Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Rádio UFOP FM está oficialmente no ar

Potência de transmissão, na frequência 103.5, permite atingir várias cidades no entorno de Mariana

Compartilhe:

Reitora da UFOP e Prefeito Interino de Mariana fazem o descerramento da placa de inauguração – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Em operação experimental desde maio do ano passado, a Rádio UFOP FM passa a funcionar no 2º pavimento do Prédio III do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana, em estúdio compartilhado com a Rádio Web Plural. Após adaptações que serão feitas em outro espaço do campus, a emissora passará a contar com instalações mais amplas, permitindo a centralização das produções que, por enquanto, serão parcialmente desenvolvidas no campus de Ouro Preto.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A inauguração contou com a presença da Reitora da UFOP, Cláudia Marliere, do Prefeito Interino de Mariana, Juliano Duarte, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Eleonardo Lucas Pereira, do Diretor do Icsa, JB Donadon-Leal, da Chefe do Departamento de Jornalismo, Adriana Bravin, e de funcionários da UFOP.

Depois de saudar os presentes, Cláudia Marliere falou da importância da inauguração e do rádio, em particular. “Hoje é um dia muito importante pra Universidade Federal de Ouro Preto. Na primeira entrevista que eu dei como reitora, eles me perguntaram sobre rádio eu disse, como Donadon disse, que é o único equipamento que eu achava que nunca acabaria. Ele pode, inclusive, aparecer de outras formas, mas é a lembrança que nos traz desde lá da infância, com os nossos pais, avós e bisavós, e isso vai passando de geração a geração. E eu acredito que é um meio de comunicação que mais alcança a população”.

A reitora destacou todas as dificuldades para a implantação da emissora, mas mostrou-se confiante de seu bom uso para cumprir o papel de disseminação do conhecimento. “É um ganho nosso e é um ganho também da sociedade marianense e da região. Nós estamos contribuindo para que a população tenha mais um mecanismo de comunicação com qualidade. Eu acho que este é o nosso papel e tenho certeza que vai ser um sucesso essa rádio pra todos nós”, finalizou Marliere.

Em seu pronunciamento, Juliano Duarte mencionou a assinatura de um protocolo de intenções entre a administração municipal e a UFOP para desenvolvimento de projetos e extensão e ressaltou a importância da emissora instalada na cidade, como mais um passo de fixação da instituição em Mariana. “É uma grande satisfação da Prefeitura Municipal de Mariana também fazer parte desse projeto de inaugurar a rádio aqui em nossa cidade. A Rádio UFOP é mais um grande passo, mais um grande avanço ‘pra’ nossa cidade, ‘pra’ que as pessoas tenham cada vez mais esse pertencimento da UFOP em Mariana e que cada vez mais informações possam ser levadas, principalmente às comunidades rurais e aos distritos”.

Vista parcial do estúdio da Rádio UFOP FM – Foto: Karla Rezende/Agência Primaz

Ressaltando a importância para a comunidade, Adriana Bravim também vê a emissora como uma parceira para divulgação das produções do curso de Jornalismo. “Como a gente viu aqui nas falas, [a emissora] extrapola o nosso curso porque é um grande benefício ‘pra’ comunidade, você ter uma rádio, uma frequência aberta, que vai poder fazer circular as produções também do nosso curso. Sem dúvida o que é uma abertura de mercado, um espaço de trabalho, é um espaço de circulação das nossas produções, porque a gente vai fazer parcerias com a rádio, ‘pra’ circular as produções que são feitas aqui no curso, e são inúmeros projetos, inúmeras iniciativas”.

Um outro aspecto destacado pela chefe do Departamento de Jornalismo, é o impacto exercido pelo curso na mídia local, potencializado agora com a instalação da Rádio UFOP FM. “Desde que o curso comunicação surgiu aqui, eu acho que o curso foi transformando o mercado local da comunicação. A gente tem um mercado local hoje de comunicação muito mais qualificado do que quando a gente começou. Então uma das consequências é a gente também levar essa qualificação de conteúdo ‘pra’ dentro da rádio”, conclui Adriana.

Também participando da cerimônia de inauguração, Luana Viana, Chefe da Divisão de Rádio da Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFOP, relembrou o longo processo para a obtenção da outorga definitiva da emissora. “O processo do pedido de outorga ‘pra’ Rádio UFOP Mariana se iniciou em 2012. Então é um processo aí bastante longo, nós estamos com 10 anos então agora, que o processo se encerra oficialmente. Nós tivemos em 2020 a autorização ‘pra’ transmitir em caráter experimental, e agora, em 2022, veio de fato a licença. Então eu fico muito feliz, em nome da Diretoria de Comunicação institucional, da gente ter conseguido finalmente colocar a rádio no ar. Eu acho que é um grande marco tanto ‘pra’ comunidade de Mariana, quanto ‘pra’ Universidade Federal de Ouro Preto”.

Segundo Luana, a produção de conteúdo vai ser concentrada para a frequência 103.5, devido ao seu maior alcance em relação à 106.3, anteriormente utilizada em Ouro Preto, e mostra esperança na possibilidade de ter um espaço ainda melhor que o atualmente ocupado no Icsa. “A gente tinha duas frequências de Rádio UFOP. A gente tinha a 106.3 em Ouro Preto e a 103.5 aqui em Mariana. Só que, como o nosso sinal aqui em Mariana abrange uma região maior que o sinal de Ouro Preto, a gente agora está assumindo somente o sinal de Mariana. Com isso a gente precisa então de um espaço maior, de uma equipe maior, de mais equipamentos e aqui no Icsa, o espaço que a gente tem hoje é provisório, mas a gente ainda está nesse caráter de negociação aqui com o instituto”, explica Luana.

***