- Mariana
Tráfego intenso de veículos na MG-129 causa longos congestionamentos em um dos acessos a Mariana
Além de ser uma situação antiga, o fluxo de trânsito pode ser ainda mais impactado com o tráfego de caminhões, a partir do início das operações de uma nova empresa no trecho
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Segundo o Secretário de Defesa Social, Tenente Freitas, alguns fatores mais recentes influenciaram a situação da MG-129. Desde a pandemia, com a redução obrigatória da quantidade de passageiros nos ônibus, veio a necessidade de as empresas ampliarem o número de veículos de transporte. “O ônibus que poderia conduzir 40 pessoas passou a conduzir 10, 15 pessoas e isso obrigou com que aumentasse o número de veículos ‘pra’ que a obra e as empresas não parassem”.
Em reuniões do Departamento Municipal de Trânsito de Mariana (DEMUTRAN) e as empresas mencionadas, Freitas mencionou a busca de estratégias para reduzir o trânsito neste trecho. Dentre as táticas propostas, foi feita uma mudança de horário entre as mineradoras. “A gente já conseguiu mudar alguns horários, já fizemos algumas mudanças de horário entre Vale e Samarco ‘pra’ que uma começasse o expediente às 7h da manhã, outras às 8h da manhã ‘pra’ que diminuísse o fluxo de veículo naquele trecho”, informou o secretário.
Contudo, ele afirma que algumas mudanças podem ser mais demoradas, como por exemplo a construção do Novo Bento, realizada pela Fundação Renova, o que também aumenta o número de veículos transitando naquela região. “Mas isso agora está diminuindo, a gente está tentando ver se reduz o número de veículos, assim a gente tem feito algumas reuniões, tanto quanto a Renova, com a Vale e Samarco, nesse sentido”, completa.
A Agência Primaz foi até o local e presenciou uma fila extensa de carros ao longo do trajeto. Além do grande número de veículos de pequeno porte, as vias ficam lotadas de caminhões pesados e ônibus com funcionários das empresas. Apesar de parte dos transeuntes indicarem a situação como rotineira, diante horário de pico, a novidade vem com as futuras instalações da Cedro Mineração. Com entrada prevista para ser realizada pela estrada de Camargos, a Cedro estará mais próxima da cidade, o que já impõe a discussão dos impactos no trânsito.
Em nota, a empresa afirmou “que a operação da Cedro Mineração é de pequeníssimo porte, se comparada às atuações de Vale e Samarco na região, o que indica que o impacto será muito pequeno”. Contudo, a empresa não forneceu informações sobre qual trecho específico da MG-129 será utilizado, com que frequência e quando haverá o tráfego dos veículos da empresa. A Cedro também não respondeu aos questionamentos da Agência Primaz, relativos à existência ou não de estudos técnicos que tenham comprovado o “pequeno impacto” mencionado em sua nota.
A mineradora informou, ainda, “que sua atuação em Mariana ainda está em fase de implantação e, portanto, sem previsão para início da operação”, acrescentando que “avalia seus potenciais compradores para desenvolver uma logística mais apropriada para atender essa demanda, com definição de rotas por exemplo”, justificando a dificuldade de precisar o número de caminhões que passarão pela estrada”.
De acordo com Tenente Freitas, as operações da empresa são realmente diferentes e haverá um impacto de menor escala, já que horários da Cedro e demais mineradoras não irão coincidir. Ele ainda menciona que um diálogo já está sendo feito. “A Cedro, ela vai estar atuando um pouco mais próximo ali, os impactos que ela vai causar mais são ali na estrada de Camargos, onde eles, inclusive, vão investir. Nós temos alguns ajustes junto ao município, onde a sede vai estar tomando algumas medidas, em termos de investimento, ‘pra’ tranquilizar e ‘pra’ melhorar o fluxo”, indica.
Na resposta enviada à Agência Primaz, Cedro Mineração se apresentou como parceira da Prefeitura de Mariana, declarando que ambas estão trabalhando juntas para criação de incrementos no trecho, a partir do km 136 +700. De acordo com a mineradora, essas seriam as intervenções propostas:
- Uma rotatória circular, que vai proporcionar aos usuários em geral, especialmente aos moradores do bairro Morro de Santana e do distrito de Camargos, dispositivos muito mais seguros, sinalizados e bem estruturados para acesso de entrada e saída da estrada.
- Duas rotatórias alongadas (incluindo o retorno prático e seguro para Mariana, que hoje não existe e é um verdadeiro transtorno para motoristas e usuários em geral.
- Uma rotatória para acesso ao distrito de Camargos.
- Duplicação da pista de cerca de dois quilômetros entre as novas estruturas de retorno e a rotatória.
Segundo a Cedro, as obras, sem informação de prazos e datas, são para aumentar a segurança viária. “Importante ressaltar ainda que atualmente não há nenhuma rotatória ou retorno na saída Norte de Mariana pela MG-129. As rotatórias e a duplicação vão colaborar em muito para aumentar a segurança e a fluidez viária, tão necessárias àquele trecho da estrada”, finaliza a nota.
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Intervenções no trânsito
Ao longo deste ano, a Secretaria de Obras e Gestão Urbana implementou novos sistemas de sinalização em alguns locais da cidade. No trecho próximo à Arena Mariana, diversos semáforos foram religados, com o objetivo de proporcionar mais segurança durante o horário de grande movimentação que abrange fluxo de estudantes, Policlínica e entrada e saída da MG-129. Durante a passagem da Agência Primaz no local, foi observado que ainda há um pouco de dificuldade com os sinais ali dispostos, verificando a presença da Guarda Municipal para orientações.
Segundo o Secretário de Defesa Social, aquela localidade necessitava de alguma intervenção que permitisse o tráfego seguro de pedestres e motoristas. “Então o veículo tem que ter o seu momento e o pedestre também têm que ter seu momento. Então, o sinal de trânsito lá na Policlínica, ele vem no sentido de dar a todos o direito de transitar. Porque, infelizmente, do jeito que estava lá, o pedestre dependia muito da boa vontade do motorista, do bom senso, o que nem sempre vai acontecer. Às vezes até um motorista parava, mas do lado vinha uma moto e ultrapassava o veículo e atropelava a pessoa”, relata Freitas.
Outro ponto que teve um semáforo instalado, mais recentemente, foi na Rua Wenceslau Braz. Segundo publicação da Prefeitura, todas as novas instalações passam por avaliação técnica e monitoramento. “A gente tinha um problema ali que era de veículos [que] vinham nos dois sentidos, muitas vezes se encontravam e ninguém queria dar ré. Existia uma dificuldade muito grande. O semáforo naquele ponto ele controlou muito”, completa Freitas.
Maio Amarelo e Conscientização
O mês de maio é dedicado à conscientização no trânsito em todo o mundo. Em 2017, foi instaurada a Lei N° 3.158, instituindo a Campanha Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito. Entre as ações promovidas este ano pela Prefeitura, destacam-se a realização de palestras nas escolas e nas empresas, e campanhas educativas na cidade. “Nós trabalhamos muito fazendo essas palestras nas escolas, conscientizando os nossos jovens. Acreditamos muito que nós precisamos cuidar dessas crianças que serão os nossos futuros motoristas. Então é orientar e tomar conta dessas crianças ‘pra’ que a gente tenha uma população mais consciente no futuro”, relata o Tenente Freitas.
Por meio de campanhas nas redes sociais e nas ruas, sob responsabilidade do DEMUTRAN, foram pautadas a empatia com os pedestres, a importância de usar as faixas durante a travessia e o uso de cinto, além de instruções no uso de cadeirinhas e equipamentos de proteção por motociclistas.
No sábado (28), aconteceu o Dia D, na Praça Sé, quando foram feitas ações em razão do Maio Amarelo. A programação começou às 9h, promovendo a conscientização da população sobre segurança no trânsito e redução do número de acidentes. A praça se tornou uma grande pista para que as crianças pudessem se divertir e aprender, acompanhadas dos agentes do DEMUTRAN. Enquanto isso, a Guarda Municipal também fez sua participação instruindo motoristas que passavam pelo local. O dia ainda contou com Rua do Lazer, shows, informativos sobre consciência ambiental e serviços de saúde.