Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Projeto de nutrição da UFOP atende portadores de Síndrome Pós-Covid

A iniciativa começou em março e já atende seis adultos de Ouro Preto e região

Compartilhe:

Foto: Biblioteca de Imagens/Canva
O grupo “TeleNutrição na Síndrome Pós-Covid 19” (Gtan), do Departamento de Nutrição Clínica e Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realiza o teleatendimento nutricional para adultos que desenvolveram a Síndrome Pós-Covid. Objetivo é recuperar a saúde de infectados pela Covid-19, mediante intervenção dietética.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A síndrome é referente à manifestação de sintomas da Covid-19 que persistem no corpo, mesmo após 12 semanas da infecção pelo vírus. Estão entre os mais comuns: cansaço, disfagia (dificuldade de engolir alimentos e líquidos), queda de cabelo, perda de massa muscular, fadiga e alteração de paladar e olfato. Atualmente o projeto conta com uma equipe de cinco pessoas: as professoras Renata Adrielle (coordenadora do projeto) e Silvia Maurício (coorientadora do projeto) e três acadêmicas do curso de nutrição (Hana, Giovana e Leidiane).

O atendimento é realizado por vídeo chamada, após marcação feita por e-mail, WhatsApp ou pelo Instagram do projeto. A partir do interesse pelo teleatendimento, é enviado um questionário prévio para identificar as principais queixas e fatores relacionados com o estado nutricional do participante”, informou Renata Adrielle à Agência Primaz.

O projeto iniciou suas atividades em março e conta atualmente com seis adultos de Ouro Preto e região. Além do teleatendimento, o projeto de extensão também realiza atividades de educação alimentar e nutricional, sendo ainda um ambiente de prática para os alunos do curso de Nutrição da UFOP.

Uma das ações do projeto no tratamento da Síndrome Pós-Covid é a intervenção dietética, que tem como objetivo recuperar a saúde e diminuir os impactos das sequelas deixadas pela infecção do vírus. Após três meses de acompanhamento, é feito o encaminhamento para outros profissionais do serviço de atenção básica de saúde municipal.

No médio prazo, nosso interesse é fazer a ampliação do projeto por meio de parcerias com os setores públicos de saúde com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas”, esclareceu Sílvia Maurício.

O teleatendimento ocorre via agendamento, por meio do e-mail gtan.enut@ufop.edu.br, do número/ WhatsApp (31) 98404-4040 e do perfil no Instagram. Ao se manifestar, o interessado deve responder a um questionário, indicando as principais queixas e fatores relacionados à nutrição. Depois disso, é feita uma consulta on-line por vídeo chamada.

*** Continua depois da publicidade ***

Nutrição e Síndrome Pós-Covid

Sílvia Maurício também explica como um acompanhamento nutricional muda o quadro de algum paciente que desenvolveu a Síndrome Pós-Covid. “Orientações nutricionais específicas associadas ao uso de suplementos, quando necessário, contribuem para alívio dos sintomas e melhora da qualidade de vida”.

No entanto, ainda não se sabe sobre a possibilidade de contornar algum tipo de sequela advinda da Covid-19. “A ciência continua investigando possíveis sequelas permanentes, no entanto a maior parte das manifestações podem ser atenuadas com ajuda multiprofissional. Por isso, o cuidado pós-cura é essencial para a recuperação plena. Dessa forma, uma nutrição adequada é necessária para uma recuperação satisfatória”, complementa Renata Adrielle.

***