Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“Estamos vivendo um cabresto na nossa cidade e distritos” diz vereador sobre obras no Salto

Secretário de Obras informa que o projeto da estrada do distrito está pronto e será licitado, mas não estabelece prazo para o início da execução.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Equipe técnica, com seis homens, analisa situação de estrada, tendo à frente um monte de terra, para estabelecer a forma de executar obras no Salto (distrito de Ouro Preto) e conseguir liberação do trânsito na via. Ao fundo, alguns veículos estacionados
Proximidade de um novo período de chuvas pode piorar a situação de acesso ao distrito - Foto: Ane Souz/PMOP

A estrada que liga o distrito de Santo Antônio do Salto à sede de Ouro Preto voltou a ser tema de discussões na Câmara Municipal de Ouro Preto. Após um mês de aumento das ocorrências de atolamentos e falta de transporte para o distrito, vereadores reclamaram sobre a falta de manutenção e atraso para início das obras na via.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O distrito do Salto tem um longo histórico envolvendo a viabilidade da estrada. Com as fortes chuvas de janeiro deste ano, a situação se agravou com a formação de poças de lama que provocaram atolamentos, impedindo o trânsito de moradores do distrito para a sede. De acordo com moradores, até hoje a situação não foi resolvida.

Na manhã desta quinta-feira, durante a reunião da Câmara, o vereador Renato Zoroastro (MDB) apresentou um levantamento sobre o número de pedidos feitos pela Casa para resolução dos problemas na estrada. “Só na estrada do Salto, naquele trecho, já teve, de 04 de janeiro de 2021 até hoje, 5 documentos meus e 6 dos vereadores. 11 documentos falando daquela região e daquela estrada. Se a gente analisar, de lá ‘pra’ cá pouco foi feito”, declarou.

Já o vereador Matheus Pacheco (PV) aproveitou o Plenário para se desvincular da ligação com um suposto funcionário da Prefeitura, do mesmo partido, acusado por vereadores de determinar as vias que passarão por intervenções. De acordo com Pacheco, a comunidade vem reclamando de obras e maquinários que atendem uma localidade em detrimento de outras, “é quase que uma denúncia no sentido de que só passa máquina onde fulano autoriza, só vai onde que acham que está precisando. E isso eu percebo que é em todas as regiões”. O vereador ainda completa, pedindo providências do Executivo e investigações pelo Ministério Público sobre a situação. “Nós estamos vivendo um cabresto na nossa cidade e nos distritos, com pessoas que acham que mandam em estradas, que mandam em lugares e que precisa de autorização de fulano ou ciclano ‘pra’ passar. Isso é caso de Ministério Público”.

Projeto de obras para a estrada já está pronto

À Agência Primaz, o secretário de obras, Antônio Simões Neto, afirmou que o processo para execução das obras na estrada está em andamento. “A estrada do Salto já está com os projetos prontos e será licitada”, declarou, sem informar a data de início ou o cronograma dos trabalhos.

Moradores denunciam o descaso e o abandono da Prefeitura em relação à via, que desde 2020 vem sendo citada pelo Prefeito.

Confira abaixo, o vídeo com declaração de Ângelo Oswaldo, à época pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto (2020), sobre a necessidade de melhorias na estrada do distrito de Santo Antônio do Salto:

Em agosto de 2021, Angelo Oswaldo anunciou o repasse de R$1 milhão destinado ao asfaltamento da estrada de Santo Antônio do Salto. Oswaldo também citou outros R$3 milhões para a execução da obra, vindo de uma indenização paga pela Vale ao município.

*** Continua depois da publicidade ***

Em março deste ano, uma equipe da Secretaria de Obras, juntamente com o prefeito de Ouro Preto, esteve no distrito para avaliar os pontos críticos das vias de acesso. Na ocasião, Angelo Oswaldo falou sobre o impacto das chuvas no trânsito da região. “A estrada entre a ponte e a localidade da Chapada é que está bastante atingida, grandes crateras se abriram, as encostas desceram e então é por onde nós vamos começar uma grande intervenção, a fim de que possa se manter a ligação direta entre Ouro Preto a Santo Antônio do Salto”, afirmou Angelo.

Falta de manutenção na via prejudica o transporte de moradores

Veículo branco, à beira de uma ribanceira, é observado por um homem, em primeiro plano. Ao fundo mais dois homens e um caminhão-guindaste. A falta de obras de manutenção da estrada do Salto, traz perigos para os moradores do distrito que precisam se deslocar até à sede do município.
Moradora denuncia que carro com aluno da Apae quase caiu na estrada, no dia 03 de agosto – Foto: Reprodução/Facebook Márcia Xavier

Vídeos e mensagens compartilhados nas redes sociais mostraram a precariedade da via e os perigos recorrentes no trânsito. No dia 03 de agosto, uma moradora usou o Facebook para expor o risco de acidente envolvendo o transporte de um aluno para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada na sede do município.

No dia 23 de setembro, após uma chuva que formou lama na estrada, um ônibus deslizou pela pista e só parou em um barranco. Menos de uma semana depois, no dia 29, passageiros ficaram ilhados por mais de 4 horas, depois que outro ônibus ficou atolado.

***