Rádio UFOP Mariana inicia transmissões dia 1º de maio

Emissora integra o Sistema UFOP de Rádio

Créditos

A nova emissora terá sua primeira transmissão oficial nesta sexta-feira (01), às 17h, e inicialmente alcançará ouvintes em Mariana e alguns distritos. Nesse primeiro momento a Rádio UFOP Mariana, que pode ser sintonizada em 103,5 em frequência modulada (FM), retransmitirá a programação da Rádio UFOP Educativa de Ouro Preto. Gradualmente passará a transmitir conteúdo exclusivo, de forma a atender aos anseios e características específicas da comunidade marianense. A concessão foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 70, publicado no Diário Oficial no dia 14 de abril.

*** Continua depois da publicidade ***

Instalada no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), a Rádio UFOP Mariana terá como principal objetivo complementar a formação dos estudantes de Jornalismo e integrar os demais cursos localizados na cidade. “A rádio proporcionará a liberdade de trabalhar a educação da melhor forma possível e com qualidade. A informação é a alma da libertação do conhecimento , da prevenção, e isso nos fortalece enquanto instituição“, afirma a Profª. Cláudia Marliére, reitora da UFOP”.

O jornalista Chico Daher, responsável pela Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), ressalta ainda a importância da emissora para o fortalecimento da integração entre a universidade e a comunidade, “principalmente quando vivemos uma época de fake news“, proporcionando à população de Mariana e de seu entorno programação de qualidade e informação séria e responsável. Ele destaca, especialmente, a possibilidade de maior interação com diversos setores da sociedade local, incluindo o setor público, com a continuidade e aprofundamento das parcerias já existentes com as secretarias municipais de educação e saúde, por exemplo.
 

A tão aguardada Rádio UFOP Mariana, que se mostra como veículo de comunicação de total credibilidade, vai permitir que a gente mantenha essa proximidade com o público. Para nós é uma alegria podermos dar continuidade a projetos de podcasts que já vêm sendo produzidos com a participação, inclusive, de alunos da nossa rede municipal“, reforça a secretária de educação, Aline de Oliveira.

Outros depoimentos

Para Chico Daher, a inauguração da Rádio UFOP Mariana e a criação do Sistema UFOP de Rádio é, ao mesmo tempo, um marco e também o início de um novo ciclo. Ele revela que a CCI está atenta às possibilidades de instalação de novas emissoras, especialmente na região de João Monlevade, como forma de proporcionar crescimento ao sistema e levar a instituição a mais cidades e pessoas. “A ideia é ouvir as comunidades e também levar o conhecimento que se gera. Essa troca de saberes renova o espírito do rádio, transformando-o num poderoso instrumento de inovação social“, completa.

A professora Débora Lopez, que exerceu o mesmo cargo de Daher entre 2018 e 2019, destaca a simbologia da instalação da emissora na cidade. “É mais uma forma de demonstrar que Mariana é tão importante para a UFOP quanto Ouro Preto e João Monlevade“, afirma. E destaca que isso representa uma forma de identificação da instituição com a cidade, e vice-versa, “falando para – e escutando – a comunidade, cumprindo assim um importante papel social, sem vínculos comerciais“.
 
Em vídeo encaminhado para a Agência Primaz de Comunicação, o Prof. José Benedito Donadon Leal, Diretor do ICSA, dá as boas vindas à nova emissora e destaca o empenho de todos os setores, professores e funcionários da UFOP para a viabilização da emissora.

No âmbito acadêmico, a Profª. Adriana Bravin, chefe interina do Departamento de Jornalismo, ressalta que a implantação da emissora “é uma luta antiga” e vai propiciar a divulgação dos conteúdos gerados no curso, constituindo-se me uma nova responsabilidade de difundir também o que é produzido nos ourtos setores da universidade. “O que eu acho também, do ponto de vista da política comunicacional, é que a cidade de Mariana sai ganhando, porque é uma rádio que vai estar acessível para toda a população“, completa. Já o Prof. Carlos Jauregui, responsável pela disciplina Linguagem Sonora, lembra que o curso de Jornalismo oferecido no ICSA já tem “uma certa vocação radiofônica“, citando a iniciativa da ex-professora Nair Prata para a criação da webradio Plural juntamente com estudantes do curso, e também a crescente produção de podcasts. “A rádio UFOP Mariana chega para fortalecer isso tudo. E ela chega para ser o nó que faltava, o ponto central de melhor articulação de tudo isso“, acredita Carlos, destacando também a importância da integração universidade-comunidade, para que “a cidade se sinta representada e faça parte [desse projeto]”.

Histórico

Chico Daher relembra o início do processo de implantação da Rádio UFOP Mariana, ocorrido em 2012, ainda na gestão do ex-reitor João Luiz Martins. Na ocasião, também com a participação do jornalista Rondon Marques Rosa, a UFOP apresentou sua candidatura à concessão de uma emissora em Mariana, atendendo edital publicado pelo então Ministério das Comunicações em 2011. Depois da aprovação preliminar foi apresentado o projeto técnico, mas a assinatura do convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) somente foi assinado em maio de 2017.

Coordenador da comunicação institucional da UFOP entre 2017 e 2018, o Prof. André Luís Carvalho relata que o sistema burocrático do Governo Federal dificultou muito o andamento do processo. “A rádio passou por muitas dificuldades devido ao desencontro de informações em Brasília“, relembra. E chama a atenção, não só para o apoio institucional dado à CCI pela atual reitora, como para o trabalho colaborativo do desenvolvimento do projeto. Essa é a mesma percepção e reconhecimento da Profª Débora Lopez, que ainda menciona as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela UFOP nos últimos anos e o trabalho de aquisição de equipamentos e estruturação da emissora enquanto era aguardado o anúncio oficial da concessão.
 

Outro que destaca esse aspecto de trabalho em equipe é o atual coordenador Chico Daher: “A Rádio UFOP Mariana se configura como uma construção coletiva. A nossa missão de produzir uma comunicação pública e de caráter educativo vai se comprovando, e a missão de fortalecer o diálogo com as nossas comunidades se consolida“. Nesse reconhecimento, Daher cita e agradece especialmente o empenho e dedicação dos radialistas Danilo Nonato e Simei Gonderi, bem como dos jornalistas Gláucio Santos e Luana Viana, tanto na instalação técnica dos equipamentos, quanto no desenvolvimento e implantação da nova emissora.

Nossa reportagem também ouviu o coordenador do Sistema UFOP de Rádio e da parceria entre a Fundação Roquete Pinto e a Rádio UFOP Educativa de Ouro Preto. Danilo Nonato fez questão de registrar e agradecer o apoio prestado pela Prefeitura de Mariana e pelas rádios Itatiaia Ouro Preto e Mariana FM em questões técnicas que permitiram o início das atividades da Rádio UFOP Mariana neste feriado de 1º de maio.

Reconhecendo que este é o encerramento de um ciclo, mas também o início de outro ainda mais importante, Chico Daher se mostra otimista, imaginando um futuro promisso a partir da possibilidade de instalação da antena da emissora em um ponto mais alto na cidade. “Nossos estudos mostram que poderemos atingir um público estimado em meio milhão de pessoas no região do entorno de Mariana“, orgulha-se o coordenador de comunicação institucional.