- Ouro Preto
Iniciada a etapa microrregional dos Jogos Escolares 2022, em Ouro Preto
A fase é classificatória para o evento estadual e conta com alunos de Diogo Vasconcelos, Acaiaca, Itabirito, Mariana e Ouro Preto
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
A cerimônia de abertura dos jogos foi iniciada com a entrada das delegações portando a bandeira de cada cidade, seguida por declarações da mesa composta por representantes políticos de cada cidade e pelo ato solene de acendimento da pira do JEMG. Compuseram a mesa o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), junto da vice Regina Braga (Republicanos); o prefeito de itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania); o Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, Fabrício Nepomuceno; o secretário de Esportes e Lazer de Ouro Preto, Vagner Francisco de Melo; o presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Ouro Preto Carlos Alberto Simões; o presidente do OPTC Gustavo Alessandro Cardoso, junto do coordenador esportivo do OPTC, Nilton Gonçalves dos Santos; o secretário de Esporte de Itabirito, Rafael Rogon; a secretária de Educação de Itabirito, Iracema Mapa, o secretário de Cultura e Esporte de Acaiaca, Nilson Junior Borges Gonçalves; o vereador de Acaiaca João Paulo Araújo (PT); e o treinador do Instituto Trampolim, Estácio Fonseca.
“Os alunos fazem parte de uma parcela importante da juventude de hoje e estão vivenciando esses maravilhosos jogos. Para nós, não tem vencidos e vencedores, todos são vitoriosos de estarem aqui. Parabéns a esses jovens que fazem dos jogos essa coisa bonita”, declarou Vagner Francisco de Melo.
Durante a cerimônia de abertura dos jogos, Angelo Oswaldo disse que a volta do esporte já é uma realidade nos municípios da microrregião e ressaltou a tradição dos Jogos Escolares de Minas Gerais. “Agradeço, em nome de Ouro Preto, por estarmos todos juntos aqui. Se trata de uma mobilização enorme da nossa juventude. Por isso, estamos muito felizes. Estamos todos juntos para levarmos o nosso esporte à frente”, declarou.
Regina Braga ressaltou sua felicidade em ver o ginásio cheio depois de dois anos de pandemia, em especial pela forte presença feminina entre as competidoras dos jogos. “Com o coração cheio de carinho, orgulho e felicidade, nós desejamos boas vindas a Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito e Mariana. Desejo boa sorte aos alunos, tenho certeza que eles vão arrasar e levar o nome da nossa região com brilho. Vejo muitas meninas no esporte, isso me orgulha muito. Nós precisamos ocupar espaços em todos os sentidos e no esporte não é diferente”, destacou.
Itabirito completará 100 anos de emancipação política em 2023. Antes, o local era uma vila ligada a Ouro Preto. Por isso, Orlando Caldeira usou a expressão “nossa terra mãe”, para se referir a Ouro Preto.. “Esse carinho vem de muito longe. É muito importante a participação da juventude. Isso cresce e enaltece o valor do futuro de todas as cidades, porque os jovens representam o futuro. Então, espero que todos participem e lutem muito. Tenho certeza que Itabirito vai ganhar bastante”, afirmou.
O prefeito itabiritense ainda brincou com Angelo Oswaldo dizendo: “Eu vim até de tênis para fazer um gol no Angelo, mas ele veio de sapato, aí não deu certo. Na próxima vez nós vamos bater uma bola lá no gol”.
Na etapa microrregional de Ouro Preto, os Jogos Escolares de Minas Gerais 2022 têm competições de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. As escolas competem pelo troféu de primeiro lugar, oferecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, além de medalhas para as posições subsequentes. Apesar de se tratar de uma competição, Fabrício Nepomuceno, que também é professor de Educação Física e ex-competidor do JEMG, valoriza a integração entre os alunos durante o evento. “A socialização durante os jogos é muito importante. Então, os alunos conhecem estudantes de outras escolas, de outras cidades e trocam experiências, o que é fundamental”, destacou à Agência Primaz.
Natural de Bom Jesus do Amparo, Fabrício recebeu o título de cidadão honorário de Ouro Preto após mais de 15 anos de serviços prestados na cidade. “O esporte é transformador e, depois desses dois anos parado, é fundamental voltar com qualidade para que o esporte da nossa região também se qualifique e que vidas sejam transformadas a partir dele”, complementou.
Em seu discurso na cerimônia de abertura do JEMG 2022, Fabrício revelou o seu desejo que, no próximo ano, junto com os prefeitos e secretários de Educação e Esporte, haja um crescimento maior dos jogos, buscando maior quantidade de atletas, equipes e escolas. Dessa forma, o superintendente espera que todas as modalidades sejam representadas por todos os municípios.
*** Continua depois da publicidade ***
Instituto Trampolim
A Ginástica de Trampolim tem 20 anos em Ouro Preto, e o Instituto de Trampolim, que coordena a atividade esportiva da modalidade, já atua há seis anos. Trata-se de uma atividade esportiva voltada para as crianças e jovens da comunidade, no intuito de formação e transformação na vida dessas crianças e adolescentes, além de formar atletas. O instituto, que realizou uma bela apresentação na abertura do JEMG 2022, é, também, um centro de treinamento da Confederação Brasileira de Ginástica para formação de atletas que representam o Brasil fora do país.
O Instituto Trampolim já participou de várias competições internacionais e 13 campeonatos mundiais, tendo conquistado cinco medalhas, sendo duas de bronze, duas de prata e uma de ouro. As atividades do instituto acontecem na antiga fábrica de tecidos, com a participação de 165 crianças. O trabalho desenvolvido em Ouro Preto gerou outra unidade na cidade vizinha de Ouro Branco. O centro de treinamento tem como principal parceira a Prefeitura de Ouro Preto e também conta com o apoio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
“As crianças gostam de equilibrar, pendurar, saltar, rolar e, isso (o trampolim) é uma diversão muito grande para elas, as crianças gostam desse esporte. Então, a gente faz esse trabalho com o objetivo de formar cidadãos. A maioria estão em vulnerabilidade social, poderíamos atender muito mais, mas infelizmente o espaço ainda não é o ideal. Temos equipamentos de ponta, mas não temos o espaço físico ideal para trabalhar melhor essa modalidade. Mas, graças a Deus, é um sucesso muito grande e agradecemos todo o apoio que temos”, contou o treinador do Instituto Trampolim, Estácio Fonseca da Costa.
Em junho, Ouro Preto sediará o Campeonato Brasileiro de Ginástica e o Instituto Trampolim estará presente para representar a cidade sede. Quem tiver interesse em fazer parte do instituto, pode enviar mensagem via WhatsApp para o número 94811187 e aguardar na fila de espera, que está em torno de 80 crianças.