de Minas. Quer saber um pouco mais sobre este tema e sobre como diversas outras religiosidades se apresentam em Mariana? Então venha com a gente.

O que é turismo religioso?

Por ser muitas vezes enquadrado como um enraizamento do turismo cultural, é difícil encontrar definições oficiais claras sobre como as entidades governamentais encaram as agendas do turismo religioso.

No entanto, de acordo com Reinaldo Dias, em seu livro Turismo Religioso. Ensaios e Reflexões (2003), podemos definir esse tipo de turismo como sendo “aquele empreendido por pessoas que se deslocam por motivações religiosas e/ou para participarem em eventos de caráter religioso”.

Dias ainda exemplifica o turismo religioso, dizendo que ele “compreende romarias, peregrinações e visitas a espaços, festas, espetáculos e atividades religiosas

O turismo religioso em Mariana

Em Mariana, diversas festividades ligadas à cultura católica atraem milhares de turistas, tendo como destaque a confecção dos tapetes e a Procissão das almas, ambas ligadas à Semana Santa na cidade. Mas estas não são as únicas festividades religiosas da cidade.

A Festa do Divino Espírito Santo, ligada à tradição do Congado, também é bastante importante para Mariana, assim como o Encontro Regional Evangélico de Mariana (Erem), que já contou com mais de 15 edições na cidade.

Como a ADAPRO pode ajudar a impulsionar o turismo religioso na cidade

Mesmo com bons sinais de que o turismo religioso em Mariana tende a se manter (e até mesmo aumentar), é importante perceber que existem pontos ainda pouco explorados neste segmento na cidade.

Um deles, por exemplo, tem a ver com a manutenção da Primeira Igreja Anglicana de Minas Gerais, presente no distrito de Passagem de Mariana.

Instalada pelos Ingleses, responsáveis por boa parte da história da mineração comercial na região, essa igreja, hoje, está completamente abandonada, mas, com sua recuperação, poderia servir de base para diversos eventos e passeios, assim como acontece com os roteiros de peregrinação presentes no município.

Esta, assim como a busca e valorização por expressões religiosas pouco presentes ou apagadas da história oficial da cidade, são ações que a ADAPRO poderá encabeçar em breve na cidade de Mariana, fomentando e diversificando o turismo religioso no município.

Quer saber mais sobre a ADAPRO? Então acesse o nosso site adapro.com.br para saber mais a respeito da primeira Agência de Desenvolvimento com foco no turismo do Brasil.

Ver Mais