Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Arte, música e esporte marcam final de semana em Ouro Preto

A programação contou com corrida, exposição e festividades tradicionais

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Sala do anexo do Museu da Inconfidência com quadros de diferentes artistas nas paredes. Ao lado esquerdo, três espectadores contemplando as obras.
Exposição “Da sala ao jardim” abre a “Primavera dos Museus” em Ouro Preto. Foto: Divulgação/PMOP

O final de semana, em Ouro Preto, foi recheado de atrações, tanto na sede quanto no distrito de Amarantina, proporcionando arte, música e esporte. A exposição Primavera dos Museus segue até outubro, com várias atrações, enquanto o Festival de Ópera de Ouro Preto marca a despedida das atrações no local, devido ao início das obras de reforma. Em Amarantina aconteceu a Cavalhada de São Gonçalo e as ruas da Cidade patrimônio Mundial foram palco para a 1ª Corrida do Ouro, no domingo.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Primavera dos Museus

A 16ª edição do “Primavera dos Museus” chegou a Ouro Preto com uma programação diversificada. Com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, o evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), busca resgatar o papel de personagens pouco mencionados no processo de Independência do Brasil: mulheres, povos africanos e afrodescendentes, povos originários, sertanejos e a população ribeirinha.

Durante a abertura da edição, no último sábado (17), os visitantes puderam interagir com os artistas da exposição “Da sala ao jardim: ensaios”, localizada no anexo do Museu da Inconfidência. As obras, produzidas durante a pandemia, trazem um ar intimista dos artistas do Grupo Gassar, formados por professores da Escolas de Belas Artes da UFMG. A exposição fica aberta ao público de terça à domingo, das 10h às 17h, até o dia 23 de outubro.

Além do Museu da Inconfidência, a 16ª edição do evento contará com atividades no Museu Boulieu, Ecomuseu da Serra de Ouro Preto (núcleo São Sebastião), Museu Casa Guignard, e no campus Morro do Cruzeiro da UFOP. Na programação, oficinas, visitas guiadas, exibições de filmes e rodas de conversa. No Museu Boulieu, o destaque vai para o bate-papo com a cantora Zezé Motta, na próxima quarta-feira (21).

A Primavera dos Museus também chega também a Mariana, com o curso “Vozes e  Letras  – Do Quarto (de Despejo) à sala (de  aula):  práticas  pedagógicas com os diários de Carolina Maria de Jesus”, que acontece dos dias 20 ao 23 de setembro, na Academia Marianense de Letras.

Festival de Ópera de Ouro Preto

Bailarina no palco da Casa da Ópera, durante apresentação de "A Flauta Mágica", espetáculo que integrou a programação de arte, cultura e esporte, em Ouro Preto
Ópera “A Flauta Mágica” abriu a programação do Festival. Foto: Poly Acerbi

Neste final de semana a Casa da Ópera de Ouro Preto, recebeu a abertura do primeiro “Festival de Ópera de Ouro Preto”. Com direção geral de Flávia Furtado e direção artística de Guilherme, o evento contará com quatro espetáculos que contemplam desde peças clássicas, como a do compositor austríaco Mozart, até óperas de marionetes.

O evento acontece até 09 de outubro, com programação voltada para o público adulto e infantil. Os ingressos, com preços populares a partir de R$3, estão disponíveis no site do Sympla (galeria meia entrada). No site também é possível acessar a programação completa do Festival.

Parte das apresentações acontecem no Teatro Municipal Casa da Ópera, mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, aberto ao público em 1770. Este provavelmente será o último festival sediado pela Casa antes do seu fechamento para reformas na parte elétrica e estrutural.

*** Continua depois da publicidade ***

Cavalhada de São Gonçalo em Amarantina

Encenação de batalha entre cristãos e mouros, em Amarantina, distrito de Ouro Preto. Em primeiro plano, cavaleiros com uniformes azuis montados em cavalos brancos. Ao fundo, cavaleiros de uniforme vermelho em cavalos marrons. Um poste, ao centro, suporte fitas amarelas e vermelhas, dispostas radialmente em um círculo
Festa tradicional em Amarantina homenageia padroeiro do distrito do distrito – Foto: Divulgação/PMOP

Após um hiato de dois anos devido a pandemia de coronavírus, Amarantina recebeu a tradicional Cavalhada de São Gonçalo. A festa, patrimônio imaterial de Ouro Preto, acontece há mais de 150 anos na região e homenageia São Gonçalo, padroeiro do distrito. Na programação dividida entre festividades religiosas e culturais, apresentações de cavaleiros, cortejos, shows e homenagens marcaram o evento que aconteceu entre os dias 09 e 19 de setembro.

Nesta edição, uma novidade na Associação de Cavaleiros Mestre Nico, responsável pela organização do evento: pela primeira vez, a direção da Associação foi majoritariamente feminina. Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, foi uma das homenageadas durante a festa e destacou a importância da celebração para a cultura ouropretana “É um privilégio poder contribuir [com a festa] mas não é mérito nosso. O mérito é da Associação de Cavaleiros Mestre Nico que se esforça para poder realizar essa Cavalhada”, afirmou.

A festa, que acontece anualmente no mês de setembro, é uma herança da Coroa Portuguesa. A batalha entre cristãos e mouros é encenada em quatro atos e simula a reconquista da península ibérica pela invasão islâmica. Em 2020 e 2021, a programação foi reduzida a cortejos em homenagem a São Gonçalo, devido às restrições da pandemia.

1ª Corrida do Ouro

No pódio instalado Praça Tiradentes, cinco atletas ostentam as medalhas conquistadas na 1ª Corida do Ouro, fechando a programação de arte, cultura e esporte, em Ouro Preto.
Percurso nas ruas no centro de Ouro Preto tem 8km – Foto: Rafael Oliveira/PMOP

Fechando a programação de arte, música e esporte, também aconteceu, neste domingo (18), a 1ª Corrida do Ouro, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Ao contrário da vizinha Mariana, há anos Ouro Preto não organizava e sediava uma prova da modalidade: “Há muitos anos não havia uma corrida ouropretana”, disse Angelo Oswaldo, declarando que a corrida chegou para ficar na cidade.

Em um percurso de 8km os corredores percorreram as ruas íngremes do centro histórico da cidade, com largada na Praça Tiradentes. Entre atletas e amadores, os participantes concorreram ao prêmio de R$500 para o primeiro colocado geral de cada categoria.

Na categoria geral masculino, o pódio teve diferença de apenas um segundo entre os dois primeiros colocados. Albertino Silva da Luz completou o trajeto em 27’35s, seguido por José Geraldo Ferreira Junior.

No geral feminino Ana Paula Almeida Ferreira, foi a vencedora completando o trajeto com 32 minutos e 54 segundos e Paula Adrian dos Santos, com 34 minutos e 7 segundos, ficou na segunda colocação.

***