Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Sicoob e Sebrae lançam programa “Transformação Digital” em Mariana

A capacitação é aberta a MPE’s de Mariana e Cachoeira do Campo, com duração de quatro meses

Compartilhe:

Luís Paulo Nascimento (Sebrae) apresentou os detalhes do programa, que será implantado em parceria com a Sicoob Nossacoop – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Com apoio da Prefeitura de Mariana, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aconteceu nesta terça-feira (21), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, a apresentação inicial do programa “Transformação Digital, iniciativa do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Nossacoop) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Serão atendidas até 20 micro e pequenas empresas (MPE’s) de Mariana e Cachoeira do Campo, com dois participantes por empresa, e as atividades vão acontecer ao longo de quatro meses, com 30h de duração, e início previsto para 18 de julho.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Voltado para micro e pequenos(as) empresários(as), o programa “Transformação Digital” (TD) é baseado em um processo que conduz a organização a implementar uma estratégia digital de negócios, sendo algo que vem ocorrendo há tempos, mas que ganhou sentido de emergência nos últimos anos devido ao volume e à velocidade de inovações suportadas por tecnologias digitais.

Para atingir esse objetivo, o Sebrae desenvolveu um processo de experimentação e validação de soluções, com base na coleta e análise das informações, de modo a estabelecer o controle do programa de trabalho e das metas de desenvolvimento da TD, além do registro das atividades realizadas, para o compartilhamento das lições aprendidas, dando transparência ao processo e propiciando a otimização de esforço, tempo e recursos.

Luiz Paulo Nascimento, analista técnico do Sebrae, destacou a importância da transformação digital, quando parece ter sido superada a fase aguda da pandemia, ressaltando que a metodologia já foi testada, com sucesso, em outros locais. “Principalmente após a pandemia, o pequeno empresário teve dificuldades de passar o modelo de negócio do analógico para o digital, em função dos negócios estarem fechados pelo período de pandemia. E, nos últimos anos, esse programa fez muito sucesso e deu muito resultado”.

Também fez questão de deixar clara a abrangência do programa vai partir da realidade local, sem fórmulas preestabelecidas, respeitando o porte das empresas interessadas em adotar o modelo digital de negócios. “Mas o programa de transformação digital não é apenas uma tecnologia, uma forma de levar à transformação para o perfil digital, voltado para grandes empresas. A gente está trazendo um formato que seja adaptado para os pequenos negócios aqui de Mariana e de Cachoeira do Campo. Então a gente trabalha diversos segmentos, desde moda, beleza, saúde, turismo, móveis e decorações, mercearias e supermercados, até construção e reforma. [Trabalhamos com] todo tipo de negócio, independente se é prestação de serviço, se é comércio, ou se é indústria”, informou Luís Paulo.

Outro ponto enfatizado pelo analista técnico foi quanto às habilidades e técnicas que serão desenvolvidas no curso, bem como o respeito dado às características próprias das empresas de Mariana e Cachoeira do Campo. “Esse programa não vai, de fato, ensinar para vocês novas técnicas, porque a gente sabe que o empresário já sabe utilizar muito bem as redes sociais e os sites. A gente vai orientar para que vocês possam potencializar ainda mais o uso dessas ferramentas para captação de novos clientes, para o pós-venda, para o atendimento ao cliente, o atendimento ativo ali no pós-venda, trazendo novas ferramentas, novas soluções para o empresário, principalmente para o pequeno empresário aqui da região”, declarou Luís Paulo.

Conteúdo, duração e inscrições

Baseado em uma metodologia com três pilares básicos (pessoas, processos e tecnologia), o programa oferecido pelo Sebrae adota uma jornada de transformação digital composta por quatro etapas, partindo da construção do “roadmap da transformação”, uma ferramenta visual e descritiva que aponta como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução, seguida das fases de desmitificação da implantação de tecnologias, de modelagem de negócios digitais e de consolidação da cultura de mudança.

Etapas da jornada de transformação digital – Fonte: Programa TD/Sebrae

Para cumprir essas etapas o programa TD prevê atividades que compreendem a realização do webinars (10h), workshops (6h) e lives (4h), com participação coletiva dos representantes das empresas inscritas, finalizadas com 10h de assessoria individual online, integralizando 40h de duração total do programa.

Com o lançamento do programa em Mariana, as inscrições já estão abertas, mediante o preenchimento de um formulário, com prazo até 09 de julho. A etapa de seleção das empresas e geração dos contratos de adesão vai até 15 de julho, com início das atividades em 18 de julho e previsão de término em 25 de novembro.

*** Continua depois da publicidade ***

Custo "zero"

O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas (faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões), atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Em sua atuação, concede patrocínio a projetos com o objetivo de agregar valor à sua marca, promover a integração e a convergência de atores e recursos para o desenvolvimento do ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo, como informado no Portal Sebrae (abas Quem Somos e Patrocínio).

No caso específico do programa de Transformação Digital em implantação em Mariana e Cachoeira do Brumado, para um investimento de R$1,9 mil, o próprio Sebrae banca R$1,1 mil por empresa participante, enquanto o Sicoob Nossacoop, transfere o restante (R$800), desde que a empresa seja cooperada e integralize seu capital em idêntica quantia.

O detalhe é que, segundo as normas do cooperativismo, a integralização desse valor é uma espécie de poupança, porque esse valor continua pertencendo ao cooperado, que pode ser resgatado em condições específicas, resultando em uma operação de custo “zero” para os cooperados. Além disso, essa integralização pode ser feita em quatro parcelas, que coincidem com a duração do programa, como lembrado pelo Diretor Administrativo do Sicoob Nossacoop, Gilmar Guimarães. “Esses R$800 podem ser divididos em até quatro vezes, quatro de R$200, já que o programa dura quatro meses. Então, a gente fez isso exatamente para poder facilitar, lembrando que esse é um dinheiro que fica lá. É uma poupança. É um investimento, que o Sicoob está pagando para que você possa participar. Então, se vocês forem pensar friamente, o programa está sendo gratuito para quem é cooperado”.

Sicoob Nossacoop

Larissa de Castro fez a apresentação do Sicoob Nossacoop no evento – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Criada em 1996 e restrita inicialmente a servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), a cooperativa assumiu a marca Sicoob Nossacoop em 2010, abrindo para livre admissão em 2017, ano imediatamente anterior à abertura de um Posto de Atendimento (PA) em Mariana, instalado à Rua Bom Jesus, nº 23, estando presente em 21 municípios mineiros, com 31 agências e 22.373 cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das regiões onde atua, o Sicoob Nossacoop, além de atuar como uma instituição bancária, desenvolve projetos de Educação Financeira, voltada inclusive para crianças, e de Educação Cooperativista, além de ações sociais como é o caso do Programa de Transformação Digital.

A apresentação do Sicoob Nossacoop foi feita por Larissa Ribeiro de Castro, analista de desenvolvimento cooperativista, contextualizando a atuação da instituição financeira, também representada, no evento, pela gerente do posto de atendimento local, Franceana Magalhães, pelo superintendente Alexandre Brant e pelo diretor regional Valdo Alves.

***