- Mariana, Ouro Preto ou Itabirito
Prefeitura de Ouro Preto assina convênio com Ufop e intensifica trabalhos de defesa do consumidor
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Liderado por Narciso Gonçalves, o Procon de Ouro Preto realiza o atendimento dos consumidores que estão passando pelos mais diversos problemas de relação de consumo. Já em relação à UFOP, o Núcleo do Direito do Consumidor (NDCon), vinculado ao curso de Direito, coordenado pelo professor Felipe Comarela, também atua na mesma área.
Com a assinatura do documento, o NDCon produzirá conteúdos informativos e orientativos sobre os mais diversos temas debatidos nas reclamações apresentadas no Procon, que serão divulgadas pelas redes sociais e pelo site do órgão de defesa do consumidor. Também serão produzidos materiais gráficos de orientação como, por exemplo, envolvendo o contrato de prestação de serviços da Saneouro. Além disso, também ocorrerá uma atuação em conjunto com as escolas da rede municipal, voltada à realização de palestras sobre as temáticas que afetam os consumidores.
Por fim, a partir desse convênio, os casos mais complexos que são levados pelos consumidores ao Procon, e que não encontram solução pela via administrativa, contarão com o atendimento judicial do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal de Ouro Preto (Najop/UFOP), no qual o NDCon possui uma atuação voltada especificamente para a defesa dos consumidores carentes de Ouro Preto.
De acordo com Diogo Ribeiro, o primeiro material de divulgação educativo será sobre a concessão de água e esgoto. A equipe do NDCon está trabalhando na produção de um informativo mostrando quais são os direitos dos consumidores em relação ao contrato de saneamento. Assim, a população poderá ter conhecimento de todas as obrigações da empresa e quais os meios de se buscar a resolução dos problemas que eventualmente apareçam.
“O objetivo deste convênio é ampliar a divulgação dos direitos dos consumidores. A equipe do NDCON já atua de forma bastante eficiente e o objetivo é ampliar essa atuação, trazendo as demandas que são realidades apresentadas ao órgão do PROCON de Ouro Preto. A equipe do Procon, como sempre, esteve à disposição para a solução dessas demandas, quando não forem solucionadas na via administrativa, vai encaminhá-las para outra equipe que estará à disposição deste convênio para a produção de ações judiciais, visando o atendimento jurisdicional para a resolução de determinado conflito”, explicou Diogo Ribeiro à Agência Primaz.
Felipe Comarela destacou que o NDCon acredita que, com informação e educação, é possível que o consumidor se empodere do seu direito e aprenda a dizer “não”. Ou então, aprenda a reivindicar seus direitos. Porém, quando ambas as posturas não forem suficientes, a partir dessa parceria os consumidores carentes de Ouro Preto serão atendidos com uma defesa qualificada na Justiça. “É muito pouco comum, infelizmente, os órgãos públicos, os entes públicos, o Município, Estado e até mesmo o Governo Federal, dar atenção na proteção do consumidor. E se parar ‘pra’ pensar, independente da cor da camisa que a gente veste, do time que a gente torce, todo mundo passa pelos mesmos problemas do consumidor. A gente vive numa cidade onde a prestação de serviço ainda deixa a desejar, seja do transporte coletivo, e agora chegando com o serviço de tratamento de água. Mas nós temos problemas com bancos, com telemarketing e com vendas abusivas”, afirmou Felipe Comarela.
O Procon Ouro Preto atendeu 992 pessoas somente neste ano, conforme informou o coordenador do serviço, Narciso Gonçalves. Para ele, a ajuda da UFOP proporcionará uma expansão de atendimento para as mais diversas situações em que os consumidores estejam envolvidos. “Vamos iniciar essa prestação de serviço à comunidade ouro-pretana, que tem muito a ganhar, porque vão trazer a experiência dos alunos da UFOP, que estão envolvidos no NDCon para a vivência prática”, declarou.
A partir do convênio, dois estagiários vão atuar dentro do Procon na parte de atendimento dos consumidores, o que vai alavancar a estrutura de atendimento. Além disso, na produção de conteúdos de orientação, haverá pílulas jurídicas (gravações curtas, de até 30 segundos) que vão ser passadas à prefeitura para serem veiculadas dentro da programação de rádios da cidade. Utilizando uma linguagem de fácil compreensão, abdicando de tecnicidade jurídica, o ouvinte poderá entender melhor sobre seus direitos.
No cronograma de atividades do convênio, também se destaca a produção de cartilhas para que os consumidores compreendam quais são seus direitos, obrigações, o que está implícito e o que não está. Também, haverá cartilhas sobre saúde, transporte coletivo, bancos, marketing agressivo, telemarketing para idosos, etc.
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Parceria
A parceria entre UFOP e a Prefeitura de Ouro Preto não é novidade. No The Impact Ranking de 2022, a Universidade ficou em primeiro lugar entre as instituições de Minas Gerais, e no 12º lugar entre as instituições brasileiras, no quesito “atenção à comunidade fora da Universidade”. A reitora da instituição de ensino, Cláudia Marliére, projeta novos projetos a serem realizados em conjunto com o Município e vê essa união benéfica à população ouro-pretana. “Eu acredito que a cada dia essa união das Instituições Públicas se fortalecem e quem ganha com isso é a sociedade. Este é mais um dos projetos que estamos assinando para a atenção ao cidadão ouro-pretano. Nós definimos quatro funções para a UFOP: ensino, pesquisa, extensão e inovação. Com certeza, teremos muito mais projetos para trabalharmos juntos, em prol da sociedade tanto ouro-pretana”, comentou a reitora.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), ressaltou a necessidade do Procon na cidade, destacando que, no decorrer da pandemia, o serviço foi determinante na ação contra os bancos, os quais o chefe do poder Executivo municipal classificou como “ariscos”. “Para nós da prefeitura, uma parceria a mais com a UFOP é sempre um passo importante no crescimento do desenvolvimento social. Nós conseguimos isso para ajustar o comportamento dos bancos às necessidades dos consumidores ouro-pretanos que estavam sendo lesados até pela displicência deles no acolhimento dos usuários do sistema bancário. Nesses momentos de crise, a população compreende muito mais a importância do trabalho do Procon. Uma parceria como essa vem enriquecer ainda mais o nosso trabalho. Só temos a agradecer à Universidade por mais essa parceria”, disse o prefeito.
Saneouro
Assim como o transporte coletivo, o serviço de saneamento prestado pela Saneouro foi abordado durante o evento da assinatura do convênio. Com o termo, a fiscalização poderá ser melhorada, a partir de evidências de má prestação do serviço, mas Diogo Ribeiro explicou à Agência Primaz que o foco da parceria entre município e UFOP é na melhoria da prestação do serviço. “Esse termo pode corroborar com uma tese de descumprimento do contrato ou uma má prestação do serviço, evidenciando indícios e documentos de uma má prestação do serviço, ou a não prestação de serviço como foi pactuado. Mas o principal é garantir ao cidadão que ele tenha conhecimento sobre os seus direitos em relação às concessões e ao consumo, ao mesmo tempo, dar a oportunidade da própria administração pública, por meio dos conhecimentos da UFOP, exigir uma melhor execução de serviços prestados à sociedade”, pontuou.
Em dezembro de 2021, a primeira cobrança de água pelo consumo foi suspensa em Ouro Preto. A hidrometração teria chegado a apenas 73%, e não 90%, como a Saneouro informou. De acordo com o contrato firmado com a empresa, a cobrança só poderia ser feita após a hidrometração de 90% de todo o município. Desde então, a situação se mantém, com a população pagando apenas a Tarifa Básica Operacional (TBO) no valor de R$ 22.
Diogo Ribeiro informou à Agência Primaz que solicitou na última semana um relatório da Saneouro com as informações sobre a hidrometração. O documento solicitado chegou à Procuradoria na sexta-feira (6) e o procurador disse que precisa de mais tempo para analisá-lo, pois se trata de um conteúdo com mais de 500 páginas. De qualquer forma, o Município terá que encaminhar o relatório à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) para que ela também analise e valide ou não a cobrança.
Em contato com a Agência Primaz, a Saneouro informou que, desde dezembro do ano passado, está em tratativas com a Arisb-MG e a Prefeitura de Ouro Preto, porém, até o momento, “não há nenhuma definição sobre o início da cobrança pelo consumo de água na cidade”.
Felipe Comarela explicou que existe a possibilidade do consumidor ser ressarcido no caso do abastecimento de água, se o parâmetro de qualidade mínima do serviço não tiver sido atingido. Para que se tenha o ressarcimento, o morador precisa estar atento e apresentar evidências ao Ministério Público, órgão mais adequado para fazer a defesa coletiva dos consumidores de Ouro Preto, sendo incorporadas como provas, facilitando a ação judicial. “O consumidor tem que observar que existe um parâmetro de qualidade mínima do serviço. Se ele não é alcançado, a empresa pode sofrer sanções administrativas do órgão que fiscaliza e o consumidor pode, também, solicitar ressarcimento, porque ele estará pagando por um serviço que não está recebendo”, explicou.
No entanto, o professor disse que o convênio não atuará de forma pontual em todas as reclamações envolvendo a Saneouro, por se tratar de uma grande quantidade de queixas, tornando o atendimento individual inviável. Nesse caso, Felipe Comarela considera que o Ministério Público seja o órgão mais adequado a ser procurado.