- Ouro Preto
Com acessibilidade e grande público, festival de teatro é sucesso em Ouro Preto
A Casa da Ópera recebeu 3 mil pessoas em um único fim de semana, a maior parte delas nascidas na cidade.
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto ofereceu ao público três cortejos nas ruas da cidade, oito apresentações teatrais e um show do músico Geraldo Pessoa. O evento também contou com uma intérprete de libras e material em braille.
“Sabemos que festivais funcionam como uma ferramenta para combater a sazonalidade do turismo. Contudo, o nosso maior objetivo é envolver a comunidade local, além de atrair os turistas. Vale ressaltar que eventos desse porte são importantes para o desenvolvimento local, pois envolve toda a cadeia do trade turístico, desde a padaria ao hotel, realizando a inserção financeira vinda de outros locais para a cidade”, declarou Gilson Fernandes,um dos organizadores do festival.
O objetivo do Festival de Popularização do Teatro foi alcançado. Prova disso é Eunice Guimarães, mais conhecida como Dona Nice, de 83 anos, moradora do bairro Padre Faria e que nunca havia entrado na Casa da Ópera antes. “Foi um presente muito bom que eu ganhei. Distraí muito. Eu achava que o teatro era só para turistas, mas é um passeio muito animado e as crianças adoraram e eu também. A gente gosta de se divertir. Também nunca tinha andado de jardineira. Foi ótimo. Agradeço muito a oportunidade e espero que venham outras”, comentou.
As crianças dos bairros Taquaral, Padre Faria e Santa Cruz, que também nunca haviam ido ao teatro, foram igualmente agraciadas com a experiência de assistirem a um espetáculo na Casa da Ópera. “Foi um prazer enorme participar e deveríamos ter mais eventos como esse em Ouro Preto para dar oportunidade a quem nunca teve. Quero parabenizar aos organizadores e à Prefeitura pela iniciativa”, afirmou Dilberto Xavier, monitor do Projeto Miguel Arcanjo do bairro Santa Cruz, que levou os menores até o festival.
Leandro Borba, idealizador do festival, destacou a importância da presença das crianças no teatro, por meio de uma ação do próprio evento, que buscou os pequenos alunos das escolas públicas da cidade com as jardineiras, com apoio da Biblioteca Pública e das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo. “Todos foram fundamentais para ter a fila gigante com crianças ansiosas para entrar no teatro. Muitas delas pela primeira vez. É emocionante ver ‘Os Três Porquinhos’ saindo do livro para o palco do teatro mais antigo em funcionamento da América Latina”, comentou.
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio da empresa J. Mendes, o festival contou com uma organização de 20 pessoas diretamente ligadas ao evento e 90 conectadas de forma indireta. Nas mídias sociais, o evento teve grande repercussão, com alcance superior a 200 mil pessoas, além de 8 mil acessos ao site do festival.
“Ouro Preto é uma cidade não apenas importante para Minas Gerais, mas para todo o país, principalmente por possuir o título de Patrimônio Cultural Mundial. Apesar dessa grande importância mundial, muitos moradores de Ouro Preto ainda não frequentam o nosso teatro municipal e isso fez com que o Leandro idealizasse o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto”, explica Gilson Fernandes.