Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Transitolândia visa educação infantil para o trânsito

Evento da Semana Nacional de Trânsito aconteceu no Jardim, em Mariana

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Circuito simulado de sinalizações de trânsito instalado na Praça Gomes Freire para a Ação Transitolândia, da Guarda Civil de Mariana
Circuito simulado de sinalizações de trânsito instalado na Praça Gomes Freire – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Na manhã deste sábado (24), a Praça Gomes Freire (Jardim), em Mariana, recebeu a “Ação Educativa Transitolândia”, promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), como parte da campanha da Semana Nacional de Trânsito. Em parceria com o Rotary Clube local e o Colégio Dom Viçoso, a atividade foi precedida de passeata com fanfarra e contou com circuito simulado de sinalização de trânsito, distribuição de folhetos e execução de pinturas em guache para a criançada.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O guarda civil D’Paula, coordenador do evento, explicou à Agência Primaz que a atividade, já desenvolvida em algumas escolas, estava sendo feita na praça, devido à possibilidade de atingir um público maior. “A gente escolheu a manhã de sábado por ser um dia mais propício para reunir as famílias, depois de uma semana de muitas atividades educativas e palestras que nós fizemos em escolas. Isso é muito importante porque nós estamos na campanha [da Semana nacional de Trânsito], no intuito de conscientizar a população dos cuidados que tem que ter no trânsito”.

Já na etapa final das atividades da Semana Nacional de Trânsito em Mariana, D’Paula enfatizou o caráter educativo da ação, que precede qualquer atitude de repressão. “É uma questão de educação para o trânsito, e a Guarda Municipal investe muito na criança. A gente enfatiza aqui a educação, porque ela vem antes de ter repressão. Então, se nós investirmos hoje na criança que está na escola, e com a família, nós acreditamos que os condutores que virão amanhã, eles serão educados e vão ser mais sensíveis ao trânsito”, finalizou.

As crianças participantes da atividade também foram brindadas com pinturas feitas com guache, em uma tenda armada no local. De acordo com um dos encarregados pelas pinturas, a preferência era por símbolos de super-heróis e flores, mas aproveitando o momento para sugerir, ou simplesmente conversar sobre símbolos de sinalização de trânsito.

*** Continua depois da publicidade ***

Parceria para a realização da Transitolândia

A parceria com o Colégio Dom Viçoso, com participação na caminhada que antecedeu a “Ação Transitolândia”, foi estabelecida em função da campanha realizada na escola, por iniciativa dos alunos e alunas, durante o Maio Amarelo, que chamou a atenção da Guarda Civil Municipal.

De acordo com Sophia Laura, aluna do 9º ano, a campanha realizada há quatro meses, chamou a atenção da GCM e foi feito o convite para participar da ação no Jardim. “Nós, do 9º ano, fizemos uma campanha, foi um mês inteiro de campanhas dentro da escola mesmo. Nós fizemos cartazes, fizemos divulgações, e aí a gente foi chamado pela Guarda Municipal ‘pra’ prestigiar e também estar ajudar nessa questão do trânsito, que é muito importante”.

Sophia, acompanhada de colegas, justifica a participação e motivação, devido á preocupação com os acidentes que frequentemente ocorrem no trânsito. “Ultimamente está tendo muito acidente, principalmente em nossa região, a gente pode ver como está sendo grande o aumento de número de acidentes por aqui na região. Então é muito importante essa campanha ‘pra’ alertar a população sobre essas situações que estão acontecendo”, esclarece.

Em relação às crianças, Sophia enfatiza a importância das campanhas educativas. “É bom porque aí a gente já vai começando a criar nossas opiniões, nossas ideias. Então é bom, desde cedo, a gente já começar a andar nesse caminho de pensar melhor sobre a população, sobre o cuidado, sobre a atenção no trânsito e também às vezes as crianças até alertam até os próprios pais, né?”, finaliza a aluna.

***