Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Atleta de Cachoeira do Campo representa a UFOP em competição Pan-Americana

Estudante de Engenharia Urbana na UFOP, demonstra que conciliar esporte e carreira acadêmica é um trabalho de foco, organização e dedicação

Compartilhe:

Lara Peixoto, com a medalha de ouro da seletiva dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Foto: Giulia Pereira/Agência Primaz
Aos 21 anos, Lara Peixoto Moraes já acumula grandes conquistas no Taekwondo, tendo conquistado sete medalhas de ouro em campeonatos mineiros, a última obtida recentemente, na 3° Etapa do Campeonato Mineiro de 2022, que ocorreu em Mariana no dia 28 de maio. Campeã da Copa América em 2017, Lara é a atual medalhista de bronze do campeonato regional (Open Sudeste) e, com o primeiro lugar em sua categoria, conquistado na seletiva internacional realizada e, Rio Verde (GO), vai competir no Pan-Americano de Esportes Universitários, previsto para acontecer me Mérida (MEX), em outubro.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Desde que alcançou a faixa preta, em 2016, Lara tem se dedicado cada vez mais às competições em categorias oficiais, ao treino de Alto Rendimento, com alimentação regrada para fortalecimento dos músculos e ligamentos, e a uma rotina de treinos que busca ganho de massa muscular, aumento de força e agilidade.

“Em relação ao esporte, ela sempre se destacou. Eu já conhecia ela de dentro da academia mesmo. A gente via ela brincando de futebol, de pique, e você vê que a criança tem potencial para o esporte. E hoje está aí, conquistando coisas grandes, né? O objetivo da gente é estar sempre buscando coisas maiores”, relatou Adriana Moreira, mestra e treinadora, que acompanha a atleta há 10 anos.

Nas últimas semanas, Lara passou a ser reconhecida ao caminhar pelo campus Morro do Cruzeiro, após a publicação da matéria Aluna da UFOP representa a seleção brasileira universitária no Pan-Americano de Taekwondo, no site da Universidade. A estudante participou de uma seletiva em Rio Verde/GO, onde conquistou a medalha de ouro em sua categoria e a vaga para o Pan-Americano de Esporte Universitário, o FISU America Games, que acontece de 14 a 26 de outubro, na cidade de Mérida, no México. Esta é a primeira vez que a instituição classifica um atleta para representar a Universidade em um evento internacional.

No entanto, Lara demonstra que conciliar a vida de atleta e a vida de estudante não é tarefa fácil. É um trabalho constante de dedicação, foco e planejamento pessoal: “O estudo ‘você’ tenta pôr como prioridade sempre, porque esse é o seu futuro ‘mais certo’, né? Mas você pega outra coisa ‘pra’ andar do lado, acaba que se você não tem uma organização muito boa, você não dá conta nem de um, nem de outro. […] No início do ano, nós sentamos com a Mestra Adriana, fizemos um calendário com tudo que a gente queria participar, qual era o objetivo de cada uma das competições. A gente já planeja o ano inteiro, sabe? […] Dou prioridade ‘pras’ duas carreiras, mas minha pretensão com o esporte é conseguir viver disso, de certa forma. Eu espero que a gente vá colhendo o fruto do trabalho. Não é fácil, mas [espero] que dê certo”, afirmou a estudante.

Lara demonstra o golpe “yop tchagui”, do taekwondo, com a treinadora Adriana. - Foto: Giulia Pereira/Agência Primaz

Renato Moreira, Coordenador de Esportes e Lazer da Escola de Educação Física (CEL/EEF) da UFOP, relata que, em 13 anos de serviços na Universidade, se deparou com muitos estudantes que eram atletas antes de entrar no curso superior e, por conta da rotina acadêmica, tiveram que interromper a carreira esportiva. Para Renato, o fato de a estudante ter conseguido a vaga no pan-americano reforça a necessidade de uma política esportiva mais forte dentro da Universidade.

De acordo com o pesquisador e educador físico, o período de 2012 a 2015 foi o de maior apoio ao esporte universitário na instituição. Neste período, as equipes e atletas universitários tinham uma rubrica própria que garantia a participação nos eventos esportivos. Por consequência, na época, a UFOP foi campeã mineira no Handebol, Xadrez e Atletismo feminino, participando constantemente dos jogos brasileiros.

Desde 2016, a ajuda da UFOP passou a ser apenas com o transporte, com as equipes e atletas tendo que arcar com as taxas de inscrição para participar das competições. “A Educação Física sempre apoiou o esporte universitário como pôde, mas a falta de uma política esportiva formal dentro da UFOP dificultou várias ações nestes anos. A Coordenação de Esportes e Lazer é um braço criado dentro da Escola para apoiar o esporte universitário e, após esses dois anos parados, estamos organizando com as equipes, atletas individuais e atléticas, toda a estrutura esportiva dentro da UFOP. O próximo passo é aproximar [os campi de] Mariana e João Monlevade”, contou Renato à Agência Primaz.

*** Continua depois da publicidade ***

3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo

Última etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo foi realizada na Arena Mariana - Foto: Alexandre Coelho/Agência Primaz

No último sábado (28), Mariana sediou a última etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, quando Lara conquistou mais uma medalha de ouro e garantiu vaga para a etapa nacional, o Super Campeonato Brasileiro (CBTKD), que acontece de 22 a 26 de junho, em São José/SC. Outros dois atletas de Mariana foram medalhistas no evento, Luiz Augusto, ouro na categoria até 63kg, e Hugo Marinho, bronze na categoria olímpica 58kg.

Em entrevista à Agência Primaz, Hugo elogiou a organização e estrutura do evento, que proporcionou um bom espetáculo para a cidade, com disputas de alto nível. Ao comentar sobre sua participação, mencionou a presença de atletas titulares da Seleção Brasileira de Taekwondo, como Juliano César Soares, Vinicius Assis Matos Darlan de Resende e João Emanuel, e ressaltou a importância de eventos desse tipo. “O Taekwondo não é um esporte tão visto e tão divulgado quanto o futebol e outras coisas, e Mariana tem dois atletas, eu e o Luiz, que é faixa preta, que disputam no alto rendimento e no Brasil. É muito importante isso, cara. Eu agradeço do fundo do meu coração (…) Obrigado pela iniciativa!”

Incentivo ao esporte no município

Nos dias 19 e 20 de maio, foi realizado em Ouro Preto o II Seminário Municipal de Lazer e Esporte, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. A iniciativa uniu Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto e outras instituições públicas e privadas, com o objetivo de identificar a situação do esporte e lazer no município, buscando formas de trabalhar a prática esportiva, tanto na sede quanto nos distritos, a fim de direcionar políticas públicas de forma efetiva e eficiente para o setor.

No segundo dia de Seminário, foram formados quatro grupos de trabalho e os temas “esporte e lazer da escola”, “esporte de rendimento e futebol”, “lazer, cultura e esporte participativo” e “desenvolvimento do lazer e esporte nos distritos” foram discutidos. As proposições levantadas a partir das discussões estão sendo elencadas em um documento, que deve ser entregue à Prefeitura em até 15 dias.

Natural do distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo, Lara Peixoto enfatiza a importância da prática esportiva: “É muito importante na minha vida ‘pra’ tudo, sabe? Não só o taekwondo, mas o esporte em si. Todo esporte, ‘pra’ qualquer indivíduo, é transformador. Me fez superar fases muito difíceis da vida e me deu uma outra opção para seguir. Hoje eu dou aulas também e é muito legal, porque agora eu consigo fazer a diferença na vida de outro, na vida das crianças”, finalizou Lara.

***