Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

“Eu ‘tô’ doida ‘pra’ chegar o dia de voltar ‘pra’ escola”

Lavínia (7anos) não esconde sua expectativa com a volta às aulas na recém-reformada Escola Municipal de Passagem de Mariana

Compartilhe:

Lavínia, ao lado da mãe (Elaine Natividade), durante cerimônia de entrega da reforma da Escola Municipal de Passagem de Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Realizada na tarde desta sexta-feira (04), a solenidade de entrega da reforma da Escola Municipal de Passagem de Mariana foi marcada pela alegria e emoção da diretora Joana D’Arc Ferreira Alves de Lima, de professoras e, principalmente, de crianças e pais, satisfeitos com as novas condições da escola. Uma das mais entusiasmadas com a perspectiva das voltas às aulas era Lavínia Natividade, que vai cursar o 2º ano do Ensino Fundamental. A escola, mesmo reformada, atenderá às crianças do distrito, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, até que a nova escola seja construída em um terreno já desapropriado pela Administração Municipal.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A máscara que cobria quase todo rostinho de Lavínia Natividade destacava o brilho dos olhinhos e a expectativa pelo retorno às aulas na segunda-feira (07), na escola totalmente reformada. “Eu sinto falta de todos os meus coleguinhas, e muita falta de estudar. Eu ‘tô’ doida ‘pra’ chegar o dia de voltar ‘pra’ escola”, declarou a menina, acrescentando que gosta mais de matemática e artes, e garantindo que sempre tira boas notas. Elaine Natividade, mãe de Lavínia, também não escondia sua satisfação e emoção. “Eu não entrei lá dentro ainda, mas pelo que eu estou vendo aqui de fora, está muito bonito. A escola está de parabéns, todo mundo. Eu fico até emocionada, porque as crianças precisam de uma escola. Passagem nunca teve isso, sabe? Desculpa, mas pessoal daqui precisa de uma escola boa. E, se Deus quiser, a gente vai conseguir um prédio maior porque esse aqui é só uma reforma”.

Lavínia já escolheu seu lugar na sala de aula – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Depois de cortada a fita simbólica da entrega da reforma, Lavínia ficou sabendo qual seria a sua sala e, mais que depressa, escolheu a primeira carteira da primeira fila para marcar o lugar que gostaria de ocupar a partir de segunda-feira (07).

A questão da construção de uma nova escola foi enfatizada por Carlene Almeida, Secretária Municipal de Educação. “A escola realmente estava com a estrutura física muito ruim. Não tinha condições de atender os alunos. Nós achamos por bem não esperar a construção da nova escola, porque pode ser um processo mais demorado, né? Demorar no mínimo um ano. Então nós achamos importante fazer reforma ‘pra’ receber os alunos na escola né? Bonita, organizada, digna”, enfatizou Carlene.

Segundo a secretária, o processo está em fase de projeto, já tendo sido concluídos os trâmites da desapropriação. “Ele [terreno] já foi desapropriado, agora está em processo de fazer o projeto. E ‘pra’ fazer a licitação e contratar uma empresa ‘pra’ fazer a escola. E a proposta da nova escola vai ser uma escola grande, porque a comunidade de Passagem tem bastante aluno. [Hoje] a escola tem quase trezentos alunos. Então, a escola vai ter um espaço de construção grande que também vai atender o tempo integral e esse espaço público aqui fica à disposição da comunidade ‘pra’ ser utilizado depois da melhor forma possível”.

Atuando na rede municipal de ensino desde 2010, Joana D’Arc Ferreira Alves de Lima ocupa a diretoria da escola há sete anos, e fez questão de expressar sua satisfação pela reforma realizada. “Eu já estou na educação há muito tempo, né? Aqui nessa escola já devo estar mais ou menos há uns sete anos. Essa reforma veio ‘pra’ somar, ‘tá’? Muito feliz toda a equipe, muito feliz com isso, muita gratidão por Juliano, por Carlene também, que estão nos proporcionando isso. Essa reforma está dando mais conforto ‘pras’ crianças, está dando mais segurança, entendeu? Um ambiente gostoso, prazeroso. Então eu acho que segunda-feira, quando eles chegarem aqui eu acho que vai ser uma festa só, muita alegria”, declarou Joana D’Arc.

Confira, nas imagens abaixo (Fotos: Luiz Loureiro/Agência Primaz), aspectos da situação da escola depois da reforma realizada.

*** Continua depois da publicidade ***

Retorno às aulas, Vacinação e Tempo integral

Com mobiliário novo, todas as salas da escola já estão com o material didático disponível – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Gratidão e expectativa que vai tudo dar certo, que vai ser um novo diferente com muito mais prazer, muito mais prazeroso, com certeza”, declara Joana D’Arc, acrescentando que todos os detalhes foram pensados para o retorno na segunda-feira. “Já estamos com todo material didático, todos os protocolos, já fizemos o treinamento de todo mundo, já fizemos reuniões com pais. Estamos todos preparados ‘pra’ receber nossos alunos com segurança”, finalizou.

Carlene Almeida deu informações gerais à reportagem da Agência Primaz sobre o retorno às aulas. De acordo com a Secretária de Educação, apenas duas escolas da rede municipal não terão condições de fazer a retomada neste instante, devido à realização de reformas ainda não concluídas. “Nós temos 32 escolas municipais e muitas delas precisavam de reformas, como a que a gente fez aqui. E duas ainda estão em reformas. A escola Santa Godoy e a Casinha de Nazaré [creche] vão precisar de mais dois ou três meses para terminar as reformas, nós vamos atrasar um pouco o calendário escolar, mas vamos fazer reposição depois”, revelou Carlene, acrescentando que, no caso da escola Santa Godoy, municipalizada há pouco tempo, a necessidade de reformas estruturais é muito grande, mas o desenvolvimento das atividades didáticas vai ser feito em um espaço alugado, próximo à escola, para reduzir o prejuízo aos alunos.

Em relação à vacinação, Carlene explicou que todo o esforço está sendo feito para sensibilização dos pais, mas que não haverá cobrança de atestado das crianças. “A normativa da vacinação não é obrigatória, mas a gente está trabalhando muito em parceria com a Secretaria de Saúde. Nós temos um contato muito próximo com o comitê para trabalhar todos os procedimentos dentro da escola, ‘pra’ ter esse cuidado com os alunos e com os funcionários. Nós estamos trabalhando muito com a conscientização dos pais, mostrando o quanto é importante a vacinação, o quanto é importante o cuidado. Então nós vamos trabalhar nesse momento, ‘pra’ mobilizar a comunidade ‘pra’ importância da vacina”.

A Secretária de Educação também mencionou a questão do ensino em tempo integral, anunciando a implantação em março, abrangendo os cinco anos iniciais do ensino fundamental. “Vamos anunciar todo o nosso processo do tempo integral de 2022 agora em fevereiro, para que os pais possam fazer a adesão ao programa, que atende do 1º ao 5º ano, com muitas atividades lúdicas. O tempo integral vai começar nas escolas em março, nós já estamos fazendo um trabalho em termos de planejamento de organização com os monitores e com os profissionais envolvidos. no programa de educação em tempo integral. Nós temos hoje na rede, matriculados ‘pro’ ano de 2022, 7.500 alunos, sendo quase 5 mil nos anos iniciais, que serão contemplados com o tempo integral”, finalizou Carlene.

Nota da Redação: A Agência Primaz foi autorizada por Elaine natividade a publicar as fotos e declarações de sua filha.

*** 

Ver Mais